16/09/2025

Fhemig apresenta metodologia de gestão de riscos para fortalecer segurança no SUS

Encontro reuniu gestores e especialistas para debater cultura de prevenção, integridade e liderança positiva

Garantir mais segurança aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e fortalecer os processos internos da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) a partir de uma metodologia própria de redução de falhas. Esse foi o principal objetivo do II Workshop de Gestão de Riscos, realizado nos dias 15 e 16 de setembro, em Belo Horizonte.

A presidente da Fhemig, Renata Dias, abriu o encontro apresentando a Cartilha e o Guia Metodológico desenvolvidos pela instituição. “Temos sido incentivados a pensar cada vez mais sobre a gestão de riscos, como controlá-los e reduzi-los. Hoje, passamos a pensar em mais um deles - além dos operacionais, assistenciais, processuais e tantos outros, o risco da imagem e reputação, para que, nesta era de rede social, consigamos prevenir possíveis erros”, destacou. 

A assessora-chefe da Assessoria Estratégica, Bárbara Campos, salientou a gestão de riscos como estratégia para fortalecer a integridade institucional e falou do trabalho desenvolvido na Fhemig. “Estamos quase comemorando um ano de Programa da Integridade, que vem da Política Mineira de Promoção da Integridade (PMPI), do decreto estadual do governador Romeu Zema, que trata desse caminho de buscar instituições mais íntegras. E toda vez que trabalhamos integridade, trabalhamos a Gestão de Riscos”. workshop gestao riscos 2025 Jairo

A coordenadora do Núcleo de Qualidade e presidente da Comissão para Gestão de Riscos, Izabella Bini, encerrou a manhã do primeiro dia de workshop falando como o Guia Metodológico e a Gestão de Riscos fortalecem a governança. “Qualquer servidor, desde os operacionais à alta gestão, precisa fazer a gestão dos seus riscos. Todos temos nossas responsabilidades. Precisamos aprender a trabalhar essa mentalidade. Estamos acostumados a fazer tudo no automático e esquecemos de pensar os riscos que envolvem as atividades que cada um de nós exerce na instituição”. 

O encontro contou ainda com a presença especial do recifense Jairo Martiniano, que palestrou, com muito bom humor, sobre o tema “Liderança Positiva: quanto mais bem estar, menos riscos”. O palestrante falou sobre os pontos básicos para uma boa gestão e a importância da boa relação entre os líderes e seus subordinados. “Trabalho não adoece. O ambiente, sim, pode adoecer. Bem-estar gera produtividade, senso de dono, maior engajamento e menos riscos”, afirmou. 

workshop gestao riscos 2025 dinamica 2Durante os dois dias, o evento trouxe outras palestras voltadas ao tema, apresentação de vídeos e dinâmicas, que colocaram em prática todo o conteúdo abordado.

Gerenciamento de riscos

Investir em gestão de riscos significa ampliar a segurança do paciente, elevar a qualidade do atendimento e fortalecer a confiança nos serviços prestados. Ao prevenir eventos adversos, os hospitais oferecem um cuidado mais humanizado, eficiente e satisfatório para usuários e familiares.

Além disso, é possível reduzir desperdícios e, consequentemente, custos, cumprir as regras e diretrizes dos órgãos reguladores e fortalecer a imagem e reputação da instituição, proporcionando um ambiente mais seguro, não só para seus usuários, como também para os seus colaboradores. 

Por Aline de Castro
Fotos: Aline de Castro / Divulgação