
02/06/2025
Hospital Municipal de Ipatinga realiza primeira captação de órgãos da história
A captação efetivada com a coordenação do MG Transplantes tirou 5 pacientes da fila de espera por um órgão
O Hospital Municipal Eliane Martins (HMEM), em Ipatinga, realizou na última quarta-feira (28), a sua primeira captação de múltiplos órgãos. Esse feito marca a integração do hospital ao sistema de transplantes do estado - MG Transplantes.
Após o paciente (que estava internado na UTI do hospital) ser diagnosticado com morte encefálica, a equipe abordou a família. A captação, viabilizada e coordenada pelo MG Transplantes, contou com a retirada dos rins, fígado e córneas, possibilitando, assim, a doação desses órgãos e tecidos para até 5 pacientes que aguardavam na fila.
O diretor do MG Transplantes, Omar Lopes Cançado Júnior, relata que um dos principais desafios para a captação de órgãos em Minas, é o tamanho do estado: “Minas é um estado muito grande, com muita diferença social e econômica. Eu costumo lembrar que Minas Gerais é um Brasil. A captação realizada em Ipatinga se torna histórica justamente por vencer as barreiras físicas do estado”.
Omar reitera que profissionais vêm sendo treinados para realizar uma captação mais segura e eficaz. Esses cursos, ministrados para os profissionais da saúde, vão desde o diagnóstico da morte encefálica até o contato com a família do paciente sobre a possibilidade de doação que, segundo o mesmo, não é um processo simples.
Apesar de enfatizar que os profissionais vêm sendo treinados, Omar diz que é essencial manter a comunicação entre o MG Transplantes e os cidadãos. “A conscientização da população a respeito da doação de órgãos é extremamente necessária, pois com a diminuição da recusa dos familiares, as notificações tendem a aumentar e, consequentemente, mais vidas serão salvas”, conclui o diretor, que lembra que, no Brasil, as efetivação de doações de órgãos e tecidos só é possível com a autorização da família.
Para saber mais sobre a doação de órgãos e tecidos, acesse: https://www.saude.mg.gov.br/doeorgaos/
Por Fábio Augusto Santos Pereira, estagiário sob supervisão de Michèlle Guirlanda
Foto: Prefeitura Municipal de Ipatinga