17/09/2025

Governo de Minas passará a oferecer neurocirurgias de alta complexidade em Barbacena

Hospital Regional, da Rede Fhemig, dará início aos procedimentos que irão minimizar a demanda de 50 municípios na região

A partir de dezembro, o Hospital Regional de Barbacena Dr. José Américo, pertencente à Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), assumirá a realização de neurocirurgias de alta complexidade – consolidando seu papel relevante enquanto referência para traumas e casos clínicos graves para uma população de cerca de 800 mil pessoas na macrorregião Centro-Sul.



A iniciativa vem somar-se à linha de cuidado de acidente vascular cerebral (AVC) e às cirurgias de neurotraumas (casos admitidos na Unidade de Urgência) já então realizadas na unidade.

O anúncio do novo serviço foi feito durante solenidade no HRB-JA, nesta terça-feira (16), antecipando a data de comemoração dos 20 anos do hospital (20/9). Também foram divulgadas as obras em andamento, que irão ampliar ainda mais a sua capacidade operacional.

O HRB receberá um Centro de AVC, com 14 leitos, e um novo prédio que abrigará mais 40 leitos cirúrgicos e clínicos, somando um investimento estimado em R$ 11 milhões apenas em obras, sem contar com as futuras aquisições de mobiliário e equipamentos. A conclusão está prevista para julho de 2027, mas a primeira etapa será entregue em maio do ano que vem.

“Poucos hospitais são capazes de realizar 75% das cirurgias de fraturas expostas em até 48 horas, e isso acontece aqui. É aqui que chega o politrauma, então nada mais justo que venha a neurocirurgia de alta complexidade. E essa transformação, que vem ao longo dos últimos anos, só é possível porque acreditamos nessa equipe. Que a homenagem de hoje se estenda a cada servidor daqui, vamos fazer muito mais juntos. Estamos reescrevendo a história desse lugar”, lembrou o secretário de estado de Saúde, Fábio Baccheretti.

A presidente da Fhemig, Renata Dias, concordou: “o entrosamento entre gestores, prefeitura, Regional de Saúde, prestadores e, principalmente, os servidores, trouxe resultados fantásticos que fortalecem ainda mais a nossa rede. Foram investimentos em projetos, como o Lean nas Emergências e o Acredita Fhemig, em obras e novos processos de trabalho que fizeram toda a diferença porque houve o comprometimento de cada um”.

Nos últimos dois anos, o Governo de Minas investiu mais de R$ 13 milhões no Complexo Hospitalar de Barbacena em obras, equipamentos e mobiliário. Todo o parque tecnológico do hospital foi renovado, com a aquisição de novos intensificadores de imagem (arcos cirúrgicos), raios-x, equipamentos de ultrassonografia e mesas cirúrgicas, entre outros.

“Conseguimos desenvolver vários projetos e superar as dificuldades do passado. Hoje, oferecemos muito mais para nossos usuários e servidores. Tenho muito orgulho do que estamos fazendo aqui e do empenho fenomenal da equipe”, afirma o diretor geral do Complexo Hospitalar de Barbacena, Claudinei Emídio Campos.

Os anúncios foram assistidos e comentados durante a solenidade pelo prefeito de Barbacena, Carlos Augusto Soares do Nascimento, prefeitos de vários municípios vizinhos, secretários e autoridades locais.

20 anos de excelência

O Hospital Regional de Barbacena Dr. José Américo foi inaugurado ainda como anexo do Centro Hospitalar Psiquiátrico (CHPB), do mesmo Complexo, mas com a proposta assistencial de ser o primeiro hospital público da região, referência para traumas e casos graves clínicos.

Em 2014, passou a contar com uma Unidade Urgência e Emergência, responsável pelas internações e cirurgias de alta complexidade, além da linha voltada aos pacientes de cuidados prolongados.

Atualmente, o HRB-JA é referência no atendimento em Traumatologia, Ortopedia, Queimados e na linha de cuidado do paciente de acidente vascular cerebral (AVC) para a população de Barbacena e macrorregião Centro-Sul.


Por Michèlle Guirlanda
Imagens: Francis Campelo