
18/09/2024
Casa de Saúde São Francisco de Assis participa de evento sobre política Valora Minas para hospitais de pequeno porte
Unidade da Fhemig em Bambuí é referência em cuidados prolongados para 54 municípios da macrorregião Oeste
A Casa de Saúde São Francisco de Assis (CSSFA), da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), participou, na última quinta-feira (12), de uma capacitação para representantes das Unidades Regionais de Saúde sobre o módulo Hospitais de Pequeno Porte (HPP) da Política de Atenção Hospitalar do Estado de Minas Gerais - Valora Minas.
Na ocasião, a diretora da CSSFA, Vanessa Cristina Leite da Silveira, realizou uma apresentação sobre a redefinição do papel assistencial da unidade no SUS-MG, o que tornou a casa de saúde uma referência regional de reabilitação e cuidados prolongados. A presidente da Fhemig, Renata Ferreira Leles Dias, e a vice-presidente, Patrícia Albergaria Iamin Curi, também estiveram presentes.
A diretora abordou, entre outros tópicos, o histórico percorrido, desafios enfrentados e resultados assistenciais alcançados a partir do revocacionamento da CSSFA. “Ao longo dessa trajetória, conseguimos muito mais do que mudar processos: tocamos vidas, promovemos a reabilitação e oferecemos cuidados que fazem a diferença no dia a dia dos nossos pacientes e suas famílias. Sermos reconhecidos como uma instituição de excelência é um marco, mas também é o incentivo para continuarmos avançando, sempre com o propósito de garantir saúde com qualidade e dignidade”, disse Vanessa."Ressignificar o papel da nossa unidade dentro do SUS foi um desafio, mas a nossa vocação para o cuidado humanizado e a busca pela excelência nos conduziram à posição de referência que ocupamos hoje, tanto na Fhemig quanto em nossa macrorregião oeste. E isso só foi possível porque contamos com uma equipe extraordinária, movida pela paixão e pelo compromisso com a saúde pública. Cada passo dessa caminhada é compartilhado com vocês, profissionais incansáveis, parceiros e, claro, a nossa comunidade. Hoje, nosso papel vai além de um serviço de saúde – somos parte integrante do bem-estar do território e da vida de quem atendemos”, concluiu a diretora.
O evento, promovido pela Diretoria de Atenção Hospitalar de Urgência e Emergência da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), aconteceu no auditório da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), em Belo Horizonte, e reuniu aproximadamente 120 pessoas.
Valora Minas
A Política de Atenção Hospitalar do Estado de Minas Gerais - Valora Minas busca aprimorar a qualidade da assistência, expandir o acesso e atender a população por meio do vocacionamento dos prestadores de serviços, da otimização na alocação dos recursos oriundos de múltiplos programas estaduais e, sobretudo, através da elaboração de uma política que combine o perfil da população e suas demandas de saúde, incorporando as particularidades de diversas regiões. O programa possui vários módulos, entre eles: Valor em Saúde, Hospitais de Pequeno Porte, Opera Mais e Otimiza SUS.
Por Fernanda Moreira Pinto
Fotos: Divulgação / Fhemig