20/06/2024

Hospital Alberto Cavalcanti realiza I Simpósio Multidisciplinar de Oncologia

Em Minas Gerais, unidade da Fhemig é referência e a única 100% SUS para tratamento contra o câncer 

O Hospital Alberto Cavalcanti (HAC), da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), realizou ontem (19/06) o seu I Simpósio Multidisciplinar de Oncologia. O evento, que abordou aspectos relacionados ao cuidado integral do paciente oncológico, reuniu diretores e profissionais da Fhemig, que atuam no diagnóstico, tratamento e acompanhamento de pacientes com câncer, além de representantes de outros hospitais que oferecem tratamento contra a doença na capital. 

19/06/2024

Equipe da Diretoria Assistencial e diretores das casas de saúde visitam, em São Paulo, unidades referências em reabilitação

Ida à Rede de Reabilitação Lucy Montoro proporcionou troca de experiências e agregou conhecimentos práticos

Para conhecer e trocar experiências, a Diretoria Assistencial (Dirass) promoveu uma visita técnica a duas unidades da Rede de Reabilitação Lucy Montoro, referência na área no estado de São Paulo. A Rede Fhemig possui o maior número de leitos com esse perfil assistencial em Minas Gerais (mais de 200), distribuídos nas Casas de Saúde (Padre Damião, Santa Izabel, Santa Fé e São Francisco de Assis), no Complexo Hospitalar de Barbacena e no Hospital Cristiano Machado.

17/06/2024

Parto “a jato” mobiliza equipe da Maternidade Odete Valadares

Unidade da Fhemig realiza cerca de 3.300 partos por ano e é referência em gestação de alto risco 

Eram pouco mais de duas horas da madrugada quando o João Pedro, de apenas 33 semanas, recém-completadas, deu sinal de que iria nascer. Entre as primeiras contrações e o seu nascimento, foram menos de 40 minutos. Se não fosse pela ideia do pai de procurar atendimento na Maternidade Odete Valadares (MOV) - da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) - e a agilidade da equipe em receber o casal, o final dessa história poderia ter sido bem diferente. 

14/06/2024

Hospital Cristiano Machado passa a oferecer atendimentos ambulatoriais de fonoaudiologia

 Consultas são agendadas via encaminhamento da Prefeitura de Sabará; vários usuários do município já estão sendo beneficiados

O Hospital Cristiano Machado (HCM), da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), passou a oferecer recentemente atendimentos ambulatoriais de fonoaudiologia para a população de Sabará. Em uma parceria com a Prefeitura, a iniciativa visa reduzir a fila para quem aguarda o atendimento nesta especialidade no município.

13/06/2024

Nasce bebê da primeira paciente tratada no ambulatório de infertilidade da Fhemig no pós-pandemia

Criança é símbolo da efetividade do serviço do Hospital Júlia Kubitschek, que atende casais de todo o estado

Quatro dias antes do início do Mês Mundial de Conscientização da Infertilidade – Junho – e com uma semana de antecedência da data prevista para o parto, nasceu Ravi, filho da professora Talita Stefânia Araújo Mendonça, 36 anos – primeira paciente operada no Ambulatório de Infertilidade do Hospital Júlia Kubitschek (HJK), após o retorno das cirurgias eletivas - com o fim da pandemia da covid-19, em maio de 2023. A criança chegou ao mundo saudável, pesando 3,265 kg e medindo 46 cm, no dia 28 de maio, após uma cesárea em uma maternidade na cidade de Divinópolis onde vivem seus pais.

07/06/2024

Referência no atendimento a queimados graves, Hospital João XXIII abre a campanha Junho Laranja

Unidade de Tratamento de Queimados lança novo protocolo e fortalece atendimento aos casos mais complexos

“Queimaduras – Na minha casa não!”: esse é o tema da campanha Junho Laranja 2024, que visa conscientizar a população sobre a prevenção de queimaduras. Os acidentes domésticos com queimaduras são um problema significativo no Brasil, afetando uma ampla faixa etária, mas especialmente crianças (cerca de 40% dos casos) e idosos. Estudos mostram que 70% dos casos de acidentes com queimaduras no Brasil acontecem em ambiente doméstico e que 90% deles são evitáveis.

