Planejamento Estratégico 2020 / 2023

Missão

Oferecer atendimento de média e alta complexidade, fundamentado no cuidado humanizado e integral ao usuário do SUS.

Visão

Ser reconhecida como referência no atendimento de média e alta complexidade, associado à eficiência de sua gestão.

Valores

  • Humanização
  • Ética
  • Eficiência
  • Integralidade
  • Equidade
  • Agilidade
  • Qualidade

Histórico

Criada em 3 de outubro de 1977, a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) é uma das maiores gestoras de hospitais públicos do país e abrange diversas especialidades de serviços hospitalares prestados à comunidade.

Trabalham na Fhemig mais de 13 mil profissionais que prestam assistência de alta e média complexidade, exclusivamente ao Sistema Único de Saúde (SUS). A Fundação administra 19 unidades assistenciais e o MG Transplantes.


 MapaEstrategico2020 2023

A Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig) vem se reestruturando para se adequar às mudanças que estão ocorrendo no Estado de Minas Gerais. Buscando cumprir sua função no Sistema Único de Saúde – SUS e atender o interesse público, a Fhemig revisou sua vocação institucional, priorizando principalmente a prestação de serviços de alta e média complexidade, maior eficiência e otimização dos processos e recursos.

Neste contexto, em 2019 elaborou-se o Planejamento Estratégico Fhemig 2020-2023 (PE), balizado por diretrizes do Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado – PMDI, Conselhos de Saúde e diretrizes governamentais. Este instrumento tem por objetivo nortear as atividades da Fundação e posicioná-la no ambiente em que se encontra, a partir da análise dos cenários internos e externos, direcionando e organizando as atividades de cada unidade administrativa de maneira a garantir maior desempenho e eficiência.

O PE dividiu-se em duas etapas: planejamento e a operacionalização. A primeira é composta pela revisão da identidade institucional (missão, visão e valores), construção e análise do cenário ambiental (interno e externo) e a proposição de objetivos estratégicos, que organizados por meio da metodologia de Robert Kaplan, Balanced Scored Card, originaram o Mapa Estratégico Fhemig 2020-2023. A segunda etapa consiste na implementação das diretrizes preconizadas por meio da metodologia desdobramento de metas, que é composta pela decomposição das metas entre os níveis hierárquicos, controle e análise da efetividade das atividades e, por fim, a identificação e institucionalização das lições aprendidas.

A segunda etapa é operacionalizada principalmente pela ferramenta Pacto de Gestão Participativa (PGP). Criado pela Portaria Presidencial da Fhemig nº 1.098 de 23 de julho de 2015, o PGP é uma ferramenta de controle e engajamento, que por meio de remuneração por desempenho, direciona os esforços dos servidores para executar atividades alinhadas ao Planejamento Estratégico. Tal ferramenta é composta por metas e indicadores que mensuram o desenvolvimento dos objetivos estratégicos. O acompanhamento é feito bimestralmente para subsidiar a tomada de decisão e o melhoramento institucional contínuo. Dessa forma, é de extrema importância que os objetivos estratégicos traçados sejam conhecidos por todos, já que cada objetivo é executado e consequentemente conquistado, principalmente pelos níveis operacionais.

Por fim o desempenho de cada setor é considerado para definir o valor a ser pago pra Gratificação de Incentivo à Eficientização dos Serviços – GIEFS.

Ciclo P.E. PGP GIEFS