
06/12/2024
Novo Complexo de Saúde pública terá mais de 500 leitos
Presidente da Fhemig apresentou o projeto que vai ampliar o atendimento no SUS em Minas durante audiência pública na ALMG
O Novo Complexo de Saúde que será construído pelo Governo de Minas, via Parceria Público-Privada (PPP), unindo quatro hospitais em um só local, vai ter mais de 500 leitos. A proposta é atender os usuários do SUS com maior eficiência, em um hospital totalmente novo, com equipamentos de ponta, melhorando e modernizando o atendimento prestado aos mineiros.
O projeto foi apresentado, nessa quarta-feira (4/12), pela presidente da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), Renata Dias, em audiência pública realizada pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Também esteve presente Josiane Barbosa Piedade Moura, representando Glauco de Carvalho Pereira, da Fundação Ezequiel Dias (Funed).
O Complexo oferecerá atendimentos em oncologia, infectologia, hematologia, pediatria e maternidade/saúde da mulher. Além de quatro hospitais da Fhemig - Maternidade Odete Valadares, Hospital Infantil João Paulo II, Hospital Eduardo de Menezes e Hospital Alberto Cavalcanti, a unidade que pretende ser uma das mais modernas do país também abrigará o Laboratório Central (Lacen).
“A PPP é a oportunidade de fazer o maior complexo hospitalar e o melhor laboratório central do Brasil em termos de modernidade e tecnologia. Vamos ampliar de 432 leitos, número que temos hoje nos quatro hospitais, para mais de 500 leitos. E poderemos expandir nossos atendimentos de alta complexidade, como em oncopediatria”, afirmou a presidente da Fhemig, durante a audiência.
Ainda neste mês de dezembro será aberta uma consulta pública, com divulgação nos sites da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), da Fhemig e da Funed. Já a publicação do edital para construção do novo complexo deverá acontecer no primeiro semestre de 2025. O início das obras está previsto para 2026, com duração estimada em três anos - até a inauguração do Complexo.
O Complexo será construído no bairro Gameleira, em BH. A escolha do local levou em conta a facilidade de locomoção, devido à proximidade das vias de acesso rápido como as avenidas Amazonas e Tereza Cristina, além do sistema de metrô e da disponibilidade do terreno.
“A Fhemig tem se notabilizado por melhorar o atendimento ao usuário do SUS. Agora, estamos vendo essa construção, ali perto da Funed, de um grande complexo novo, moderno, para atender bem os usuários do SUS, o que a Fhemig faz tão bem e que vai poder fazer melhor”, afirmou o presidente da Comissão de Saúde da ALMG, deputado Arlen Santiago.
Modelo
Além de construir o Novo Complexo de Saúde, a PPP também ficará responsável pela gestão dos serviços não assistenciais, como gestão predial, serviços de manutenção, rouparia, limpeza, segurança, recepção e alimentação, por exemplo. Já os serviços diretamente ligados à assistência de saúde, como atendimentos clínicos, seguem sob gestão da Fhemig, sendo oferecidos integralmente via SUS.
O modelo favorece outro ponto importante, o ganho de agilidade e a desburocratização. Conforme exemplificou Renata Dias, hoje a Fhemig tem 189 contratos não assistenciais em andamento, enquanto a Funed tem 88. Com o novo complexo, todos esses contratos serão substituídos por um único firmado com a empresa vencedora da licitação.
A adoção da PPP não afeta a carreira dos servidores das unidades hospitalares envolvidas, que terão seus direitos e deveres preservados e permanecem vinculados à Fhemig. A nova estrutura favorecerá, ainda, um melhor e mais adequado ambiente de trabalho - atendendo reinvindicações apontadas pelos próprios servidores, que hoje atuam em prédios antigos e com estrutura limitada.
Conheça o projeto arquitetônico: https://tour360.meupasseiovirtual.com/073407/296558/tourvirtual/index.html
Por Janaína Oliveira
Foto: Guilherme Dardanhan / ALMG