13/04/2021

Fhemig apresenta balanço das práticas de segurança do paciente após um ano de pandemia

Passado mais de um ano desde o início da pandemia do coronavírus, a demanda por leitos está em seu nível máximo e pacientes continuam chegando com quadros graves aos hospitais. Porém, a experiência trazida com o atendimento à doença, treinamentos, elaboração de protocolos e mudanças logísticas e estruturais nas unidades objetivando a ampliação de leitos gerou um grande aprendizado para a área da saúde como um todo. Neste mês, quando é realizada a campanha “Abril pela Segurança do Paciente”, do Ministério da Saúde, a Rede Fhemig faz um balanço de suas ações relativas às práticas realizadas em meio aos esforços voltados para a assistência de pacientes com a covid-19.

08/04/2021

MOV cria iniciativa de acolhimento emocional para trabalhadores

Em funcionamento desde o início deste ano, o Espaço Escutar tem o objetivo de ouvir e amparar os profissionais da unidade.

Em meio ao momento atual de pandemia, permeado por angústias, incertezas e dor, a escuta qualificada se apresenta como uma importante estratégia de acolhimento. Com o intuito de contribuir com a resolução de demandas emocionais dos trabalhadores da Maternidade Odete Valadares (MOV), a servidora Rosane Guimarães Soares, que possui formação em psicologia, implantou, no início deste ano, o Espaço Escutar.

07/04/2021

Hospital Eduardo de Menezes abre 10 leitos de terapia intensiva

O Hospital Eduardo de Menezes (HEM), principal referência no atendimento aos casos de covid-19 na rede estadual pública de saúde, abriu nessa terça-feira (6/4), 10 novos leitos de terapia intensiva, aumentando a oferta ao Sistema Único de Saúde (SUS) municipal e do Estado. O Eduardo de Menezes operava até então com 30 leitos de terapia intensiva e 70 de enfermaria - incluindo 15 de terapia semi-intensiva. Com a crescente demanda por vagas na UTI, foram redimensionados os leitos, revertendo 10 de enfermaria para pacientes que necessitam de cuidados intensivos.

24/03/2021

Banco de Leite Humano da Maternidade Odete Valadares convoca doadoras

Hoje, dia 24 de março de 2021, a Maternidade Odete Valadares (MOV) completa 66 anos de existência. Referência em Minas Gerais na assistência integral à saúde da mulher e do neonato, a unidade enfrenta, atualmente, o desafio de manter os estoques de leite humano abastecidos em níveis satisfatórios, diante das dificuldades ocasionadas pela pandemia de covid-19 em seu momento de maior disseminação e contágio desde o ano passado.

20/03/2021

Comunicado à população

A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) informa à população mineira que, a partir do dia 22 de março, segunda-feira, o Hospital Júlia Kubitschek (HJK) passará a atender integralmente aos casos suspeitos e confirmados de covid-19, respondendo à solicitação da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte para ampliar a oferta de leitos exclusivos a esses pacientes. A decisão é necessária diante do aumento expressivo dos casos registrado nos últimos dias e, consequentemente, da demanda crescente por atendimento hospitalar.

20/03/2021

Governo de Minas amplia ainda mais oferta de leitos na rede pública

Na Fhemig, 33 novas unidades de terapia intensiva foram disponibilizadas para público adulto e infantil

Em mais uma ação de enfrentamento à pandemia para salvar vidas, o Governo de Minas Gerais abriu, nesta semana, mais 33 leitos de UTI nos hospitais da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig). A ação vem acompanhada da contratação de 31 profissionais entre médicos e técnicos de Enfermagem.

09/03/2021

Balneoterapia é reinaugurada na Unidade de Queimados do HJXXIII

A sala de balneoterapia foi entregue totalmente reformada aos pacientes da Unidade de Tratamento de Queimados Prof. Ivo Pitanguy, do Hospital João XXIII, no dia 2 de março. A Balneoterapia foi criada em 2010 e é o local onde são realizados os banhos e as trocas de curativos de forma segura e confortável para os pacientes. A prática desse procedimento garante uma fundamental redução nas infecções comuns em caso de queimaduras.

08/03/2021

Mulheres na linha de frente: profissionais da Saúde enfrentam plantões de até 24h na luta contra a covid-19

A enfermeira Didi, a técnica de enfermagem Sandra e a psicóloga Palowa falam dos maiores desafios nesse um ano de pandemia.

“Covid, covid, covid!”, grita a enfermeira Adileia Pereira de Jesus, a Didi, de 52 anos, quando o neto de 7 anos corre para abraçar a vó que chega de mais um plantão no Hospital Eduardo de Menezes, em Belo Horizonte. O menino sente saudade do hábito carinhoso que tinha antes da pandemia da covid-19, quando os abraços não representavam um risco à saúde pública.