21/08/2019
Maternidades da Rede Fhemig celebram o Agosto Dourado
“Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação hoje e para o futuro” foi o tema deste ano para a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM) e, consequentemente, do Agosto Dourado, eventos vinculados que lembram a importância da amamentação para os bebês e seus pais. As quatro maternidades da Rede Fhemig - Maternidade Odete Valadares (MOV) e as maternidades dos hospitais Júlia Kubitschek (HJK), Regional Antônio Dias (HRAD) e Regional João Penido (HRJP) - se mobilizaram e promoveram atividades para usuários e servidores.
O Hospital Júlia Kubitschek realizou, no dia 20, a abertura do seu Agosto Dourado, com uma programação de três dias na unidade. A fala inicial do evento foi feita pelo presidente da Fhemig, Fábio Baccheretti Vitor, ao lado da direção da unidade: Samar Musse Dib (diretor geral), Inessa Beraldo (gerente assistencial), Maria Patrícia Azevedo (gerente da Maternidade) e Cláudia Andrade (gerente de Apoio ao Diagnóstico Terapêutico).
O presidente da Fhemig destacou o trabalho da equipe de Aleitamento: “São profissionais habilitadas e dedicadas que orientam as mães que, muitas vezes, passam por momentos de angústia, dúvidas e desconforto. Elas ensinam técnicas que desmistificam as dicas populares e acalmam sobre opiniões erradas. É só ter paciência que vão conseguir amamentar”.
No HJK existe, há 15 anos, um Comitê de Aleitamento Materno atuante, que acompanha gestantes e mães mesmo após a alta hospitalar. O Comitê também atende durante a semana todas as mães que o procuram para receber orientações, mesmo que não sejam pacientes da unidade. O aleitamento também é abordado durante o curso “Casal Grávido”, oferecido desde 2013 para a população da região.
O evento contou também com a palestra da enfermeira e consultora em amamentação, Marina Martins. Ainda na programação, a participação de outras palestrantes, como a neonatologista do HJK, Janete Maria Ferreira, as enfermeiras Núbia de Ávila Santos, Zaíra Guimarães Rezende e Juliana Marcatto, as nutricionistas Cléia Costa Barbosa (também presidente do Comitê de Aleitamento Materno e membro da IBFAN) e Nicole Delgado Rocha, a pedagoga Vânia Lima (membro do Comitê Estadual de Amamentação) e a enfermeira obstetra Elis Regina.
Eventos nas demais unidadesA Maternidade Odete Valadares realizou, durante o mês, uma série de atividades para celebrar a Semana Mundial de Aleitamento Materno e o Agosto Dourado. Blitz educativa, abordagem junto às gestantes e puérperas do Alojamento Conjunto, Casa da Gestante e Neonatologia e palestra destinada aos servidores foram algumas das ações protagonizadas pelo Banco de Leite Humano (BLH) da MOV, que é referência no Estado de Minas Gerais.
Para a coordenadora do BLH/MOV, Maria Hercília Barbosa, o tema escolhido para a SMAM e Agosto Dourado deste ano é importante na medida em que enfatiza a necessidade do envolvimento de todos os familiares próximos, e não apenas da mãe, para que seja possível o aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida e de forma complementar até os dois anos de idade. “O papel do pai na amamentação, por exemplo, é fundamental. Ele deve participar desse processo apoiando a mãe que está amentando e cuidando do bebê para que ela possa descansar. Por isso é tão importante que existam leis que favoreçam a presença dele junto à mulher em aleitamento. Quem amamenta precisa de uma rede de proteção”, ressalta.
Na maternidade do HRAD, em Patos de Minas, foi promovida uma tarde de palestras sobre amamentação e trabalho de parto para as gestantes internadas na unidade e em acompanhamento no pré-natal de alto risco no Centro Estadual de Especialidades Médicas.
Já na Maternidade Viva Vida do HRJP, em Juiz de Fora, foi elaborada uma programação especial destinada às pacientes, acompanhantes e servidores da unidade. Abordagens junto às gestantes, puérperas e familiares sobre a importância do aleitamento materno, palestras e dinâmicas de mitos e verdades a respeito da amamentação foram algumas das ações promovidas na ocasião.
Agosto Dourado
A Semana Mundial de Aleitamento Materno (1 a 7 de agosto) foi lançada em 1992 pela Aliança Mundial para Ação em Amamentação (Waba). No tema abordado este ano, a campanha incentiva a presença dos pais no aleitamento, principalmente nas primeiras semanas pós-gestação.
Um estudo divulgado pela Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar (IBFAN) mostra que as mães que podem contar com a presença do pai no dia a dia têm 72% de chance a mais de fornecer aleitamento exclusivo para os bebês. O resultado é positivo não só para a amamentação, mas também para a saúde da mulher, que ficou menos ansiosa – o que facilita a produção de leite – e precisou ir menos vezes ao hospital.
Felizmente, ainda citando o estudo, os pais atuais se mostram diferentes dos pais das gerações de 30, 40 anos atrás. Eles estão mais conscientes do papel que possuem na amamentação e na formação da criança.
Por Michèlle Toledo e Fernanda Moreira Pinto