27/03/2020

Fhemig abre vagas temporárias com início imediato

A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) abre hoje chamamento emergencial de profissionais para somarem às equipes que estão atuando no enfrentamento ao COVID-19. As vagas são temporárias e imediatas para as unidades: Hospital Eduardo de Menezes (Belo Horizonte), Hospital Regional João Penido (Juiz de Fora) e Hospital Regional Antônio Dias (Patos de Minas). Os editais estão em destaque na página da Fundação, onde também devem ser feitas as inscrições: www.fhemig.mg.gov.br.

20/12/2019

Casa de Saúde São Francisco de Assis é habilitada para oferecer Unidade de Cuidados Prolongados

Foi divulgada ontem, 19 de dezembro, a Portaria 3529, que habilita 50 leitos de reabilitação física pós-trauma na Unidade de Internação em Cuidados Prolongados (UCP) da Casa de Saúde São Francisco de Assis (CSSFA), da Rede Fhemig, localizada em Bambuí - MG. A portaria também estabelece recurso do Bloco de Custeio das Ações e Serviços Públicos de Saúde, no montante anual de R$3.567.875,00, a ser incorporado ao limite financeiro de Média e Alta Complexidade (MAC) do Estado de Minas Gerais. Tais recursos orçamentários correrão por conta do orçamento do Ministério da Saúde. A CSSFA é o primeiro hospital público do Estado a oferecer leitos de Cuidados Continuados Integrados (CCI) – metodologia utilizada nas UCP’s - e o sexto no país a adotar essa proposta inovadora.

26/03/2020

Infectologista da Fhemig esclarece sobre ação do coronavírus em crianças

Com a chegada do COVID-19 (coronavírus), muitas dúvidas e receios vêm surgindo, especialmente para quem tem crianças em casa. De acordo com a infectologista pediátrica do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Infantil João Paulo II (HIJPII), da Rede Fhemig, Daniela Caldas Teixeira, estudos que avaliaram o comportamento da doença em outros países demonstram que as crianças responderam por um percentual baixo em relação ao total de casos diagnosticados e, quando infectadas, apresentavam-se, em sua maioria, com ausência de sintomas ou com doença leve - com a manifestação de vias aéreas superiores como um resfriado comum.

14/02/2020

Fhemig abre processo seletivo para Hospital Júlia Kubitschek

O presidente da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais torna público que estarão abertas, das 9 horas do dia 17 de fevereiro  até as 17 horas do dia 21 de fevereiro de 2020 (horário de Brasília), inscrições no sítio eletrônico www.fhemig.mg.gov.br para cadastramento de currículos, visando a formação de quadro de cadastro reserva (CR) para as funções de Auxiliar Administrativo e Nutricionista para atuar no Hospital Júlia Kubitschek - HJK, em Belo Horizonte.

19/12/2019

HJK encerra Projeto Lean nas Emergências com resultados expressivos

Após o evento de conclusão do projeto Lean nas Emergências (Proadi-SUS) no Hospital Infantil João Paulo II, foi a vez de o Hospital Júlia Kubitschek (HJK) apresentar os resultados após três meses de participação no programa. A cerimônia de encerramento no HJK aconteceu ontem (18), no Espaço Cinema da unidade, e contou com a participação do presidente da Fhemig, Fábio Baccheretti, além de diretores, gestores, consultores e servidores do hospital.

24/03/2020

Hospital João XXIII alerta para risco de queimaduras em ambiente doméstico

Com o avanço da pandemia pelo novo coronavírus, muita gente tem recorrido ao álcool gel para higienização das mãos e de superfícies. E como o produto tem esgotado nas prateleiras, a Câmara dos Deputados aprovou recentemente o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 87/20, que autoriza, por 90 dias, a comercialização de álcool etílico hidratado na graduação de 70% em embalagens maiores. A proposta ainda irá para aprovação do Senado.

12/02/2020

Fhemig abre processo seletivo para o Hospital Cristiano Machado

O presidente da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais torna público que estarão abertas, das 9 horas do dia 13 de fevereiro  até as 17 horas do dia 17 de fevereiro de 2020 (horário de Brasília), inscrições no sítio eletrônico www.fhemig.mg.gov.br para cadastramento de currículos, visando contratação para as funções de Técnico de Enfermagem e Terapeuta Ocupacional e formação de quadro de cadastro reserva para a função de Técnico de Informática para atuar no Hospital Cristiano Machado - HCM, em Sabará.

11/12/2019

Hospital Alberto Cavalcanti promove mutirão para avaliar lesões de pele

A iniciativa, que faz parte do Dezembro Laranja, campanha para prevenção de casos de câncer de pele, acontece no dia 13 de dezembro na unidade.

