16/09/2024

Servidores da Fhemig marcam presença no Congresso Brasileiro de Ensino Médico

Participação significativa, com o compartilhamento de experiências e participação em oficinas, trará impacto na assistência

Sessenta servidores da Fhemig participaram do 62º Congresso Brasileiro de Ensino Médico (Cobem), que aconteceu entre os dias 12 e 15 de setembro, em Belo Horizonte. Foram inscritos aqueles que atuam no corpo docente-assistencial das residências em saúde e demais responsáveis pelo ensino e desenvolvimento dos servidores. Essa foi a maior participação da Fhemig nesse evento nacional.



Duas servidoras foram convidadas a participar da avaliação dos trabalhos submetidos no Congresso. Vinícius Santos, Tatiane Miranda e Clarisse Angelim Soares Cardoso estiveram presentes em mesas redondas e palestras. Além disso, a Coordenação de Residências da Fhemig organizou uma oficina que entrou para a programação oficial do evento, com a participação de 42 servidores da Fhemig.

Nessa Oficina, foram discutidos os métodos e instrumentos para avaliação de residentes, considerando os requisitos da Resolução CRNM nº 04/2023, que estabelece a adoção de um novo sistema de avaliação por instituições sede de Programas de Residência Médica no Brasil.

As edições anteriores desse Congresso se mostraram importantes fóruns para discussão de temas relacionados ao ensino em saúde - como inclusão, métodos de avaliação e ensino baseado em competências, que extrapolaram o ensino e a formação médica, abrangendo também temas relacionados à interdisciplinaridade e integralidade do cuidado em saúde.


Impacto na assistência


“O Coben representa um fórum valioso para compartilhar conhecimentos, trocar experiências e promover o desenvolvimento profissional contínuo, ao contar com a contribuição de renomadas instituições de saúde de todo o país, além de representantes de entes federais, como os Ministérios da Saúde e da Educação”, explica Elaine de Andrade Azevedo, coordenadora central das residências em saúde da Fhemig, que completa: “A participação de nossos profissionais de saúde neste congresso não apenas enriquecerá seu conhecimento e habilidades, mas também contribuirá para o aprimoramento dos serviços de saúde prestados em nossas instituições. As discussões e aprendizados certamente terão um impacto positivo em nossa prática clínica e na qualidade do atendimento aos pacientes. Além disso, o networking com outros profissionais e líderes do setor oferecerá oportunidades únicas de colaboração e parceria, que também podem beneficiar nossos hospitais e a comunidade a que servimos”.

 

Por Michèlle Guirlanda
Foto: Arquivo Pessoal