02/12/2022

Fhemig oferece mais de 20 vagas para níveis técnico e superior em Belo Horizonte

As inscrições já estão abertas; editais disponíveis no site

A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) está com processos seletivos simplificados abertos para preenchimento de vagas na Administração Central (ADC), no Instituto Raul Soares (IRS), na Maternidade Odete Valadares (MOV) e no Hospital Eduardo de Menezes (HEM), todos localizados em Belo Horizonte. São 28 vagas para profissionais de nível técnico e superior. Confira os detalhes e os links dos regulamentos abaixo:

01/12/2022

Fhemig abre credenciamento para médicos no Complexo de Urgência e Emergência

Edital abrange diversas especialidades e permite cadastramento tanto de pessoas físicas quanto de pessoas jurídicas

A Fundação Hospital do Estado de Minas Gerais (Fhemig) publicou, nesta quarta-feira (30/11), edital para credenciamento de médicos interessados em atuar no Complexo de Urgência e Emergência (hospitais João XXIII, Infantil João Paulo II e Maria Amélia Lins), em Belo Horizonte. As primeiras inscrições podem ser feitas até o dia 5/12. Os médicos credenciados serão chamados, quando necessário, para prestar o plantão de 12 horas, de modo autônomo e eventual, para suprir a escala e assegurar a assistência hospitalar nas unidades.

01/12/2022

Profilaxia Pré-Exposição ao HIV contribui para diminuição dos riscos de contaminação

Hospital Eduardo de Menezes,  da Fhemig, tem papel de destaque na prevenção e tratamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s)

O Ambulatório de Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEp) do Hospital Eduardo de Menezes (HEM), inaugurado em 2016, vem contribuindo para a qualidade de vida e segurança de pessoas com maior risco de se infectar. A unidade, reconhecida pela expertise no tratamento de doenças infectocontagiosas - com destaque para HIV/AIDS desde a década de 1980 - foi a primeira no estado a implementar o serviço e possui, atualmente, 207 pessoas cadastradas. 

25/11/2022

Campanha Novembro Roxo lembra importância da sensibilização sobre prematuridade de bebês

A Fhemig conta com quatro maternidades, localizadas na capital e no interior do estado, que são referências em gestação de alto risco

Todo bebê que nasce com menos de 37 semanas de gestação é considerado prematuro. Segundo o Ministério da Saúde, a condição atinge cerca de 340 mil nascimentos por ano no Brasil, o equivalente a seis casos a cada dez minutos. O acompanhamento por meio de exames de pré-natal é a principal forma de prevenir que isso aconteça, pois possibilita a identificação de fatores de risco e, quando possível, dar início a algum tratamento específico. 

23/11/2022

Maternidade Odete Valadares recebe inscrições para credenciamento de médicos

Edital permite cadastro tanto de pessoas físicas quanto de pessoas jurídicas

A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) publicou, nesta quarta-feira (23/11), edital para credenciamento de médicos - nas especialidades de anestesiologia e pediatria - interessados em atuar na Maternidade Odete Valadares (MOV), em Belo Horizonte. As primeiras inscrições podem ser feitas até o dia 29/11. Os médicos credenciados serão chamados, quando necessário, para prestar o plantão de 12 horas, de modo autônomo e eventual, para suprir a escala e assegurar a assistência hospitalar na unidade.

23/11/2022

Fhemig conquista 2º lugar em sua primeira participação no FestQuali

Projeto #AcreditaFhemig é destaque em categoria que premia experiências profissionais em gestão da qualidade

O projeto #AcreditaFhemig alcançou a vice-liderança na primeira edição do prêmio do Festival da Qualidade e Inovação (FestQuali), realizado no início do mês em Curitiba, com a soma dos pontos obtidos na avaliação da comissão científica, defesa e votação popular.

