03/08/2020

SMAM 2020 discute importância do aleitamento materno para um planeta mais saudável

Celebrada desde 1992, a primeira semana de agosto é dedicada, em todo o mundo, à promoção, proteção e incentivo ao aleitamento materno. A OPAS/OMS (Organização Pan-Americana da Saúde) recomenda a amamentação exclusiva até o 6º mês de vida e o aleitamento complementar por outros alimentos até pelo menos os dois anos de idade. Em 2020, a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM 2020) tem como mote o tema “Apoie o Aleitamento Materno por um Planeta Saudável”. Tal perspectiva tem o objetivo de propor uma reflexão sobre o impacto da alimentação infantil no meio ambiente e da necessidade de apoiar e estimular o aleitamento materno para a saúde do planeta e de seus habitantes.

27/07/2020

Acidentes com moto continuam sendo o principal motivo de atendimento no João XXIII

Mesmo em tempos de isolamento social, devido à pandemia do Coronavírus (Covid-19), em que o número de pessoas e veículos circulando nas ruas é consideravelmente menor, os acidentes com motociclistas continuam ganhando destaque e sendo o maior número de atendimento no Hospital João XXII (HJXXIII), referência em traumas na América Latina. Somente no primeiro semestre de 2020 foram atendidas 1940 pessoas vítimas de acidentes com moto, a maioria motoboys, que fazem uso das motocicletas para ganhar a vida. Apesar de menor que o mesmo período do ano passado, quando foram atendidas, de janeiro a junho, 2376 pessoas, o número de acidentes continua sendo motivo de preocupação. Isso porque, no Brasil, por ano, cerca de 150 mil pessoas morrem vítimas de acidentes com moto e outras cerca de 450 mil ficam com sequelas permanentes.

21/07/2020

Residência de Cirurgia Plástica do HJXXIII está entre as 4 melhores do país

Na divulgação do resultado da prova de obtenção do título de especialista, referente às avaliações realizadas nos últimos três anos, o Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital João XXIII teve a quarta maior nota do país e a maior nota de Minas Gerais dentre todos os serviços credenciados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Ao todo, são 75 serviços credenciados em todo o país e somente a SBCP emite o certificado de especialista na área da cirurgia plástica.

17/07/2020

Hospital Regional Antônio Dias comemora 90 anos

Neste dia 18 de julho, o Hospital Regional Antônio Dias (HRAD) comemora seus 90 anos de atuação na saúde pública mineira. Referência para os 33 municípios da Região Ampliada Noroeste, com mais 700 mil habitantes. A unidade presta diversos serviços assistenciais de forma estratégica, segura e eficaz, incorporando novas tecnologias, com protocolos clínicos bem definidos, dentro dos princípios do SUS. Somente no ano passado, o HRAD contabilizou 31,5 mil atendimentos e quase 4 mil internações.

17/07/2020

HJK terá aberto 40 novos leitos de CTI para atendimento à Covid-19 até o fim de julho

Seguindo o Plano de Capacidade Plena Hospitalar em Resposta à Pandemia de Covid-19, elaborado pela Diretoria Assistencial (Dirass) da Fhemig, o Hospital Júlia Kubitschek terá aberto 40 leitos de UTI para atendimento à Covid-19 em até quinze dias. Desde maio, com a ativação da segunda fase do plano, o HJK é utilizado como hospital de recebimento dos pacientes com suspeita de Covid-19. A unidade já era, desde 21 de março, durante a primeira onda do Plano, maternidade preferencial para gestantes, parturientes e puérperas com casos suspeitos ou confirmados de Covid-19, no fluxo de responsabilidade do Programa de Parceria de Investimentos PPI em Belo Horizonte.

16/07/2020

ESP-MG abre inscrições para curso de Cuidados Clínicos voltado para a SRAG

O curso, na modalidade EaD, com 30h, é destinado a profissionais de saúde que trabalham em UTIs com pacientes acometidos pela Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). A Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG), em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), abre inscrições, a partir desta quinta-feira, 16/07, para o curso “Cuidados Clínicos na Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG)”. O curso tem carga horária de 30 horas e será ofertado na modalidade de educação a distância, no formato autoinstrucional (sem tutor) e com certificação para os concluintes. A previsão para início das aulas é o dia 23 de julho de 2020.

07/07/2020

Fhemig e HAC participam do Julho Verde e alertam para a importância da prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço

Junto com o mês de julho, também dá as caras o “Julho Verde”, campanha que objetiva conscientizar a população sobre o Câncer de Cabeça e Pescoço e a importância de se fazer a prevenção. Apesar de o dia de combate à doença ser apenas no dia 27, a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP) desenvolve ao longo de todo o mês ações e atividades de promoção da informação visando o combate a este tipo de câncer. Neste ínterim, o Hospital Alberto Cavalcanti (HAC), referência estadual em oncologia, alerta para a importância da auto-observação para um diagnóstico precoce.

22/06/2020

Visita virtual e comunicação alternativa humanizam assistência aos pacientes com covid-19 internados no HEM

O uso de videochamadas e de pranchas de comunicação alternativa, como recursos para viabilizar o contato com a família e promover a compreensão das demandas dos pacientes com covid-19, internados no Hospital Eduardo de Menezes (HEM), humaniza a assistência, com impactos positivos para a saúde dos homens e mulheres atendidos na unidade, primeiro hospital de Minas dedicado exclusivamente ao tratamento do novo coronavírus.

19/06/2020

HJK e HEM recebem projeto Música e Aconchego, do Sesc MG

O Sesc Minas levou, no dia 17 de junho, pela manhã, ao HJK, o projeto Música e Aconchego, que consta de três apresentações musicais com um trio de instrutores da Orquestra de Câmara Sesc, formada pelos músicos Wâner Nogueira, Ângelo Vasconcellos e Frank Rocha. No início da tarde, a orquestra repetiu a apresentação, desta vez para os servidores do Hospital Eduardo de Menezes e para as crianças, filhos dos servidores, que a assistiram do pátio da creche da unidade, devidamente distanciadas.