20/05/2024

Doar leite: um ato de amor

Dia Mundial da Doação de Leite Humano incentiva a atitude, que salva vidas de bebês prematuros; Banco de Leite da maternidade da Fhemig é referência no estado

1 ml de leite – esta quantidade pode nutrir um recém-nascido prematuro, em cada refeição, a depender de seu peso. A doação de leite materno é fundamental para ampliar as chances de recuperação de bebês prematuros ou de baixo peso que estão internados em UTIs neonatais, além de proporcionar um desenvolvimento mais saudável por toda a vida. Por isso, o Dia Mundial de Doação de Leite Humano, comemorado em 19 de maio, lembra a importância desse ato.

14/05/2024

Cirurgia Plástica retorna ao Hospital Júlia Kubitschek com mutirão

Foram 12 horas dedicadas à reconstrução mamária na véspera do Dia das Mães

No último sábado, 11/5, seis pacientes do Complexo Hospitalar de Especialidades da Fhemig (CHE) – que reúne os hospitais Júlia Kubitschek (HJK) e Alberto Cavalcanti (HAC), foram submetidas a cirurgias para a reconstrução mamária pós-mastectomia e pós-bariátrica, dentro do mutirão que marcou o retorno do serviço ao HJK – referência em cirurgia reparadora para o Sistema Único de Saúde (SUS) e um dos pilares da residência médica na Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig).

13/05/2024

Profissionais da enfermagem se destacam na Fhemig pela dedicação diária e grande contingente

Semana dedicada à categoria reconhece a relevância desses profissionais no cuidado com o paciente

É fácil identificá-los: são as mãos que afagam o ombro, amparam a cabeça, secam as lágrimas e amenizam a dor à beira do leito. Constituem mais da metade (51%) da força de trabalho da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) - que soma quase 13 mil servidores. Juntos, formam uma categoria que contribui, diariamente, para o bem-estar, o cuidado e a assistência na saúde pública mineira.

12/05/2024

Mães raras mostram rotina de dedicação e amor aos filhos

Crianças de vários locais do estado realizam acompanhamento em unidade da Fhemig, em BH, que é centro de referência em doenças raras

As doenças raras afetam até 65 pessoas a cada 100.000 indivíduos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Muito além dos números, há histórias de vida de mães que abdicam de tudo para estar com seus filhos, já que, geralmente, são elas que assumem o papel de principal cuidadora. A entrega e a dedicação integral à criança vêm juntas de vários desafios, mas também de amor incondicional e uma conexão especial.

03/05/2024

MG Transplantes apoia campanha de incentivo à doação de órgãos promovida por veteranos da Força Aérea

Embora o volume de doações no estado tenha sido o melhor da última década, a fila de espera aumentou

Para expandir o desempenho do ano passado, quando o número de doadores e de cirurgias no estado cresceu 20% em comparação ao período pré-pandemia, neste ano, o MG Transplantes (MGTX), da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), impulsiona a sua política de parcerias com setores da sociedade, a fim de ampliar a campanha de conscientização para a doação de órgãos e tecidos.

02/05/2024

Hospital João XXIII alerta para aumento de 30% no número de atendimentos a acidentes com motocicletas

Maio Amarelo lembra a importância de comportamentos mais seguros no trânsito

Todos os dias o Hospital João XXIII, da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), recebe novas vítimas de acidentes no trânsito que, na maioria das vezes, poderiam ser evitados se as leis fossem respeitadas. Somente no ano passado, a unidade registrou um total de 8.631 atendimentos a vítimas de acidentes envolvendo pedestres, carros de passeio, caminhões, camionetes, ônibus e motos. Desse total, 5.707 são ocupantes de motocicletas. Este ano, os números podem ser ainda piores. Isso porque de janeiro a março já foi registrado um aumento de mais de 30% nos atendimentos a motociclistas ou garupeiros, em relação ao mesmo período do ano passado.

26/04/2024

Governo de Minas anuncia R$ 70 milhões em investimentos para o Hospital Regional João Penido

Em Juiz de Fora, Secretaria de Estado de Saúde e Fundação Hospitalar do Estado vistoriam unidade e acompanham as melhorias entregues e em andamento

O Governo de Minas Gerais anunciou, nesta sexta-feira (22/4), em Juiz de Fora, a destinação de R$ 70 milhões do orçamento do Estado para investir ainda mais na qualidade da assistência do Hospital Regional João Penido (HRJP), referência para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) na Zona da Mata mineira.

