Casa de Saúde Santa Fé

Endereço

Avenida Nossa Senhora do Monte Calvário, 577
Bairro Santa Fé
Três Corações/MG
CEP 37410-000

Horário de funcionamento
Segunda a sexta-feira, das 7h às 16h (Ambulatórios e Centro de Reabilitação Física)

Linhas de ônibus
Linha 11 – Colônia Santa Fé

Telefone (geral)
(35) 3239-1300

Direção
Roberto Rodrigues Corrêa
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Perfil assistencial

  • Ambulatório de Especialidades Médicas e Odontologia - atendimento em 11 clínicas, inclusive Hanseníase. São elas: Angiologia, Cardiologia, Cirurgia, Dermatologia, Ginecologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Ortopedia, Pediatria, Psiquiatria e Odontologia.
    Agendamento realizado por telefone: (35) 3239-1324 ou (35) 3239-1342.

  • Centro de Reabilitação Física – CRF - nível Intermediário (Centro Especializado em Reabilitação nível II – CER II) - referência em reabilitação física, conta com uma equipe multidisciplinar para a prestação de serviços especializados na avaliação e tratamento de pessoas com deficiência física e auditiva.
    Os pacientes devem comparecer ao Centro de Reabilitação Física com o pedido de indicação do tratamento; CPF, RG, cartão do SUS e comprovante de residência.
  • Serviço de Apoio de Diagnósticos - comparecer à recepção dos setores (Laboratório, Raio-X, sala de Eletrocardiograma) com o pedido médico para a realização do exame; CPF, RG, cartão do SUS e comprovante de residência.
  • Unidade Hospitalar – 20 leitos de Clínica Médica.
  • A CSSFé não tem Pronto atendimento.

 

Histórico

A Casa de Saúde Santa Fé, inaugurada em 1942, em Três Corações, no Sul de Minas Gerais, fica a 8 km do centro da cidade e a 290 km de Belo Horizonte. Inicialmente, teve como finalidade abrigar e cuidar de pessoas acometidas pela hanseníase.

Com o avanço tecnológico e os estudos acerca da hanseníase, foram abertas novas perspectivas aos "hospitais colônia", uma vez que o tratamento passou a ser ambulatorial. Desde então, várias reformas foram sendo sistematizadas visando à criação de serviços abertos à população do município e da região.

Com a inauguração do Centro de Reabilitação Física (CRF) da Casa de Saúde Santa Fé, em 9 de março de 2006, cerca de 750 mil pessoas, de 50 municípios referenciados que fazem parte da Macrorregião Sul, tiveram acesso ao atendimento especializado. A obra possui 1.289 m2 e é resultado de investimentos do Estado.