O Hospital Alberto Cavalcanti (HAC) promoverá no dia 13 de dezembro um mutirão, aberto ao público, para avaliar lesões de pele e orientar as pessoas sobre a prevenção do câncer de pele, tema do Dezembro Laranja. O mutirão será de 13 às 19 horas, no Ambulatório de Especialidades do hospital: Rua Camilo de Brito, 636, no bairro Padre Eustáquio (BH).

31/01/2020

Fhemig abre processo seletivo para o Hospital Alberto Cavalcanti

O presidente da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais torna público que estarão abertas, das 9 horas do dia 4 de fevereiro  até as 17 horas do dia 7 de fevereiro de 2020 (horário de Brasília), inscrições no sítio eletrônico www.fhemig.mg.gov.br para cadastramento de currículos, visando formação de quadro de cadastro reserva para as funções de Técnico de Enfermagem e Enfermeiro para atuar no Hospital Alberto Cavalcanti - HAC, em Belo Horizonte.

05/03/2020

Fhemig abre processo seletivo para o Hospital Alberto Cavalcanti

O presidente da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais torna público que estarão abertas, das 9 horas do dia 9 de março até as 17 horas do dia 12 de março de 2020 (horário de Brasília), inscrições no sítio eletrônico www.fhemig.mg.gov.br para cadastramento de currículos, visando formação de quadro de cadastro reserva para a função de Técnico de Patologia Clínica para atuar no Hospital Alberto Cavalcanti (HAC), em Belo Horizonte.

31/01/2020

Fhemig abre processo seletivo para a Casa de Saúde Santa Fé

O presidente da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais torna público que estarão abertas, das 9 horas do dia 3 de fevereiro  até as 17 horas do dia 14 de fevereiro de 2020 (horário de Brasília), inscrições no sítio eletrônico www.fhemig.mg.gov.br para cadastramento de currículos, visando contratação para a função de Técnico de Patologia Clínica para atuar na Casa de Saúde Santa Fé, em Três Corações.

10/12/2019

Fhemig busca parcerias para modernizar sua rede de hospitais

O presidente da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), Fábio Baccheretti Vitor, participou, na terça-feira (10), no painel Gargalos e Oportunidades, do evento #Vem Pra Minas: Tecnologia e Serviços em Saúde, realizada pela Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (INDI) e pelo Sindicato da Indústria de Software e da Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Sindinfor). Fábio falou para um grupo formado por investidores na área da saúde que possam identificar oportunidades de investimento para a Fhemig, num cenário em que Minas ocupa o segundo lugar no ranking nacional de biotecnologia. 

03/03/2020

Fhemig formaliza contrato com a Prefeitura de Belo Horizonte

A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) formalizou o Protocolo de Cooperação entre Entes Públicos com a Prefeitura de Belo Horizonte - depois de nove anos, que passa a vigorar em 2020 e tem vigência de 60 meses. A publicação do contrato saiu nesta terça-feira (3 de março) na imprensa oficial.

23/01/2020

Fhemig doa terras a ex-internos de antiga colônia de hanseníase

O presidente da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), Fábio Baccheretti Vitor, assinou, no último dia 26 de dezembro, a escritura que formaliza a doação das terras, até então pertencentes à Fhemig, aos ex-internos da antiga colônia de hanseníase, hoje Casa de Saúde Santa Izabel (CSSI), localizada em Betim. Ao todo, são 3,4 milhões de metros quadrados doados, que beneficiarão 3000 famílias, ou cerca de 10 mil pessoas.

06/12/2019

HEM é o primeiro hospital de Minas Gerais a registrar em prontuário práticas integrativas e complementares

Hospital Eduardo de Menezes alcança resultados significativos com adoção das PICS em sua rotina assistencial

O Hospital Eduardo de Menezes (HEM), da Rede Fhemig, é o primeiro hospital de Minas Gerais a registrar em prontuário os atendimentos em práticas integrativas e complementares em saúde (PICS). Ao adotar a medida, a unidade documenta a evolução dos quadros de saúde dos pacientes atendidos e consolida a atenção integral.

03/03/2020

Projeto Lean nas Emergências chega ao HJXXIII

 Após obter resultados positivos no Hospital Júlia Kubitschek (HJK) e no Hospital Infantil João Paulo II (HIJPII), o projeto Lean nas Emergências, viabilizado por meio do Proadi- SUS, do Ministério da Saúde, em parceria com o Hospital Sírio Libanês, começou a ser implantado no Hospital João XXIII a partir do mês de fevereiro. O principal objetivo é reduzir a superlotação da emergência, além de evitar desperdícios como, por exemplo, excesso de estoque, retrabalho, reduzir o tempo de espera e potencializar os talentos.

