
20/12/2024
Projeto de melhoria do uso das estruturas hospitalares da Fhemig é premiado
Iniciativa conquistou a terceira colocação no 8º Prêmio Inova
O projeto “Capacidade instalada dos hospitais da Fhemig” conquistou a terceira colocação na categoria “Iniciativas Implementadas de Sucesso” do 8º Prêmio Inova de Minas Gerais. O anúncio foi feito pelo Governo de Minas na última terça-feira (17/12) durante a cerimônia de premiação realizada na Fundação João Pinheiro (FJP).
O projeto foi desenvolvido pelo coordenador do Núcleo de Gestão Estratégica da Fhemig, Lucas Paes Katsuda Ito, e pela sua assessora Priscila Gonzaga Biciati. Priscila explica que ele foi criado com o objetivo de otimizar a utilização da estrutura física das unidades assistenciais da Fhemig, “Desenvolvemos um projeto para mensurar a capacidade instalada dos hospitais. A metodologia criada é parametrizável, customizável e avalia os três principais serviços: ambulatório, internação e bloco cirúrgico”.
Segundo ela, a integração e a taxa de conversão dos pacientes entre esses serviços também foram contempladas, permitindo, por exemplo, calcular quantos leitos de internação seriam necessários caso todas as salas de cirurgia operassem em sua capacidade máxima. “Ela define o dimensionamento ideal dos hospitais, oferecendo dados que auxiliam na definição de metas, oferta de serviços de saúde e tomadas de decisão sobre intervenções físicas. Com isso, esperamos garantir uma prestação de serviços cada vez mais alinhada à capacidade física existente, reduzindo desperdícios, eliminando gargalos, promovendo uma gestão hospitalar mais eficiente para atender cada vez mais pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS)”.
Para Lucas Ito, a conquista revela o compromisso da Fhemig. “Essa premiação representa mais um passo em direção à visão de ‘ser reconhecida pela eficiência de sua gestão na oferta de serviços para a saúde pública’. Mostra que, com as ferramentas que temos disponíveis e a inteligência de dados, é possível inovar dentro do setor público e qualificar a gestão e a prestação de serviços para a sociedade”.
Sobre o prêmio
O Prêmio Inova Minas Gerais foi criado em 2016 (Decreto 46.976 de 04 de abril de 2016) com o intuito de aproximar servidores, estagiários, bolsistas e empregados públicos da gestão governamental e estimular a proposição de ideias inovadoras e a implementação de iniciativas de sucesso, que promovam ações de simplificação e desburocratização de processos governamentais.
O prêmio é dividido em duas categorias: “Iniciativas Implementadas de Sucesso”, que são as iniciativas que já apresentam resultados, e “Ideias Inovadoras Implementáveis”, que são as ideias que ainda não foram colocadas em prática ou estão em fase inicial de desenvolvimento.
A edição de 2024 foi a que mais recebeu inscrições de trabalhos válidos, quase o triplo do número de inscritos da última, em 2022.
Por Aline de Castro
Foto: Ascom / Seplag