27/08/2025

Casa de Saúde São Francisco de Assis inspira boas práticas

Projetos desenvolvidos na unidade têm como objetivo melhorar a experiência dos usuários e alcançar ao menos 90% de satisfação

A Casa de Saúde São Francisco de Assis (CSSFA) vem realizando um trabalho admirável voltado às boas práticas na unidade. O projeto “Engajamento em Ação: Rumo à Satisfação do Paciente” foi criado a partir de um objetivo tático para 2025 e tem como meta a obtenção de ao menos 90% de satisfação dos usuários. 

“Sempre buscamos ir além, dar o nosso melhor e transformar desafios em oportunidades. Assim, ao estudar o objetivo tático para este ano, foi identificado que ele se encaixava perfeitamente com o uso das ferramentas gerenciais e que poderia ser incluído em todas as equipes. Afinal, todos que atuam na unidade, sejam servidores da Fhemig ou colaboradores terceirizados, influenciam direta ou indiretamente na experiência e satisfação do paciente”, afirma a assessora de Gestão Estratégica e Qualidade, Laureane Sousa, uma das idealizadoras do projeto. 

Ela explica, ainda, que a iniciativa foi desdobrada em ações operacionais, por meio de miniprojetos elaborados por cada setor da unidade. “Cada setor pensou em uma ação prática e significativa, alinhada com sua realidade”. 

Entre os setores com projetos já implantados, estão: a Rouparia, com mensagens de carinho colocadas no enxoval entregue aos pacientes; a Telefonia, com ligações surpresa feitas para familiares ou amigos de pacientes que não têm contato há muito tempo; o Serviço de Nutrição e Dietética (SND), com mensagens afetivas nas bandejas de refeição, especialmente em datas comemorativas; e a Ouvidoria, com um painel com os resultados das pesquisas de satisfação e frases reais de elogios recebidos. 

Os projetos desenvolvidos serão avaliados ao longo do ano com base em quatro indicadores principais: comprometimento (participação ativa e engajamento da equipe na execução da ação); integração (envolvimento de diferentes membros ou setores no desenvolvimento da atividade); impacto da ação (potencial de gerar percepção positiva e real de satisfação por parte do usuário); e criatividade (inovação, sensibilidade e originalidade da ação proposta). 

Os indicadores são acompanhados por meio de visitas, registros, apresentações e evidências das ações desenvolvidas.  Ao final do ano, as equipes que mais se destacarem receberão uma premiação especial. “A ideia é celebrar os esforços coletivos, divulgar as boas práticas, inspirar outras unidades e reforçar a cultura de que cada gesto importa e todos fazem parte da experiência do usuário”, conclui Laureane. 

Por Aline de Castro
Fotos: Divulgação