
15/09/2025
Servidores da Fhemig escolhem o primeiro slogan institucional
Frase escolhida em concurso será incorporada à logomarca, marcando a história da Fundação
“Cuidar de cada vida, transformar cada futuro”. Esse é o slogan oficial da Fhemig a partir de agora. O resultado do concurso foi anunciado durante a recepção do Governo de Minas aos mais de 1.400 novos servidores da Fundação, realizada na Cidade Administrativa, no início deste mês.
A frase escolhida foi criada pelo auxiliar administrativo Renato Adriano Rosa. Servidor da Fhemig há 11 anos, ele trabalha no Museu da Loucura, do Complexo Hospitalar de Barbacena, e também é autor do livro “Barbacena, 120 anos de psiquiatria”.
“Busquei criar uma frase que não só transmitisse proximidade e compromisso com cada paciente e servidor, mas também que enfatizasse o impacto duradouro do cuidado”, explica.
Para ele, foi uma ótima ideia a realização de um concurso para a escolha do primeiro slogan da Fhemig. “Achei uma iniciativa muito inclusiva, por ser voltada à participação dos servidores”. Depois de chegar à final e conquistar a vitória, ele comemora: “Fiquei muito feliz por ser o vencedor. Algo que se iniciou com uma simples frase agora se tornou um slogan, que certamente carrega um significado profundo e muita emoção, como deve ser”.
Concurso
A campanha “Slogan da Fhemig” foi lançada em novembro de 2024, com a proposta de traduzir em palavras a Fundação e sua principal missão - cuidar de pessoas. Ao todo, foram enviadas mais de 150 frases por servidores de diversas unidades.
As fases classificatórias foram divididas em chaves, como em um campeonato de futebol. Na primeira etapa, foram selecionadas 8 frases para iniciarem na disputa, que contou com três fases de votação - quartas de final, semifinal e final. A final foi disputada entre Barbacena e Belo Horizonte, com o segundo lugar ficando para Samuel Cruz, diretor assistencial do Complexo Hospitalar de Urgência.
Desde o início das votações, em 13 de janeiro, até o encerramento, mais de 40% dos servidores participaram com seus votos, um total de 4.657 dos cerca de 12 mil que trabalham na Rede. As unidades com o maior número de participantes foram o Hospital João XXIII, com 940 votos, seguida pela Administração Central, com 848, e pelo Hospital Regional de Barbacena, com 582.
O slogan será incorporado em todas as peças gráficas, vídeos e demais materiais da Fhemig, acompanhando a logomarca como identificação institucional. A iniciativa busca fortalecer a imagem da Fundação, criar maior vínculo com a população e servidores e, principalmente, transmitir a mensagem que traduz o propósito da existência da instituição.
Por Aline de Castro
Fotos: Divulgação