Apresentação
A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) é uma das principais instituições do país na formação de médicos residentes em diversas especialidades e áreas de atuação, com o objetivo de qualificar profissionais para o Sistema Único de Saúde (SUS) e atender às necessidades da população brasileira.
O primeiro programa de residência médica da Fhemig (Psiquiatria do Instituto Raul Soares) foi aberto em 1968, apesar da formalização da residência médica no Brasil ter ocorrido quase dez anos mais tarde, com a publicação do Decreto nº 80.281 de setembro de 1977. Desde então, a residência médica da Fhemig cresceu em tamanho e em qualidade dos programas. Atualmente, a Fundação é a segunda principal formadora de médicos especialistas no estado de Minas Gerais.
A formação dos residentes segue as normas da Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação. Durante o programa, os residentes atuam orientados por profissionais médicos, de elevada qualificação ética e profissional, em diversos campos de prática, que fornecem excelente oportunidade de aprendizado, devido à diversidade e à complexidade do atendimento assistencial prestado nas unidades da Fundação.
Atualmente, a Fundação oferece 58 programas credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), em 21 especialidades, 18 áreas de atuação e 1 ano opcional, distribuídos por 12 unidades assistenciais: nove na capital e três nos municípios de Barbacena, Juiz de Fora e Patos de Minas.