
24/04/2025
Maternidades da Fhemig em BH iniciam entrega de kits com itens essenciais para os primeiros cuidados com o bebê
Iniciativa exclusiva para quem dá à luz na Maternidade Odete Valadares e no Hospital Júlia Kubitschek tem como objetivo oferecer um atendimento ainda mais humanizado
A Maternidade Odete Valadares (MOV) e o Hospital Júlia Kubitschek (HJK), da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), iniciaram recentemente entregas de kits maternidades para as pacientes que dão à luz nas unidades. A ação tem como principal objetivo oferecer um atendimento ainda mais humanizado, proporcionando uma experiência acolhedora e prática para as mães, garantindo que elas tenham à disposição itens essenciais para os primeiros cuidados com o recém-nascido.
As maternidades da Fhemig são referências no atendimento a gestações de alto risco, com equipe especializada e estrutura preparada para receber esses casos - incluindo a Casa da Gestante. Por ano, são realizados cerca de 3.200 partos na Odete Valadares e outros 1.600 no Júlia Kubitschek.
Primeiros cuidadosCada kit conta com uma mochila térmica - para transportar os itens do bebê com segurança e conforto - um pacote de fraldas, algodão, recipiente para água, sabonete líquido para banho e pomada para assaduras.
As primeiras pacientes presenteadas na Maternidade do Hospital Júlia Kubitschek foram Amanda Caroline e Gisele Thaís. “A entrega dos kits maternidade representa um reforço no compromisso em oferecer um cuidado integral às suas pacientes e seus filhos, marcando o início de uma nova fase de apoio e atenção na jornada do maternar”, avalia a coordenadora da Maternidade do HJK, Ana Paula dos Santos Marques.
A Maternidade Odete Valadares também fez a entrega do primeiro kit há poucas semanas para a mãe do Pedro Lucca, Geovanna Gariglio. Reforçando a humanização que norteia a iniciativa, a diretora Raquel Mariz comentou: “Sabemos que esse é um momento único e, muitas vezes, desafiador. Por isso, nosso objetivo é oferecer não apenas um suporte material, mas também demonstrar que elas não estão sozinhas”.
A iniciativa do kit maternidade se soma a outras ações voltadas para o bem-estar das pacientes atendidas nas maternidades da Fhemig. Cíntia Costa, referência técnica de enfermagem da MOV, lembra que “os kits simbolizam o compromisso dos hospitais da Fhemig com a qualidade da assistência materno-infantil e o fortalecimento do vínculo entre mãe e filho desde o nascimento”. Ainda segundo ela, com esse suporte adicional às mães, a Fundação reafirma o seu papel como referência no atendimento humanizado, oferecendo conforto, acolhimento e qualidade para as mães e seus bebês. ”Proporcionamos um início de vida mais digno e acolhedor para os recém-nascidos”, diz.
Fotos: Divulgação/Fhemig