
25/11/2024
Hospital João XXIII debate educação de crianças hospitalizadas em simpósio no Norte de Minas
A Pedagogia Hospitalar do Hospital João XXIII (HJXXIII) participou ativamente do 1º Simpósio Norte Mineiro sobre o Atendimento Escolar à Criança Hospitalizada. O evento ocorreu no dia 22 de novembro, no auditório do Hospital Universitário da Unimontes, em Montes Claros, reunindo especialistas e gestores em um debate sobre os direitos educacionais de crianças em tratamento de saúde.
Entre os destaques do simpósio, a pedagoga do HJXXIII Jacqueline Dantas apresentou o tema “Entre o direito e o acesso: o aluno em tratamento de saúde em busca de reconhecimento”. Em sua fala, Jacqueline enfatizou a importância da atenção integral às crianças hospitalizadas, destacando o trabalho desenvolvido pela Fhemig, que inclui pedagogos nas equipes multidisciplinares dos hospitais João XXIII e João Paulo II (em BH) e regional João Penido (em Juiz de Fora).
Ela lembrou ainda que a Fhemig é uma referência em Minas Gerais, promovendo a continuidade do processo de escolarização durante a internação, conforme garantido por legislações como a Resolução nº 41/1995 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Art. 13 da Resolução CNE/CEB nº 2/2001- que enfatiza que os sistemas de ensino, em parceria com os sistemas de saúde, devem organizar o atendimento educacional especializado a alunos impossibilitados de frequentar as aulas regulares em razão de internações hospitalares. Essas normativas garantem que, mesmo em condições adversas, as crianças hospitalizadas tenham assegurado o direito à continuidade da vida escolar.
O simpósio também celebrou os 20 anos de criação da Escola Hospitalar Ciranda da Vida, coordenada pela pedagoga Vilma Oneide Dias, reforçando a importância da continuidade da educação para crianças hospitalizadas.
Jacqueline Dantas reforçou que eventos como esse são fundamentais para dar visibilidade ao tema e viabilizar diálogos e ações concretas. E destacou ainda a participação da Fhemig nesses diálogos, fortalecendo as parcerias e fomentando a discussão sobre a garantia dos direitos educacionais.
Por Karenn Rodrigues, estagiária sob a supervisão de Michèlle Guirlanda.