20/11/2024

Cadastro on-line para doação de leite materno é premiado pela Prodemge

A automatização do processo simplifica o serviço e cria a possibilidade de uma lista de doadoras, garantindo o alimento a bebês prematuros

A Prodemge entregou o troféu Selo de Inovação, pela automação do processo de doação de leite materno, à Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) e à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), responsáveis pelo desenvolvimento da solução. O reconhecimento considerou o impacto que o projeto representa na vida dos mineiros. Com acesso pelo Portal MG e pelo aplicativo MG App, o cadastro on-line simplifica e amplia o serviço de doação de leite materno, fundamental para a saúde de recém-nascidos que dependem deste ato de solidariedade.


Ana Valle, gerente assistencial da Maternidade Odete Valadares (MOV), explicou a trajetória da ferramenta digital e sobre sua importância: "O Banco de Leite Humano da MOV atende aos bebês que se encontram em nossa UTI Neonatal e é referência para várias maternidades da capital. Todos os esforços para manter nossos estoques viáveis são bem vindos. O processo ainda se encontra numa fase de transição, em que a equipe está se adequando para utilizar a ferramenta, conciliando o atendimento às mães da melhor forma possível para facilitar a doação. A doação é um ato de amor que deve sempre ser incentivado".

Na cerimônia de entrega, também estiveram presentes o presidente da Prodemge, Roberto Reis; a vice-presidente da Fhemig, Patrícia Albergaria; a diretora central de Governança TIC da Seplag, Mariana Villela; além da equipe técnica que tornou tudo isso possível.

O cadastro de doadoras para o Banco de Leite Humano (BLH) da Maternidade Odete Valadares (MOV), referência estadual, e para os postos de coleta dos hospitais Júlia Kubitschek (HJK) e Regional João Penido (HRJP), em Belo Horizonte e Juiz de Fora, como também a marcação de consultas para mulheres com dificuldades ao amamentar, foi ativado no Portal MG e no aplicativo MG app em janeiro deste ano.

Como se cadastrar

Para marcar consulta ou se cadastrar como possível doadora de leite no Portal MG, as mães devem entrar utilizando o login da conta GOV.BR. O processo para a marcação de consulta para receber orientações sobre a amamentação é simples: depois de fazer o login, basta escolher o dia e o horário convenientes e a unidade hospitalar mais próxima de sua casa.

Para a doação de leite, a interessada preenche um formulário on-line com dados sobre sua saúde e anexa os exames médicos requeridos pelo Ministério da Saúde para possíveis doadoras - os mesmos do pré-natal. As informações são enviadas para o banco de leite ou para o posto de coleta para avaliação e, após a análise, as mulheres recebem, por e-mail, o resultado informando se estão aptas ou não a doar. Em seguida, as doadoras recebem uma ligação da equipe do BLH ou do posto de coleta.

O leite materno é o melhor alimento para o recém-nascido, porque traz diversos benefícios tanto do ponto de vista nutricional quanto emocional. Por isso, é fundamental garantir que o consumo desse alimento seja seguro para os prematuros e os nascidos com baixo peso que receberão o leite doado. Daí a importância do preenchimento do questionário com os pré-requisitos pelas candidatas à doação.

As informações obtidas por meio dele são utilizadas para a avaliação da saúde dessas mulheres e da qualidade do leite, de modo a permitir sua inclusão na lista de doadoras do BLH da Maternidade Odete Valadares, primeiro a implantar um posto de coleta no país.

Um dos principais impactos da adoção do serviço digital é a mudança na forma de envio dos exames, que deixam de ser encaminhados por e-mail e passam a integrar o cadastro on-line das doadoras, com mais segurança para elas e para o BLH.

Por Michèlle Guirlanda
Fotos: Francis Campello