11/07/2025

Profissionais que se destacaram no período sazonal das doenças respiratórias são homenageados

Cerimônia no Hospital Infantil João Paulo II simbolizou o reconhecimento da Fhemig pela dedicação desses trabalhadores

O período de sazonalidade das doenças respiratórias deste ano ainda não teve fim, embora os momentos mais críticos deem sinais de que estão passando. A resposta rápida e coordenada das equipes de profissionais do Hospital Infantil João Paulo II (HIJPII) foi determinante para que as milhares de crianças atendidas até agora recebessem tratamento adequado.

A dedicação desses profissionais durante os meses de aumento de demanda e de complexidade dos casos chamou a atenção dos próprios trabalhadores, que elegeram onze nomes que mais se destacaram – da equipe de apoio à coordenação da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) – para receberem uma homenagem especial.

Durante a cerimônia realizada nessa quinta-feira, 10/7, com a participação da Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais – que contou com a presença da presidente da Fhemig, Renata Dias, e do diretor do Complexo de Urgência, Fabrício Giarola, além de servidores do HIJPII – foram entregues certificados que simbolizaram o agradecimento coletivo pelo desempenho desses onze profissionais.

“Agradeço a todos vocês por esse trabalho. A demanda é sempre maior ao longo dos anos e estamos nos organizando para sempre antecipar o que pode acontecer. É muito gratificante, salvamos milhares de vidas. Nós vencemos, o SUS venceu. Parabéns e muito obrigada!”, comemorou a presidente.

O diretor do CHU destacou a importância da cerimônia. “Fico muito feliz com esse reconhecimento aos servidores que trabalharam tanto nesse período, quando a pressão na ponta é alta porque o João Paulo II é a porta final desse momento de doenças respiratórias”, disse Fabrício, que também agradeceu à sua equipe.

Empatia

Acostumada a dispensar gestos e palavras de carinho aos familiares das crianças internadas no HIJPII, enquanto cuida da limpeza e da manutenção dos leitos, a auxiliar de serviços gerais Joana de Cássia dos Santos Rodrigues ficou emocionada com o reconhecimento da importância do seu trabalho para a saúde e o bem-estar das crianças atendidas na unidade.

"Não imaginava que poderia receber essa homenagem. Faço o meu trabalho como se estivesse cuidando de um filho meu. No momento da internação, os pais dessas crianças estão muito frágeis. Eu costumo trocar umas palavrinhas de conforto e de carinho com eles”, contou Joana.

Trabalho coletivo

A pediatra e coordenadora médica das UTI’s pediátricas dos hospitais Infantil João Paulo II e João XXIII, Verônica Ferreira Cury, homenageada por seu trabalho de coordenação das equipes, contou que a sazonalidade é sempre um desafio e um período difícil para a pediatria – apesar de ela acontecer todos os anos, cada ano tem uma característica diferente.

“Fica um sentimento de dever cumprido. Conseguimos prestar uma assistência de qualidade ao maior número de crianças possível. Também fica um sentimento de gratidão e de felicidade por termos conseguido. Isso sempre dá energia para a gente continuar”.

Verônica disse ainda que é apenas a base do grupo de profissionais. “A minha equipe estava ali no dia a dia. Eles se dispuseram, mesmo cansados, a trabalhar mais em benefício dessas crianças”, ressaltou.

Outra homenageada, a assessora de Gestão do HIJPII, Lindalva Maria de Souza Santos, também sublinhou o trabalho conjunto. “Foi muito importante para mim fazer parte desse momento intenso e ajudar a trazer saúde para essas crianças. Busquei agregar os profissionais e tomar decisões colegiadas, fundamentadas nos conhecimentos desses profissionais, para encontrar as melhores soluções e fazer dar certo”, finalizou.

Por Alexandra Marques
Fotografias Francis Campelo