22/11/2022

Fhemig oferece mais de 80 vagas para níveis médio, técnico e superior

Oportunidades são para unidades do interior, região metropolitana e capital

A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) está com processos seletivos simplificados abertos para preenchimento de vagas no Complexo Hospitalar de Barbacena (CHB); no Hospital Regional João Penido (HRJP), em Juiz de Fora; na Casa de Saúde Santa Izabel (CSSI), em Betim; no Hospital Eduardo de Menezes (HEM), em Belo Horizonte; e Hospital Regional Antônio Dias (HRAD), em Patos de Minas. São 83 vagas para profissionais de nível médio, técnico e superior. Confira abaixo mais detalhes e os links dos regulamentos:

21/11/2022

Fhemig abre credenciamento de Consórcios Intermunicipais de Saúde para Hospital Regional Antônio Dias

Interessados em se candidatar na primeira janela de inscrições devem enviar documentação até sexta-feira (25)

A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) publicou, no dia 19 de novembro, edital de credenciamento de Consórcios Intermunicipais de Saúde (CIS) para prestação de serviços médicos especializados e de gestão de escala médica no Hospital Regional Antônio Dias (HRAD), em Patos de Minas. As inscrições para a primeira janela de interessados terminam no dia 25 de novembro.

18/11/2022

Complexo Hospitalar de Barbacena inaugura Agência Transfusional

Novo serviço é fundamental para o hospital, referência nos casos de traumas graves e em ortopedia de alta complexidade


Foi inaugurada, no dia 10 de novembro, a Agência Transfusional do Complexo Hospitalar de Barbacena (CHB), da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig). A unidade é referência em traumato-ortopedia de alta complexidade para a Região Ampliada de Saúde Centro-Sul e atende uma população de 800 mil habitantes, distribuída em 51 municípios. Foram investidos mais de R$ 140 mil na aquisição de equipamentos e em adequações físicas para implantação do serviço.

17/11/2022

Hospital João XXIII aumenta qualidade, reduz custo e melhora experiência do paciente com “Lean nas Emergências”

Segunda fase do projeto, denominada “Transformação Lean”, consolida nova cultura de gestão no HPS

Aumento de 41,94% na quantidade de procedimentos cirúrgicos programados, redução de 66,08% na taxa de atraso das primeiras operações e incremento de 85% no valor agregado ao atendimento ao paciente. Esses são os resultados da incorporação do projeto “Lean nas Emergências” à rotina assistencial do Hospital João XXIII (HJXXIII), da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), em sua segunda fase de ações.

16/11/2022

Referência em saúde mental, Instituto Raul Soares celebra 100 anos de atuação

Unidade da Fhemig marcou história da reforma psiquiátrica no Brasil, rompendo padrões do antigo modelo manicomial

O Instituto Raul Soares (IRS) realizou, na última sexta-feira (11/11), a celebração oficial do seu centenário. O evento contou com as presenças da presidente da Fundação Hospitalar do Estado de Minas (Fhemig), Renata Ferreira Leles Dias, da chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Marina Cury, representando o secretário Fábio Baccheretti, do diretor do Instituto Raul Soares (IRS), Marco Antônio de Rezende Andrade, da gerente assistencial Andreia Silva Lima, da gerente administrativa Rizza Letícia Costa Amaral,  além de diretores, gerentes e servidores de outras unidades da Rede e de pacientes do IRS. 

09/11/2022

Fhemig abre credenciamento para médicos no Complexo de Especialidades

Edital abrange diversas especialidades e permite credenciamento tanto de pessoas físicas como de pessoas jurídicas

A Fundação Hospital do Estado de Minas Gerais (Fhemig) publicou, nesta quarta-feira (9/11), edital para credenciamento de médicos interessados em atuar no Complexo de Especialidades (hospitais Júlia Kubitschek e Alberto Cavalcanti), em Belo Horizonte. As inscrições vão até o dia 16/11. Os médicos credenciados serão chamados, quando necessário, para prestar o plantão de 12 horas, de modo autônomo e eventual, para suprir a escala e assegurar a assistência hospitalar nas unidades.

07/11/2022

Protocolo para prevenção e controle do Monkeypox leva Fhemig à final da 7ª edição do Prêmio Inova Minas Gerais

Votação popular teve início hoje (7/11) e vai até o dia 24/11. Para votar, basta fazer login no MGapp ou no site cidadão.mg.gov.br

O Protocolo Clínico para orientações gerais, prevenção e controle do Monkeypox (varíola do macaco), elaborado por um grupo de profissionais da Fhemig, é finalista do 7º Prêmio Inova Minas Gerais na categoria iniciativas implementadas de sucesso - modalidade: inovação em políticas públicas.

