
04/08/2025
Projeto #AcreditaFhemig busca parceria para certificação do Hospital Regional de Barbacena
Edital publicado no último sábado (2) irá selecionar entidade para implementar metodologia de qualidade na assistência
A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) publicou, no último sábado (2/8), edital para celebração de termo de parceria para o gerenciamento, a operacionalização e a execução do projeto #AcreditaFhemig, que tem por objetivo alcançar a acreditação de qualidade para o Hospital Regional de Barbacena Dr. José Américo, do Complexo Hospitalar de Barbacena (CHB). O edital está disponível em http://fhemig.mg.gov.br/oscip.
A acreditação é uma metodologia de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência nos serviços de saúde. Com isso, estimula a implementação da gestão de excelência e de melhoria contínua.
“A acreditação traz avanços significativos na execução das atividades e serviços prestados. Ela demonstra o comprometimento de toda a equipe com o aperfeiçoamento dos processos, sempre com foco em oferecer o melhor atendimento aos nossos pacientes”, afirma o diretor do Complexo Hospitalar de Barbacena, Claudinei Emídio Campos. “As ações buscam garantir a qualidade e a segurança, por meio da implantação de uma cultura organizacional pautada na modernização e na melhoria constante”, conclui o diretor.
Segundo a assessora estratégica do CHB, Vívian Miranda, a iniciativa representa um marco para o hospital e para toda a região. “Não é apenas uma certificação, é um compromisso contínuo com a melhoria dos processos e o cuidado qualificado. O projeto irá consolidar nosso hospital como referência, elevando o padrão da saúde em Barbacena e região”, destaca.As ações do projeto #AcreditaFhemig serão executadas em parceria com uma entidade do terceiro setor, a ser selecionada conforme edital publicado. A entidade parceira deverá ser qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), classificação concedida pelo estado de Minas Gerais que habilita associações e fundações sem fins lucrativos a celebrarem termo de parceria com o Governo para atuarem, em cooperação, na execução de políticas públicas, com o objetivo de melhorar os serviços oferecidos à sociedade.
O edital para seleção tem 10 dias úteis de publicidade - contados a partir da data de publicação - nos quais as entidades interessadas devem examinar cuidadosamente as condições. Passado esse período, terá início o prazo para entrega de documentos solicitados, que é de cinco dias úteis. Todas as informações estão disponíveis no edital, no site da Fhemig.
A adoção de formatos descentralizados tem como principal motivação a busca por maior autonomia administrativa, especialização e alinhamento mais próximo com as políticas públicas a serem implementadas. Desde 2003, Minas Gerais vem empregando esse modelo em diversas áreas, incluindo educação, cultura, esporte, meio ambiente e prevenção social à criminalidade. O Estado empenhou-se em construir um processo de seleção pública que fosse objetivo, impessoal e transparente, garantindo a escolha da entidade mais adequada.
Por Fernanda Moreira Pinto
Fotos: Francis Campelo e Divulgação / Fhemig