28/10/2021

Vocação para servir

Nesta quinta-feira (28/10), Dia do Servidor, profissionais da Fhemig falam sobre o significado, a importância e a responsabilidade pelo exercício da carreira pública

Em algum momento de suas vidas, os quase 13 mil profissionais da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) decidiram se tornar servidores públicos. A escolha significa mais do que se qualificar - por meio de concurso público, para os cargos efetivos -, representa comprometimento, dedicação e preparo contínuo para servir à população.

25/10/2021

Vagas abertas para contratação imediata na Fhemig

A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais está com processos seletivos publicados para diversos cargos e unidades, ofertando vagas para contrato temporário e início imediato no Complexo Hospitalar de Urgência (Hospitais João XXIII, Infantil João Paulo II e Maria Amélia Lins), no Complexo de Especialidades (Hospitais Júlia Kubitschek e Alberto Cavalcanti) e no MG Transplantes.

25/10/2021

Hospital Alberto Cavalcanti realiza seminário de cuidados paliativos

O serviço é oferecido aos pacientes ambulatoriais, de interconsulta e da enfermaria; o hospital  também promove treinamento para as equipes

Será realizado amanhã (26/10), às 10h, o evento de encerramento do “II Seminário do Serviço de Cuidados Paliativos do Hospital Alberto Cavalcanti (HAC)”, que tem como tema principal, nesta edição, “Vínculo Terapêutico: repercussões”. O evento, voltado principalmente aos profissionais de saúde, foi realizado ao longo do mês de outubro e celebra o Dia Internacional dos Cuidados Paliativos, comemorado sempre no segundo sábado deste mês.

22/10/2021

Romeu Zema anuncia melhorias para a Saúde de Barbacena e região

Além de R$ 10 milhões para UPA, serão repassados mais recursos para hospitais da cidade e para o SAMU regional

O governador Romeu Zema anunciou nesta sexta-feira (22/10), em Barbacena, no Campo das Vertentes, investimentos para a área da Saúde do município e região. A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) vai ceder um prédio localizado no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena (CHBP), hoje inutilizado, para que a Prefeitura de Barbacena possa fazer a reforma e implementar um novo Centro de Especialidades Médicas (CEM) no local. A iniciativa vai garantir a assistência adequada à população mineira.

22/10/2021

Hospital João XXIII é destaque no 4º Workshop do Projeto Lean nas Emergências

Entre os 40 hospitais do Brasil que participaram do ciclo 4 da implantação da filosofia, a unidade da Fhemig está entre os três que apresentaram os melhores resultados

O Hospital João XXIII (HJXXIII), administrado pela Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), participou, hoje (22/10), do “4º Workshop do Projeto Lean nas Emergências”. O evento foi on-line e marcou o encerramento do projeto nas unidades participantes do ciclo 4, com a apresentação dos resultados alcançados, que tem como principal objetivo reduzir a superlotação nos pronto-socorros.

21/10/2021

Maternidade Odete Valadares inaugura novas instalações da área administrativa

A mudança irá possibilitar a ampliação e otimização dos serviços assistenciais prestados na unidade

A Maternidade Odete Valadares (MOV), administrada pela Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), inaugurou nessa quarta-feira (20/10) as novas instalações de sua área administrativa. A mudança, além de promover a melhoria do ambiente de trabalho, irá viabilizar a ampliação da área física hospitalar dedicada à assistência, permitindo o aumento dos serviços prestados pela maternidade - que atua há 66 anos como referência em sua área para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

18/10/2021

Fhemig adere ao Enare e seleção de residentes será feita em nível federal

A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) é uma das 81 instituições que aderiram ao Exame Nacional de Residências (Enare), criado recentemente pelo Governo Federal. O processo seletivo de 2021 será organizado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), órgão vinculado ao Ministério da Educação. As inscrições serão abertas aos candidatos às residências médicas e multiprofissionais no dia 20/10 e se encerram em 8 de novembro. Podem ser feitas por meio do site: https://enare.ebserh.gov.br/, onde também estão detalhadas as informações dos editais.

18/10/2021

Dedicação e aprendizado contínuo: médicos relatam suas experiências no atendimento aos pacientes

Gerações diferentes, mesmos desafios: em curtas histórias, relatos de médicos que se dedicam ao aprimoramento da assistência aos seus pacientes

A Rede Fhemig é referência também pelo seu corpo médico, que atua com excelência nas mais variadas áreas de atendimento, o que pode ser explicado por ser uma das principais instituições do país na formação de médicos residentes em diversas especialidades, com o objetivo de qualificar profissionais para o SUS e atender às necessidades da população brasileira. Dois profissionais da Fhemig, de diferentes gerações e áreas de atuação, contam um pouco sobre sua história, seus desafios e suas expectativas, representando seus colegas neste Dia do Médico.

Maternidade Odete Valadares comemora 35 anos do Banco de Leite Humano

A unidade da Fhemig realizará um evento em comemoração às mais de três décadas de serviços prestados com excelência

O Banco de Leite Humano (BLH) da Maternidade Odete Valadares (MOV), referência em Minas Gerais, está completando 35 anos e há muito que comemorar. Ao longo desse tempo, a unidade da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), distribuiu mais de 126 mil litros de leite a 54.600 bebês prematuros, nascidos não só na MOV, mas em todo estado, além de ter prestado atendimento a 588 mil gestantes e puérperas e promovido uma série de cursos e eventos internos e externos sobre a importância do aleitamento.