23/12/2024

Servidores da Fhemig distribuem brinquedos a crianças em hospitais da rede

Campanha de Natal da instituição arrecadou 186 brinquedos novos 

O super-homem e a bailarina deram um show de carinho e solidariedade distribuindo presentes – arrecadados na campanha de Natal da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig)  – aos pequenos pacientes internados ou que aguardavam por consultas no Hospital Infantil João Paulo II (HIJPII) e nas alas pediátricas do Hospital João XXIII (HJXXIII). A ação aconteceu pela segunda vez e é uma iniciativa da Humanização do Complexo Hospitalar de Urgência e Emergência da instituição. 

Ao todo, foram arrecadados 186 brinquedos novos doados por servidores de toda a rede. “Os que restarem serão entregues na Brinquedoteca do hospital. Alguns serão aproveitados no setor e outros serão doados em diferentes momentos para crianças que ainda serão internadas nas unidades”, explica o integrante da Comissão de Humanização, Daniel Inácio da Silva. 

A mãe do Theo, de 3 anos e meio, aprovou a iniciativa. “Vocês brilharam. As crianças ficaram muito felizes e nós, mães, também”, afirma Fábia Maria de Oliveira, que leva o filho  regularmente a consultas para acompanhamento da traqueostomia realizada há alguns meses, após consecutivas internações por problemas respiratórios. “O trabalho de vocês é muito importante para nós. Só tenho a agradecer às equipes por todo o carinho e dedicação”, completa. 

O servidor Tiago Sávio Moreiras Possas, referência técnica da Fisioterapia da Coordenação de Enfermagem Equipe e Multidisciplinar da Gerência de Diretrizes Assistenciais da Fhemig (Dirass), conta que sempre gostou de se fantasiar e participar de ações como essa. “Como super-homem foi minha segunda experiência. Ele é meu herói de infância. Para mim, ele representa a capacidade de superar as dificuldades, além de ser um personagem muito querido por todos. Entregar os presentes para essas crianças simboliza isso. É como dar a elas uma força, levar esperança para elas e seus pais”, afirma. 

Gislaine Zulato é fisioterapeuta intensivista da Neonatologia da Maternidade Odete Valadares (MOV) e também foi uma das voluntárias. Vestida de bailarina, ela ajudou a entregar os presentes e encantou as crianças. “É a segunda vez que participo. É muito gratificante, pois vai além dos cuidados que a gente já realiza rotineiramente no hospital”. 

Sobre o hospital

O HIJPII possui mais de 40 anos de atuação e é o único hospital pediátrico totalmente público do estado. A unidade realiza atendimento de urgências, doenças raras e doenças infectocontagiosas infanto-juvenis. Oferece, ainda, atendimento domiciliar por meio do Programa Cuidar, Serviço de Assistência Integral à Criança Traqueostomizada (Sait) e Serviço Especializado de Apoio ao Gastrostomizado (Seag). 

Entre as especialidades pediátricas atendidas, estão: clínica, dermatologia, endocrinologia, emergência, gastroenterologia, genética, hematologia, infectologia, medicina intensiva, medicina paliativa, neurologia, pneumologia e alergia, e reumatologia. 

Por Aline de Castro
Fotos: Aline de Castro