Endereço
Rua Maria Freguglia da Silva, nº 1
Bairro Grama
Juiz de Fora/MG
CEP 36048-507
Horário de funcionamento
24 horas
Linhas de ônibus
101, 102, 155, 199
Telefone
(32) 3691-9500
Direção
Adelton Andrade Barbosa
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefones
- Recepção: (32) 3691-9500 / (32) 3691-9590
- Recepção da Direção: (32) 3691-9529
- Recepção da Maternidade: (32) 3691-9514
- Admissão: (32) 3691-9505 / (32) 3691-9538
- Serviço Social: (32) 3691-9571
- Ouvidoria: (32) 3691-9533
Horários de visitas
- Enfermarias: diariamente de 14h às 17h e de 19h30 às 20h30.
- Maternidade: diariamente de 14h às 17h e de 19h30 às 20h30.
- Casa da Gestante: diariamente de 14h às 20h30.
- Uti Adulto: diariamente de 15h às 16h.
- Uti Pediátrica: diariamente para os pais de 15h30 às 16h.
- Uti Neonatal: 24h para os pais
*Em respeito ao sigilo das informações médicas dos pacientes, não disponibilizamos, por telefone, dados sobre os usuários internados nas unidades assistenciais.
Horários de divulgação dos boletins médicos
Os boletins médicos são informados de forma responsável pelo serviço social ou pelas equipes assistenciais, diretamente aos familiares responsáveis previamente cadastrados no prontuário.
Perfil assistencial
O Hospital Regional João Penido (HRJP) é uma instituição pública de saúde que atende aos 94 municípios da macrorregião Sudeste de Minas Gerais, nos níveis secundário (consultas médicas especializadas) e terciário (internações) de saúde, além da realização de exames específicos. Os serviços oferecidos são gratuitos, financiados 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O HRJP se estabelece como uma referência vital em diversas frentes da saúde, oferecendo um leque de serviços especializados para a população.
- Doenças Infecto-Parasitárias (DIP): O hospital possui um atendimento especializado em doenças infecto-contagiosas, com um foco particular e histórico na tuberculose.
- Gestação de Alto Risco e Risco Habitual: A maternidade do HRJP é um ponto de excelência, equipada para oferecer suporte integral desde o pré-natal até o pós-parto, tanto para gestantes de alto risco quanto de risco habitual.
- Terapia Intensiva (UTI): A capacidade do hospital inclui unidades de Terapia Intensiva para recém-nascidos, crianças até 13 anos e adultos, garantindo cuidados intensivos e especializados.
Serviços de Diagnóstico:
- Exames de Imagem: raios X, tomografias, ultrassonografias, ecocardiogramas.
- Exames Endoscópicos: endoscopias, colonoscopias, broncoscopias e videolaringoscopias.
- Laboratoriais e de Patologia: essenciais para diversas análises clínicas.
- Ambulatórios Especializados: a unidade oferece consultas em uma multiplicidade de especialidades, assegurando o acompanhamento contínuo dos pacientes.
- Alergologia infantil, cardiologia, endocrinologia infantil, gastroenterologia pediátrica.
- Ginecologia/obstetrícia/puerpério, mastologia, nefrologia infantil, ortopedia, otorrinolaringologia.
- Pneumologia (adulta e infantil), pré-natal, puericultura e urologia.
- Centro de Reabilitação: Crianças, adultos e idosos com incapacidades físicas. Os serviços abrangem enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, neurologia, neurologia pediátrica, ortopedia e psicologia.
Serviços
- Internações e Especialidades
A capacidade de internação do HRJP abrange uma vasta gama de especialidades, indicando sua abrangência como hospital regional:
- Clínica Médica Adulto: Doenças infecto-parasitárias, gastroenterologia, nefrologia, neurologia, pneumologia e pneumologia sanitária (tisiologia).
- Cirurgia Adulto: Cirurgia geral, cirurgia de tórax, cirurgia ginecológica, cirurgia vascular, cirurgia de otorrinolaringologia e cirurgia urológica.
- Obstetrícia: Pronto atendimento de urgências obstétricas e internação, obstetrícia cirúrgica – alojamento conjunto, obstetrícia clínica e obstetrícia de alto risco.
- Pediatria: Clínica geral, endocrinologia, gastroenterologia, nefrologia, neurologia e pneumologia.
- Terapia Intensiva: Adulta (para especialidades de clínica médica e cirúrgica atendidas no hospital), neonatal e pediátrica.
- Agendamento e Internação
O fluxo de acesso aos serviços do HRJP é majoritariamente via sistema de regulação do SUSFácil.
Consultas: Não há agendamento direto no guichê do HRJP. As consultas são agendadas via sistema de regulação do município de Juiz de Fora. É necessário apresentar pedido médico em impresso próprio do SUS, em unidade de saúde próxima à residência do usuário. No comparecimento, o usuário deve apresentar documento com foto, Cartão SUS e encaminhamento médico autorizado pela regulação municipal.
Internações: Para internar no HRJP, o usuário deve estar em um serviço de pronto atendimento com solicitação de Autorização de Internação Hospitalar (AIH) para o HRJP. A transferência é regulada pelo SUSFácil e realizada por Serviço de Transporte Intra-Hospitalar (STIH) ou Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Cirurgias Eletivas: Agendadas pelo hospital, com autorização do município de origem do paciente, e apresentação de AIH emitida pelos médicos do HRJP na consulta médica.
Centro de Reabilitação: O usuário deve comparecer à recepção do Centro de Reabilitação com documento com foto, Cartão SUS e encaminhamento médico autorizado pela regulação municipal.
Maternidade: Oferece pronto atendimento 24 horas para urgências obstétricas.
Histórico
No final dos anos 40, o presidente Eurico Gaspar Dutra iniciou a campanha nacional contra a tuberculose (CNT). Começava, então, o projeto de construção do Sanatório João Penido para atender à população de Minas Gerais.
O Sanatório João Penido foi construído em terreno adquirido pela Prefeitura de Juiz de Fora, em de fevereiro de 1948, e doado ao estado de Minas Gerais em 17 de maio de 1948.
Sua manutenção era feita pela CNT, que preconizava a erradicação da doença num prazo de 10 anos. Por ser um hospital de campanha, optaram pela forma horizontal e pavilhonar para baratear sua construção. A capacidade operacional, à época, era de 360 leitos. Segundo relatos, o número de pacientes excedia os leitos ocupados e eram utilizados leitos extras, chegando a operar com 390, distribuídos em três pavilhões.
Em 1977, o Ministério da Saúde redefiniu o perfil assistencial dos hospitais de campanha, fechando alguns e repassando outros para os estados. Com essas mudanças, o hospital, que pertencia à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), foi transferido em 1º de junho de 1979 para a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig).
Em 1983, deixou de ser um sanatório de tratamento de tuberculose para se tornar hospital geral. No começo da década de 1990, transformou-se em hospital regional, passando a atender, além da população de Juiz de Fora, a região da Zona da Mata - sendo referência no cuidado de doenças infectocontagiosas, principalmente aids e tuberculose.
Com o Centro de Medicina Física e Reabilitação, é também referência em reabilitação e possui equipe multidisciplinar que presta assistência em diversas especialidades.