04/12/2019

Fhemig se prepara para oferecer cirurgia de adequação de gênero a partir de 2020

Ambulatório Anyky Lima completa dois anos com avanços e garantia de acesso à saúde à população transexual e travesti de Minas Gerais

Usuários do Ambulatório Multidisciplinar Especializado no Processo Transexualizador (Ametrans), do Hospital Eduardo de Menezes (HEM), também conhecido como Ambulatório Anyky Lima, terão acesso a cirurgias de adequação de gênero a partir do ano que vem. A instituição se prepara para a oferta, por meio de processo de habilitação, que requer parecer favorável da Secretaria Municipal de Belo Horizonte. A expectativa é que, em 2020, o serviço deverá ser disponibilizado. O anúncio foi feito pelo presidente da Fhemig, Fábio Baccheretti Vitor, durante comemoração dos dois anos do serviço na última quinta-feira (28/11).

02/03/2020

Fhemig abre processo seletivo para o Hospital Regional Antônio Dias

O presidente da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais torna público que estarão abertas, das 9 horas do dia 4 de março até as 17 horas do dia 8 de março de 2020 (horário de Brasília), inscrições no sítio eletrônico www.fhemig.mg.gov.br para cadastramento de currículos, visando a formação de quadro de cadastro reserva (CR) para as funções de Enfermeiro, Técnico de Enfermagem e Técnico de Radiologia para atuar no Hospital Regional Antônio Dias (HRAD), em Patos de Minas.

17/01/2020

SES-MG realiza coletiva de imprensa sobre casos de intoxicação exógena por Dietilenoglicol

Nesta sexta-feira (17/01), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realizou, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, coletiva de imprensa acerca dos casos de intoxicação exógena por Dietilenoglicol. A coletiva contou também com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte (SMSBH), da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG) e da Fundação Ezequiel Dias (FUNED).

03/12/2019

Hospital Infantil João Paulo II torna-se Centro de Referência em Doenças Raras de Minas Gerais

Ministério da Saúde credenciou unidade da Fhemig como primeiro Serviço de Atenção Especializada em Doenças Raras do Estado.

Foi anunciado nesta terça-feira, dia 3 de dezembro, pelo Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, o credenciamento do Hospital Infantil João Paulo II (HIJPII), da Rede Fhemig, como o primeiro Centro de Referência em Doenças Raras de Minas Gerais.

27/02/2020

Hospital João XXIII contabiliza atendimentos durante o carnaval em BH

O Hospital João XXIII, referência estadual em atendimento a traumas graves, mais uma vez destacou-se na assistência aos pacientes que chegaram à urgência durante o período do carnaval. Entre os dias 21 e 26 de fevereiro, foram contabilizados 1.374 atendimentos, comparados, no mesmo período, a 1.131 em 2019 e a 1.460, em 2018.

26/12/2019

Prorrogadas inscrições para processo seletivo para CHPB

O presidente da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais torna público que estarão abertas, das 9 horas do dia 23 de dezembro de 2019 até as 17 horas do dia 29 de dezembro de 2019 (horário de Brasília), inscrições no sítio eletrônico www.fhemig.mg.gov.br para cadastramento de currículos, visando contratação para a função de Técnico de Enfermagem para atuar no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena - CHPB.

03/12/2019

Abertas inscrições para Processo Seletivo de Residência Multiprofissional

Encerram-se no dia 9 de dezembro as inscrições para o Processo Seletivo de Residência em Área Profissional de Saúde, da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig). Ao todo, são seis programas oferecidos para profissionais das áreas de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional. As inscrições serão realizadas somente pela internet, no endereço www.ibgpconcursos.com.br.

26/12/2019

Fhemig abre processo seletivo para a Maternidade Odete Valadares

O presidente da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais torna público que estarão abertas, das 09 horas do dia 02 de janeiro de 2020 até às 17 horas do dia 08 de janeiro de 2020 (horário de Brasília), inscrições no sítio eletrônico www.fhemig.mg.gov.br para cadastramento de currículos, visando formação de quadro de cadastro de reserva para as funções de Técnico de Enfermagem, Enfermeiro, Enfermeiro Intensivista, Enfermeiro Neonatologista e Enfermeiro Obstetra para atuar na Maternidade Odete Valadares (MOV).

 

02/12/2019

Pioneiro na saúde estadual, ambulatório de PrEp amplia papel do Hospital Eduardo de Menezes

 Prevenção e gerenciamento do risco são fortalecidos com ações do ambulatório de profilaxia pré-exposição (PrEP) do HEM

Perto de completar dois anos, o Ambulatório de Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEp) do Hospital Eduardo de Menezes (HEM), da Rede Fhemig, única unidade hospitalar que oferece o programa na rede de saúde estadual, tem contribuído de forma efetiva para o autocuidado, a qualidade de vida e o acesso à saúde integral dos seus usuários. Anualmente, são realizadas quase 300 novas consultas, de um total de aproximadamente 700 atendimentos por ano.