
05/09/2024
Fhemig promove 2º Workshop de Farmácia Clínica
Evento reuniu profissionais e estudantes da capital e do interior do estado
A Diretoria Assistencial da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) e o Hospital João XXIII (HJXXIII), realizaram, nesta quinta-feira (5/9), o “2º Workshop de Farmácia Clínica – da teoria à prática”. O evento aconteceu no auditório da unidade e teve como objetivo atualizar e capacitar farmacêuticos e residentes de dentro e fora da rede, proporcionando discussões teóricas e práticas sobre o assunto.
O workshop foi aberto pela diretora assistencial da Fhemig, Lucineia Carvalhais, que ressaltou a necessidade dos profissionais entenderem "onde estão" para que prestem assistência qualificada. “É preciso que o profissional entenda a vocação da unidade em que trabalha, qual produto ela entrega, quais são os pactos externos que devem ser cumpridos, qual a meta assistencial da unidade, o papel dela dentro da Rede Fhemig e por que o hospital possui um limite de atuação. Espero que este workshop dê muitos frutos e que a gente venha, em curto prazo, com desdobramentos de projetos”, analisou a diretora.
Durante o evento, profissionais da Fundação, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade Federal de São João Del Rey (UFSJ) abordaram temas relevantes e discutiram casos, para nivelamento da prática da farmácia clínica com foco na interação da equipe com a medicina hospitalista.
Entre os assuntos abordados estava o “Método PWDT (Pharmacist's Workup of Drug Therapy)”, que é uma metodologia de atenção farmacêutica que avalia as necessidades do paciente em relação aos medicamentos prescritos, a fim de verificar se os resultados terapêuticos são favoráveis e se aumentam a qualidade de vida do paciente.
Segundo a gerente da Gerência de Apoio, Diagnóstico e Terapêutica da Diretoria Assistencial (GADT/Dirass) da Fhemig, Grazielle Gontijo, “a prática da Atenção Farmacêutica tem como objetivos (multidisciplinares e multiprofissionais) identificar e avaliar problemas relacionados à segurança, efetividade e qualidade dos medicamentos; prevenir, eliminar ou reduzir sintomas; conter ou diminuir a progressão de uma doença; e curar uma doença”.
Por Aline de Castro
Fotos: divulgação