28/03/2025

Hospital Regional João Penido é certificado com Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros

Unidade da Fhemig em Juiz de Fora investiu mais de R$ 1 milhão para adequação às normas de segurança

O Hospital Regional João Penido (HRJP), da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), acaba de ser certificado com o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). A conquista é resultado de um conjunto de ações e esforços da unidade para adequar toda a estrutura e torná-la mais segura para os usuários do SUS e servidores. Mais de R$ 1 milhão foram investidos para execução de todo o projeto.

O AVCB é um documento emitido pelo Corpo de Bombeiros, responsável por atestar que um estabelecimento está conforme as normas de segurança contra incêndio e pânico.

“A concessão do AVCB representa a oferta de um ambiente mais seguro e comprometido com a segurança do bem público material e, principalmente, dos pacientes, acompanhantes e servidores da unidade", afirma o diretor da unidade, Daniel Ortiz Miotto.

O diretor lembra que o processo até a conquista do certificado foi longo. Em 2019, ele e o gerente administrativo Daniel Ramos Bittar realizaram uma visita ao Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), em Juiz de Fora, a fim de retomar a implantação do Processo de Segurança Contra Incêndio e Pânico (PSCIP) e, na ocasião, acabaram constatando que não havia mais um projeto técnico referente à unidade. “Solicitamos, então, a elaboração de um Projeto Técnico ao setor de engenharia da Fhemig, que acabou sendo aprovado pelos Bombeiros em 2022”, lembra. hrjp auto bombeiros

Ainda segundo o diretor, após a publicação de uma licitação visando a contratação de uma empresa especializada para executar o projeto, foram definidas as intervenções e adequações que a unidade deveria ser submetida, tanto relacionadas à estética quanto aos equipamentos, sinalizações e profissionais envolvidos.

“Em setembro de 2023, iniciamos a execução do Projeto Técnico pela empresa contratada, que resultou no Projeto de Segurança Contra Incêndio e Pânico, provido de caixa d'água com reserva técnica, casa de bomba, rede de hidrantes, portas corta-fogo, alarmes de incêndio, extintores, luzes de emergência, sinalizações de rota de fuga e demais requisitos previstos na norma. Além disso, o CBMMG também realizou o treinamento de servidores para formação da Brigada Orgânica”, explica Daniel Miotto.

A vistoria do Corpo de Bombeiros aconteceu em dezembro de 2024, habilitando o hospital como unidade que "possui as medidas de segurança previstas na legislação estadual de Segurança Contra Incêndio e Pânico vigente", e fornecendo a certificação do AVCB, em março deste ano.

Por Aline de Castro 
Fotos: Divulgação / Fhemig