26/03/2024
Hospital João XXIII abre 10 leitos de UTI Pediátrica para ampliar assistência aos casos de doenças respiratórias
Secretário de Estado de Saúde anunciou que irá dobrar a capacidade de atendimento para dar suporte à demanda do Hospital Infantil João Paulo II durante a sazonalidade dessas doenças
O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, anunciou nesta terça-feira (26/3), no Hospital João XXIII, a abertura de dez novos leitos de terapia intensiva pediátrica, fundamentais para suprir o aumento da procura por internações nos próximos meses. Com equipe reforçada e equipamentos modernos, o Complexo Hospitalar de Urgência e Emergência da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) se prepara para a sazonalidade de doenças respiratórias em crianças.
Desta forma, o Hospital João XXIII chega a 20 leitos de UTI pediátrica, além dos 16 no Hospital Infantil João Paulo II. Ao todo, serão, no período, 103 de UTI (incluindo adulto) no Complexo Hospitalar de Urgência e Emergência (36 pediátricos e 67 adultos).
Aumento de internações
De janeiro a março, o Hospital Infantil João Paulo II já soma mais de 14.600 atendimentos. Só no mês de março deste ano, foram computados quase 5.000 atendimentos, com a expectativa de fechar o mês em até 7.000. Aproximadamente 70% desses atendimentos têm sido dedicados à assistência a pacientes com sintomas respiratórios. O número representa um aumento de 130% nos atendimentos em relação a um mês com demanda normal.
“Estamos antecipando a sazonalidade, que tradicionalmente provoca o aumento de internações a partir de abril. Os leitos pediátricos de terapia intensiva mantêm uma média de 50% de ocupação de leitos durante o ano; já estamos com uma ocupação entre 80% e 90% atualmente”, explica o secretário Fábio Baccheretti.
A equipe assistencial foi reforçada para garantir o atendimento. Foram contratados 5 enfermeiros, 13 técnicos de enfermagem, 9 médicos intensivistas pediátricos e 2 fisioterapeutas respiratórios para atuarem nos novos leitos. A ala está equipada com ventiladores, camas elétricas, monitores e outros equipamentos que foram adquiridos durante a renovação de todo o parque tecnológico realizado pelo Governo de Minas ao longo dos últimos anos.
“Os novos leitos de terapia intensiva pediátrica estão prontos para receber pacientes e serão acionados gradualmente, conforme a demanda. A previsão é de que todos estejam ativos até o final de março”, afirma o secretário. O hospital também receberá casos encaminhados pela Central de Regulação do município.
Reforço na escala
O Hospital Infantil João Paulo II também reforçou sua equipe multidisciplinar para o atendimento atípico nessa época do ano, passando a contar com sete pediatras. Todos os consultórios do pronto atendimento estão funcionando por 24 horas.
Os novos leitos antecipam o pico de incidência de casos respiratórios, proporcionando maior tranquilidade e assistência imediata aos usuários do serviço. Fabrício Giarola de Oliveira, diretor do Complexo Hospitalar de Urgência, ressaltou a importância do planejamento para o atendimento da demanda extra nesse período, o que permitiu a ampliação dos novos leitos para que a população tenha atendimento de saúde eficiente e de qualidade, sendo bem assistida nesse momento importante.
Por Michèlle Guirlanda
Fotos: Frances Campelo