Endereço
Fazenda da Lagoa, S/Nº
Zona Rural
Bambuí/ MG
CEP 38900-000
Direção
Vanessa Cristina Leite da Silveira
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(37) 3431-6600
Telefones
- Assistente Social: (37) 3431-6661 (Diariamente de 7h as 19h)
Horário de funcionamento
- Serviços administrativos: segunda a sexta-feira, das 7h às 17h
- Ambulatório: segunda a sexta-feira, das 7h às 17h
- Visitas: 10h às 11h e 13h às 16h
Horários de divulgação de boletins médicos
Quando necessário o familiar agenda uma conversa com o médico na Assistência Social.
Perfil assistencial
A Casa de Saúde São Francisco de Assis é uma unidade hospitalar especializada em Reabilitação e Cuidados Prolongados.
Serviços
- Unidade de Cuidados Prolongados: Assistência hospitalar que destina-se a usuários em situação clínica estável, que necessitem de reabilitação e/ou adaptação a sequelas decorrentes de processo clínico, cirúrgico ou traumatológico. Esse serviço têm como objetivo geral a recuperação clínica e funcional, a avaliação e a reabilitação integral e intensiva da pessoa com perda transitória ou permanente de autonomia potencialmente recuperável, de forma parcial ou total, e que não necessite de cuidados hospitalares em estágio agudo.
- Serviço de Atenção às Pessoas Atingidas pela Hanseníase: Assistência ambulatorial voltada ao cuidado da população residente na comunidade local, de acordo com o nível de fragilidade de cada paciente, de forma complementar à Atenção Primária à Saúde - APS.
Para garantir esses serviços a Unidade conta com equipe multiprofissional nas áreas de fisioterapia, psicologia, odontologia, fonoaudiologia, nutrição, farmácia clínica e serviço social, além de equipe médica e de enfermagem. Destacam-se ainda os serviços de Sapataria Ortopédica e Tratamento de Lesões.
O acesso do paciente à internação na Unidade de Cuidados Prolongados se dá através do sistema de regulação de leitos, via SUS Fácil. Já o atendimento às Pessoas Atingidas pela Hanseníase é prestado aqueles que fazem parte do cadastro único da unidade.
A unidade não oferece pronto atendimento à comunidade local, atuando exclusivamente em caráter ambulatorial e hospitalar regulado pelo SUS.
Histórico
Fundada em 23 de março de 1943 como Sanatório São Francisco de Assis, a unidade foi criada para isolar pacientes com hanseníase das regiões Oeste e Sudoeste de Minas e Sul de Goiás. Em 2007, passou a se chamar Casa de Saúde São Francisco de Assis, com redefinição de seu papel no SUS, tornando-se referência regional em reabilitação e atenção ao idoso.
Em 2019, após um importante processo de revocacionamento institucional, a Casa de Saúde São Francisco de Assis reorganizou seus serviços hospitalares e estruturou 50 leitos de Cuidados Prolongados, habilitados conforme a Portaria nº 2.809, de 7 de dezembro de 2012. Esse serviço passou a integrar a Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião Oeste de Minas Gerais, atuando como retaguarda assistencial para os grandes hospitais e sendo referência para os 53 municípios que compõem essa macrorregião.
A unidade carrega uma história de superação, acolhimento e transformação, marcada por ações de humanização e reintegração social das pessoas atingidas pela hanseníase, muitas das quais ainda vivem na região e são atendidos pela CSSFA.