26/04/2024

Hospital Regional João Penido, em Juiz de Fora, irá abrir pronto atendimento e ampliar serviços do SUS para 94 municípios da região

Parceria possibilitará diversas melhorias para a população, como abertura da Unidade de Queimados e acompanhamento de crianças traqueostomizadas

Abertura do pronto atendimento, aumento de mais de 30% no total de leitos, com implantação de serviços de neurologia, neurocirurgia, cuidados prolongados, Unidade Neonatal Intermediária convencional e canguru, atendimento especializado à criança traqueostomizada e ao queimado, além do banco de leite humano. Essas são algumas das melhorias previstas para o Hospital Regional João Penido, em Juiz de Fora, com o início da parceria com uma Organização Social (OS).

24/04/2024

Hospital Cristiano Machado vai ampliar atendimentos e serviços para os usuários do SUS em Sabará e região

Celebração de parceria prevê aumento de leitos e oferta de procedimentos de média e alta complexidade

A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) publicou, nesta quarta-feira (24/4), novo edital para celebração de contrato de gestão com entidade qualificada ou que tenha intenção de se qualificar como Organização Social (OS) para o Hospital Cristiano Machado (HCM), localizado em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O documento atual traz adequações de caráter técnico nos critérios de seleção.

23/04/2024

Hospital João XXIII revisará o Plano de Atendimento a Múltiplas Vítimas, acionado em casos de catástrofes

Atualização do Plamv é recorrente e prepara a equipe para atuar nos variados contextos de urgência, como nas tragédias de Mariana e Brumadinho

Quando se fala em atendimento de urgência na capital mineira, uma das principais referências é o Hospital João XXIII – do Complexo Hospitalar de Urgência e Emergência (CHU) da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig). A unidade atuou com excelência em casos marcantes, que envolveram diversas vítimas, como rompimentos de barragens e incêndios. A agilidade do atendimento, que salvou muitas vidas, foi garantida pelo acionamento do Plano de Atendimento a Múltiplas Vítimas (Plamv), que passará por nova atualização nos próximos meses.

16/04/2024

Após dengue grave, ex-paciente retorna ao Hospital Eduardo de Menezes para agradecer equipe

Viviane Miranda ficou cinco dias na UTI e chegou a apresentar exames com taxa de plaquetas zerada

O que parecia ser um quadro de dengue com uma evolução dentro do esperado tornou-se um grande susto para a massoterapeuta Viviane Gomes Miranda. Após cinco dias com os sintomas clássicos da doença, um sangramento acendeu o sinal de alerta e a fez procurar uma unidade de pronto atendimento. No mesmo dia, já foi encaminhada para o Centro de Terapia Intensiva do Hospital Eduardo de Menezes (HEM), da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig). Seu caso era tão grave que, por três vezes, chegou a apresentar um resultado de hemograma preocupante: o número de plaquetas estava em zero.

10/04/2024

Bebê de 4,5 kg nasce na Maternidade Odete Valadares, em BH

Referência em gestação de alto risco, unidade da Fhemig alerta para riscos do diabetes na gravidez

Uma bebê “gigante” nasceu com 4,5 kg - um peso considerado acima do padrão - na Maternidade Odete Valadares (MOV), da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig). Ketllin Sofia Araújo de Jesus, como foi chamada, veio ao mundo no dia 4/4, às 11h58. A criança nasceu com 39 semanas e 4 dias. A recém-nascida e a mãe Isabel Madalena de Jesus passam bem.

03/04/2024

Hospital da Fhemig traz esperança a casais que desejam ter filho

Ambulatório de Infertilidade do Júlia Kubitschek realiza tratamentos para viabilizar a gravidez

O Ambulatório de Infertilidade do Hospital Júlia Kubitschek (HJK), do Complexo Hospitalar de Especialidades da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), oferece o serviço e atende pacientes de todo o estado. Nele são identificadas as causas da infertilidade e realizados os tratamentos e procedimentos para melhorar as taxas de gravidez, como alternativa à fertilização in vitro.

