17/09/2019

Trabalho de servidores da MOV resulta em publicação de livro sobre morte perinatal

“Lidar com o óbito de um feto ou de um recém-nascido é uma experiência em que a velocidade com que se vai da vida à morte pode dar a impressão de um delírio. Mesmo que o bebê não tenha nascido, nasceu ali uma mãe e um pai. E a sociedade, de forma geral, tende a subestimar essa dor, incentivando que esses pais superem rapidamente, ‘virem a página’ e não possam sequer viver o luto”. A fala é da pediatra neonatologista da Maternidade Odete Valadares (MOV), Gláucia Maria Moreira Galvão. Ela é responsável pela tradução brasileira de um simpósio sobre o tema, realizado em 2014, pela Associação Agapa, na França. O material resultou na recente publicação do livro Morte Perinatal.

16/09/2019

Experiência em cuidados paliativos leva Fhemig a estender prática a outras unidades da rede

Até dezembro serão cinco hospitais com atendimento em cuidados paliativos

Os resultados positivos alcançados pelos hospitais Infantil João Paulo II (HIJPII) e Eduardo de Menezes (HEM), com a inclusão dos cuidados paliativos em sua prática assistencial cotidiana, impulsionaram a implantação do serviço em mais três hospitais da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), maior rede de hospitais públicos do Sistema Único de Saúde (SUS).

12/09/2019

Com resultados positivos e consolidação do seu papel, ambulatório trans completa seis meses de ampliação do horário de atendimento

Fhemig reforça seu protagonismo com ambulatório trans

Primeiro serviço ambulatorial de atenção especializada no processo transexualizador da saúde pública estadual, destinado à população trans (travestis e transexuais) de Minas Gerais, o Ambulatório Trans Anyky Lima, do Hospital Eduardo de Menezes (HEM), da Rede Fhemig, completa hoje (12/9) seis meses da ampliação do seu horário de atendimento, com um saldo de quase 500 usuários atendidos e a garantia da continuidade do tratamento por meio das consultas de retorno.

11/09/2019

Laboratório do Hospital João XXIII mantém certificação ISO 9001:2015

Área se consolida como referência técnica para demais hospitais da Fhemig

O Laboratório de Patologia Clínica do Hospital João XXIII (HJXXIII) obteve, no dia 23 de agosto, resultado favorável à manutenção da certificação ISO 9001:2015, após apresentar todos os requisitos de gestão de qualidade necessários. A auditoria ficou a cargo da Fundação Vanzolini, que não detectou nenhuma não conformidade em sua avaliação.

10/09/2019

Setembro Amarelo: amparo é a melhor prevenção ao suicídio

Amarelo é a cor, segundo o Código de Trânsito, que sinaliza atenção nos semáforos urbanos. Esse conceito pode ser utilizado também quando definimos a importância do Setembro Amarelo: a atenção é essencial quando se trata de prevenir casos de suicídio. Frases que podem ser consideradas banais devem ser observadas com maior cuidado quando são ditas com frequência, como “quero sumir”, “estou cansado de tudo”, “vou deixar vocês em paz”, “eu queria poder dormir e nunca mais acordar”. A manifestação pode revelar um sofrimento intenso, uma dor insuportável que precisa de ajuda, mas, principalmente, de muita sensibilidade para ser identificada, acolhida, escutada e cuidada.

09/09/2019

Oficina de Alfabetização muda a vida de pacientes da CSSI

Desde agosto do ano passado, a vida de alguns dos pacientes institucionalizados da Casa de Saúde Santa Izabel (CSSI), da Rede Fhemig, tem mudado. Isso porque eles finalmente estão tendo a oportunidade de aprender a ler e a escrever, com a criação da Oficina de Alfabetização na unidade. 

06/09/2019

Fhemig abre processo seletivo para Hospital Júlia Kubitschek

O presidente da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais torna público que estarão abertas, das 9 horas do dia 9 de setembro de 2019 até às 17 horas do dia 11 de setembro de 2019 (horário de Brasília), inscrições no sítio eletrônico www.fhemig.mg.gov.br para cadastramento de currículos, visando formação de quadro de cadastro reserva para as funções de Técnico de Farmácia e Técnico de Informática para atuar no Hospital Júlia Kubitschek - HJK, em Belo Horizonte.

05/09/2019

Fhemig aumentará em 300% os leitos para pacientes com câncer

A iniciativa é fundamental para os pacientes de uma doença onde reduzir o tempo de espera significa aumentar consideravelmente suas chances de cura

A partir do dia 9 de setembro, com a reestruturação do Hospital Alberto Cavalcanti – que passará a se dedicar exclusivamente à assistência oncológica, a unidade irá oferecer um aumento de 300% nos leitos de internação para pacientes com câncer, suprimindo, assim, a demanda dessa assistência não só no município de Belo Horizonte, já que o hospital é referência estadual nesse atendimento.