07/06/2024

Governo de Minas assina protocolo de intenção para municipalização da Casa de Saúde Padre Damião

Secretário de Estado de Saúde e a presidente da Fhemig estiveram em Ubá, nesta sexta-feira (7/6), para formalizar a proposta que vai tornar a assistência mais próxima aos usuários

Referência na linha de cuidado voltada para pacientes ex-hansenianos e como Unidade de Cuidados Prolongados (UCP) para a macrorregião de Ubá, a Casa de Saúde Padre Damião (CSPD), da rede Fhemig, entra em fase de transição para a transferência da gestão dos seus serviços para o município.

28/05/2024

Maternidade Odete Valadares realiza evento sobre o Dia Mundial de Doação do Leite Humano

Banco de Leite Humano da unidade da Fhemig é referência em Minas Gerais e atende cerca de 100 bebês por mês

O Banco de Leite Humano (BLH) da Maternidade Odete Valadares (MOV) - da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), realizou nesta segunda-feira (27/5) um evento em comemoração ao Dia Mundial de Doação de Leite Humano (19/5) para homenagear as doadoras e discutir, junto aos representantes de outros postos de coleta do estado, sobre questões importantes da amamentação. 

22/05/2024

Hospital Eduardo de Menezes, protagonista nos atendimentos em epidemias, completa 70 anos


Servidores e diretores da Fhemig comemoraram a trajetória da unidade referência em doenças infectocontagiosas

O Hospital Eduardo de Menezes, da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), completa hoje (22/5) 70 anos de uma história de grande importância para a população. Referência em infectologia e dermatologia sanitária, a unidade presta assistência hospitalar de média e alta complexidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), atuando prontamente nas epidemias que marcaram os últimos anos. Para celebrar a data, o hospital realizou um evento que reuniu servidores e diretores da Fhemig. 

20/05/2024

Doar leite: um ato de amor

Dia Mundial da Doação de Leite Humano incentiva a atitude, que salva vidas de bebês prematuros; Banco de Leite da maternidade da Fhemig é referência no estado

1 ml de leite – esta quantidade pode nutrir um recém-nascido prematuro, em cada refeição, a depender de seu peso. A doação de leite materno é fundamental para ampliar as chances de recuperação de bebês prematuros ou de baixo peso que estão internados em UTIs neonatais, além de proporcionar um desenvolvimento mais saudável por toda a vida. Por isso, o Dia Mundial de Doação de Leite Humano, comemorado em 19 de maio, lembra a importância desse ato.

14/05/2024

Cirurgia Plástica retorna ao Hospital Júlia Kubitschek com mutirão

Foram 12 horas dedicadas à reconstrução mamária na véspera do Dia das Mães

No último sábado, 11/5, seis pacientes do Complexo Hospitalar de Especialidades da Fhemig (CHE) – que reúne os hospitais Júlia Kubitschek (HJK) e Alberto Cavalcanti (HAC), foram submetidas a cirurgias para a reconstrução mamária pós-mastectomia e pós-bariátrica, dentro do mutirão que marcou o retorno do serviço ao HJK – referência em cirurgia reparadora para o Sistema Único de Saúde (SUS) e um dos pilares da residência médica na Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig).

13/05/2024

Profissionais da enfermagem se destacam na Fhemig pela dedicação diária e grande contingente

Semana dedicada à categoria reconhece a relevância desses profissionais no cuidado com o paciente

É fácil identificá-los: são as mãos que afagam o ombro, amparam a cabeça, secam as lágrimas e amenizam a dor à beira do leito. Constituem mais da metade (51%) da força de trabalho da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) - que soma quase 13 mil servidores. Juntos, formam uma categoria que contribui, diariamente, para o bem-estar, o cuidado e a assistência na saúde pública mineira.

12/05/2024

Mães raras mostram rotina de dedicação e amor aos filhos

Crianças de vários locais do estado realizam acompanhamento em unidade da Fhemig, em BH, que é centro de referência em doenças raras

As doenças raras afetam até 65 pessoas a cada 100.000 indivíduos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Muito além dos números, há histórias de vida de mães que abdicam de tudo para estar com seus filhos, já que, geralmente, são elas que assumem o papel de principal cuidadora. A entrega e a dedicação integral à criança vêm juntas de vários desafios, mas também de amor incondicional e uma conexão especial.