27/03/2024

Casa de Saúde Santa Fé disponibiliza leitos exclusivos para pacientes com dengue tipo C

Unidade da Fhemig, em Três Corações, passa a contar com 10 leitos para atender às demandas crescentes de internação na região

A Casa de Saúde Santa Fé (CSSFé), em Três Corações, da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), acaba de disponibilizar 10 leitos para atendimento exclusivo a pacientes diagnosticados com dengue clássica do grupo C, que exige internação devido à sua gravidade. Os pacientes são encaminhados pela prefeitura, após triagem feita na atenção primária. De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em 26 de março, a cidade já conta com quase 2 mil casos notificados da doença.

26/03/2024

Hospital João XXIII abre 10 leitos de UTI Pediátrica para ampliar assistência aos casos de doenças respiratórias

Secretário de Estado de Saúde anunciou que irá dobrar a capacidade de atendimento para dar suporte à demanda do Hospital Infantil João Paulo II durante a sazonalidade dessas doenças

O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, anunciou nesta terça-feira (26/3), no Hospital João XXIII, a abertura de dez novos leitos de terapia intensiva pediátrica, fundamentais para suprir o aumento da procura por internações nos próximos meses. Com equipe reforçada e equipamentos modernos, o Complexo Hospitalar de Urgência e Emergência da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) se prepara para a sazonalidade de doenças respiratórias em crianças.

25/03/2024

Fhemig abre leitos para atender a casos de dengue tipo C em Sabará

Hospital Cristiano Machado cria ala exclusiva com 12 leitos clínicos para pacientes diagnosticados com a doença

O Hospital Cristiano Machado (HCM), da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), passou a contar com uma ala específica, com 12 leitos, para o atendimento exclusivo a pacientes diagnosticados com o tipo C da dengue – que apresenta sinais de alarme e pode evoluir para a forma mais grave. Os casos são transferidos pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Prefeitura Municipal de Sabará.

24/03/2024

Sim, nós podemos acabar com a tuberculose!

No dia mundial de combate à doença, desafio ainda é a adesão ao tratamento

Eliminar a tuberculose (TB) em Minas, no Brasil e no mundo até 2030. Essa meta exige o esforço conjunto dos serviços de saúde pública e das pessoas infectadas por uma enfermidade milenar que tirou a vida de 1,3 milhões de homens, mulheres e crianças mundialmente em 2022. Uma média diária de 3.500 óbitos. Em solo nacional, foram 5 mil mortes e 78 mil novos casos no mesmo ano. Globalmente, é a segunda doença infecciosa e transmissível que mais mata (após a covid-19).

22/03/2024

Bronquiolite é a principal causa de internação das crianças no outono e no inverno

Os pequenos são os mais afetados nas estações com baixa umidade; pediatra dá dicas de prevenção

A chegada do outono e o início do período de tempo seco trazem uma conhecida preocupação: o aumento da incidência de doenças respiratórias, especialmente em crianças. Somente no Hospital Infantil João Paulo II (HIJPII), da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), os atendimentos a pacientes com doenças respiratórias, que costumam ser próximos de 500 em outras estações, registram entre 1.500 a 2 mil atendimentos ao mês no período de clima mais frio e seco, sendo a bronquiolite a principal causa de internação. Em março, até 20/3, já foram realizados 1.022 atendimentos com esse perfil.

18/03/2024

Infecção por dengue pode causar complicações em grávidas e puérperas

Referência no atendimento a gestantes com arboviroses, Hospital Júlia Kubitschek atendeu, no último mês, quase 100 pacientes suspeitas ou confirmadas com a doença

A pior epidemia de dengue da história de Minas Gerais já apresenta mais de 500 mil casos prováveis da doença registrados em todo o estado. O cenário preocupante exige cuidados de toda a população, mas um público, em especial, necessita de ainda mais atenção: as gestantes e puérperas (mães que acabaram de dar à luz).

13/03/2024

Rede Fhemig lança o Manual de Governança do DRG

Material busca descomplicar conceitos e diretrizes relacionados à ferramenta e foi desenvolvido para utilização nas rotinas assistenciais dos servidores

Foi lançado nesta terça-feira, 12 de março, no auditório do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), o Manual deGovernança do DRG Fhemig, simultaneamente com a sua versão menor, no formato de cartilha. O Diagnosis Related Group (DRG – Grupos de Diagnósticos Relacionados), em poucas palavras, constitui um sistema de classificação de pacientes, de acordo com a complexidade assistencial. Utilizada desde 2019 na rede, a ferramenta subsidia ações gerenciais e ajuda a superar os desafios da atenção hospitalar.