15/10/2025

Primeiros pacientes são transferidos para o novo CTI do Hospital Infantil João Paulo II

São 16 leitos num ambiente muito mais moderno e humanizado; obra de revitalização foi entregue nesta terça-feira

Logo no início do plantão desta quarta-feira (15), sete pacientes do Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital João Paulo II foram recebidos na unidade revitalizada, após serem transferidos para o Hospital João XXIII enquanto o setor passava por obras e adequações. As intervenções foram concluídas antes do prazo previsto, de 60 dias.



A transferência foi acompanhada pela equipe multiprofissional, e proporcionando a humanização, também teve a "participação" de super-herois e uma bailarina. Foram 33 profissionais – médicos, fisioterapeutas, técnicos e enfermeiros - envolvidos no transporte entre os hospitais, que são interligados internamente, para garantir a segurança e o conforto dos pacientes que se encontravam temporariamente no João XXIII.novoCTI HIJPII

“A movimentação se iniciou com um check-list de saída, para garantir o traslado seguro. O primeiro paciente saiu do HJXXIII às 8h30 e, o último, às 9h50. As equipes do Infantil e do João XXIII trabalharam juntas, o que permitiu que o processo fosse tranquilo e humanizado”, conta a gerente da Terapia Intensiva, Lidiane Michels Pacheco Moreira.

Após cinco meses internado, passando pelos dois hospitais, o pequeno Davi foi um dos primeiros a ser transferido para a nova unidade. A mãe, Adeline Aparecida Alves, aprovou o carinho e o cuidado da equipe, que o levou em segurança, com os equipamentos necessários. “Estão de parabéns. Me senti segura o tempo todo, com tanta dedicação com meu filho. A mudança foi grande, está muito melhor agora”, afirma.

Revitalização

As obras no CTI do Hospital Infantil João Paulo II começaram no dia 22 de agosto (54 dias), com intervenções previstas para adequação às normas da Vigilância Sanitária para embutir os cabos do sistema elétrico e que foram ampliados para instalar o sistema Tasy, um sistema de gestão hospitalar de ponta adotado na Rede Fhemig recentemente. A revitalização também aperfeiçoou a infraestrutura da farmácia.

A escolha do período foi programada devido à baixa ocupação dos leitos de terapia intensiva, após a sazonalidade das doenças respiratórias. As intervenções transformaram o Centro de Terapia Intensiva em um espaço mais moderno, aconchegante e humanizado. Foram investidos R$ 310 mil nas obras, que incluíram a ambientação, novas poltronas, leitos e equipamentos.

O novo CTI está decorado com o tema “fundo do mar”, escolhido pelos pais, pacientes e servidores da unidade. “Ao chegar aqui, Davi se apaixonou. Ficou lindo”, conta Adeline.


Por Michèlle Guirlanda
Fotos: Equipe dos hospitais João XXIII e Infantil João Paulo II