03/05/2024

MG Transplantes apoia campanha de incentivo à doação de órgãos promovida por veteranos da Força Aérea

Embora o volume de doações no estado tenha sido o melhor da última década, a fila de espera aumentou

Para expandir o desempenho do ano passado, quando o número de doadores e de cirurgias no estado cresceu 20% em comparação ao período pré-pandemia, neste ano, o MG Transplantes (MGTX), da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), impulsiona a sua política de parcerias com setores da sociedade, a fim de ampliar a campanha de conscientização para a doação de órgãos e tecidos.

02/05/2024

Hospital João XXIII alerta para aumento de 30% no número de atendimentos a acidentes com motocicletas

Maio Amarelo lembra a importância de comportamentos mais seguros no trânsito

Todos os dias o Hospital João XXIII, da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), recebe novas vítimas de acidentes no trânsito que, na maioria das vezes, poderiam ser evitados se as leis fossem respeitadas. Somente no ano passado, a unidade registrou um total de 8.631 atendimentos a vítimas de acidentes envolvendo pedestres, carros de passeio, caminhões, camionetes, ônibus e motos. Desse total, 5.707 são ocupantes de motocicletas. Este ano, os números podem ser ainda piores. Isso porque de janeiro a março já foi registrado um aumento de mais de 30% nos atendimentos a motociclistas ou garupeiros, em relação ao mesmo período do ano passado.

26/04/2024

Governo de Minas anuncia R$ 70 milhões em investimentos para o Hospital Regional João Penido

Em Juiz de Fora, Secretaria de Estado de Saúde e Fundação Hospitalar do Estado vistoriam unidade e acompanham as melhorias entregues e em andamento

O Governo de Minas Gerais anunciou, nesta sexta-feira (22/4), em Juiz de Fora, a destinação de R$ 70 milhões do orçamento do Estado para investir ainda mais na qualidade da assistência do Hospital Regional João Penido (HRJP), referência para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) na Zona da Mata mineira.

26/04/2024

Hospital Regional João Penido, em Juiz de Fora, irá abrir pronto atendimento e ampliar serviços do SUS para 94 municípios da região

Parceria possibilitará diversas melhorias para a população, como abertura da Unidade de Queimados e acompanhamento de crianças traqueostomizadas

Abertura do pronto atendimento, aumento de mais de 30% no total de leitos, com implantação de serviços de neurologia, neurocirurgia, cuidados prolongados, Unidade Neonatal Intermediária convencional e canguru, atendimento especializado à criança traqueostomizada e ao queimado, além do banco de leite humano. Essas são algumas das melhorias previstas para o Hospital Regional João Penido, em Juiz de Fora, com o início da parceria com uma Organização Social (OS).

24/04/2024

Hospital Cristiano Machado vai ampliar atendimentos e serviços para os usuários do SUS em Sabará e região

Celebração de parceria prevê aumento de leitos e oferta de procedimentos de média e alta complexidade

A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) publicou, nesta quarta-feira (24/4), novo edital para celebração de contrato de gestão com entidade qualificada ou que tenha intenção de se qualificar como Organização Social (OS) para o Hospital Cristiano Machado (HCM), localizado em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O documento atual traz adequações de caráter técnico nos critérios de seleção.

23/04/2024

Hospital João XXIII revisará o Plano de Atendimento a Múltiplas Vítimas, acionado em casos de catástrofes

Atualização do Plamv é recorrente e prepara a equipe para atuar nos variados contextos de urgência, como nas tragédias de Mariana e Brumadinho

Quando se fala em atendimento de urgência na capital mineira, uma das principais referências é o Hospital João XXIII – do Complexo Hospitalar de Urgência e Emergência (CHU) da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig). A unidade atuou com excelência em casos marcantes, que envolveram diversas vítimas, como rompimentos de barragens e incêndios. A agilidade do atendimento, que salvou muitas vidas, foi garantida pelo acionamento do Plano de Atendimento a Múltiplas Vítimas (Plamv), que passará por nova atualização nos próximos meses.