
20/08/2025
Casa de Saúde Santa Fé, em Três Corações, recebe seminário de hanseníase
A Casa de Saúde Santa Fé (CSSFe), da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), em parceria com a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Varginha, realizou nos dias 14 e 15/8, o I Seminário de Hanseníase da Macrorregião de Saúde Sul de Minas. O evento teve como objetivo capacitar médicos, enfermeiros e fisioterapeutas de 50 municípios da região para aprimorar o diagnóstico, tratamento e vigilância da doença.
O primeiro dia do seminário foi dedicado ao encontro macro, com apresentações sobre os aspectos clínicos e abordagem terapêutica, a situação epidemiológica da hanseníase, bem como a vigilância dos contatos no mundo, no Brasil e em Minas Gerais. Profissionais da Atenção Primária e dos serviços de referência puderam aprofundar seus conhecimentos em temas cruciais como as diferentes formas clínicas da doença, neuropatias, reações hansênicas, prevenção de incapacidades e as ações de controle e vigilância epidemiológica.
A mesa de abertura do evento reforçou a importância da união entre as instituições de saúde para fortalecer os cuidados e manejo da hanseníase na região. Estiveram presentes o secretário de Saúde de Três Corações, Rachid Gadbem; a representante da SRS Varginha, Renata Siqueira Julio; a diretora da Casa de Saúde Santa Fé, Claudete Bernardo Basaglia; e a referência técnica em hanseníase da SRS Varginha, Iris Pieve Tiso.
Na ocasião, médico cirurgião vascular da Fhemig, Walid Abdala Tauil, realizou apresentação sobre os serviços prestados pela sala de curativos do Ambulatório de Dermatologia Sanitária da Casa de Saúde Santa Fé.A capacitação contou também com a expertise de profissionais do Hospital Eduardo de Menezes (HEM), referência estadual em infectologia e dermatologia sanitária. As palestras e orientações foram conduzidas pela médica dermatologista Sandra Lyon, pela assistente social e chefe da Unidade de Pacientes Externos, Luciana Paione, pela enfermeira Edilamar Silva de Alecrim, e pela terapeuta ocupacional Aliene Cristina Gomes.
Já no dia 15/8, a programação foi voltada para uma capacitação prática, direcionada a municípios que são sedes de microrregião de saúde e àqueles com maior taxa de detecção de novos casos. Houve atendimento a 30 pacientes da macrorregião, incluindo casos já diagnosticados e pessoas com suspeita da doença.
A atividade permitiu a aplicação dos conhecimentos adquiridos e reforçou a importância da detecção precoce para o controle e a redução das sequelas da hanseníase. O treinamento focou na avaliação neurológica simplificada, diagnóstico, no tratamento e nos efeitos adversos dos medicamentos e nos autocuidados e reabilitação dos pacientes.
Por Fernanda Moreira Pinto (Fhemig) e Tânia Corrêa Machado
Fotos: SRS Varginha e Divulgação/Fhemig