03/11/2022

Fhemig contrata profissionais para unidades da capital e do interior

Vagas são para médicos, nutricionista e técnico em informática

A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) está com processos seletivos simplificados abertos para preenchimento de vagas no Instituto Raul Soares (IRS), em Belo Horizonte, e na Casa de Saúde Padre Damião (CSPD), em Ubá. Confira abaixo mais detalhes e os links dos regulamentos:

29/10/2022

Fhemig abre credenciamento para médicos em Patos de Minas

A Fundação Hospital do Estado de Minas Gerais (Fhemig) publicou o edital para credenciamento de médicos interessados em atuar como plantonistas no Hospital Regional Antônio Dias (HRAD), em Patos de Minas. Os médicos credenciados serão chamados para prestar o plantão, de modo autônomo e eventual, quando necessário - para suprir a escala e assegurar a assistência hospitalar no HRAD.

28/10/2022

Aposentados pela Fhemig relembram histórias de uma vida dedicada à saúde pública

Dia do Servidor Público celebra a importância desses profissionais, cujo compromisso primordial é o de fazer a diferença na vida do cidadão

Comemorado em 28 de outubro, o Dia do Servidor Público é uma importante data a ser lembrada anualmente, já que são eles quem se dedicam, às vezes durante uma vida inteira, às instituições públicas, cooperando diariamente com a missão de servir à sociedade. Na Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), são 260 categorias profissionais - a maioria delas ligadas diretamente à assistência à saúde. No total, mais de 13 mil servidores trabalham na Fundação, em busca da melhoria contínua dos serviços prestados à sociedade. 

27/10/2022

Casa de Saúde Padre Damião entrega melhorias no ambulatório de especialidades e em outros setores da unidade

Solenidade também marcou o início das obras do Hospital para inauguração do Serviço Adicional de Oncologia da Fundação Cristiano Varella, a ser construído em espaço cedido pela Fhemig

A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) entregou, no dia 20 de outubro, diversas revitalizações realizadas na Casa de Saúde Padre Damião (CSPD), em Ubá, com a presença de autoridades locais. As melhorias contemplaram o ambulatório de especialidades, a farmácia e pavilhões asilares da unidade. A Casa de Saúde é referência regional para 22 municípios para o atendimento clínico, especializado e de reabilitação física, além de ser responsável pela Linha de Cuidado das Pessoas acometidas pela Hanseníase.

21/10/2022

Maternidade Odete Valadares volta a realizar curso para casais grávidos

Curso esclarece as principais dúvidas em relação ao parto e à amamentação e tem mais quatro datas previstas para acontecer ainda este ano

O curso Casal Grávido, promovido pela Maternidade Odete Valadares (MOV), da Fundação Hospital do Estado de Minas Gerais (Fhemig), está de volta, após um tempo suspenso devido à pandemia da covid-19. O evento recebe mulheres a partir da 30ª semana de gestação, com o objetivo de tirar dúvidas e orientar em relação ao universo que envolve o tema.  

19/10/2022

Calor propicia acidentes com animais peçonhentos


O CIAToxMG, do Hospital João XXIII, alerta que, em épocas mais quentes, aumentam em cerca de 20% o número de casos desses acidentes totalizando uma média de 3.800 por ano

Com as temperaturas mais elevadas, é importante estar atento aos animais peçonhentos, que saem dos seus esconderijos para reproduzir e procurar alimentos. A situação se agrava ainda mais com o alto volume de chuva na região sudeste nesta época do ano, fazendo com que os escorpiões sejam desalojados do esgoto, onde vivem, e migrem para o interior das casas. Somente no ano passado, o Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Minas Gerais (CIAToxMG), localizado no Hospital João XXIII (HJXXIII), da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), atendeu 1541 casos de acidentes com escorpiões, 579 de lagartas, 762 de aranhas, 656 de serpentes e 141 de abelhas. 

14/10/2022

Fhemig recebe Prêmio Walter Mendes em congresso sobre segurança do paciente

A premiação reconhece trabalhos científicos e experiências exitosas de instituições de saúde públicas ou conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o Brasil

As equipes da assessoria técnica, responsável pela metodologia DRG da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), e a Coordenação da Segurança Assistencial da Fundação acabam de receber o certificado de primeiro colocado do Prêmio Walter Mendes, que busca incentivar o desenvolvimento e a disseminação de práticas seguras e inovadoras no cuidado da saúde. O anúncio da premiação aconteceu durante o 2º Congresso da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (Sobrasp), realizado on-line, no mês de setembro, que teve como tema “Inovar para garantir a qualidade do cuidado e segurança do paciente no contexto das iniquidades em saúde”.