13/11/2019

MOV discute prematuridade com programação dedicada ao Novembro Roxo

A vendedora Sthephany Paula Silveira Assis Andrade estava com 28 semanas de gestação quando, após uma consulta de rotina do pré-natal, precisou ser encaminhada imediatamente à Maternidade Odete Valadares (MOV), da Rede Fhemig. “A médica percebeu que eu estava dilatando muito rápido e que meu bebê nasceria em pouco tempo. Não senti dor nenhuma e, até então, a gravidez transcorria normalmente. Foi tudo tão rápido que não deu tempo sequer de ser preencher a ficha de admissão da maternidade. Meu filho nasceu na recepção, pesando apenas 1kg. Fomos prontamente atendidos por toda a equipe e só pude vê-lo horas depois, já no CTI Neonatal”, relata. Esse seria o primeiro dia dos quase 5 meses de internação que o pequeno Adrian – hoje com dois anos – enfrentaria por conta da prematuridade.

06/11/2019

Curso de Comunicação em Situações Críticas está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o Curso de Comunicação em Situações Críticas, promovido pelo MG Transplantes, com foco na preparação de profissionais de saúde para comunicação de más notícias, incluindo assuntos relacionados à entrevista familiar para a doação de órgãos e tecidos. O curso vai acontecer nos dias 16 e 17 de dezembro, das 8h às 17h, no Dayrell Hotel e Centro de Convenções, e é aberto a médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais do Estado, não apenas servidores da Fhemig.

06/11/2019

Nota sobre fumaça no Hospital João XXIII

Na manhã dessa quarta-feira (06/11), por volta das 10 horas, a área hospitalar de Belo Horizonte sofreu um apagão de energia elétrica causado, segundo a Cemig, por uma “manobra emergencial acidental”. Imediatamente, o gerador de energia do Hospital João XXIII foi acionado automaticamente e, nesse momento, houve uma dispersão anormal de fumaça causada pela combustão de óleo diesel, que alimenta o gerador. Essa fumaça teria alcançado o interior do hospital. O Corpo de Bombeiros já esteve no local e constatou que a situação já foi normalizada, não tendo havido nenhuma intercorrência assistencial durante o incidente.

01/11/2019

Ação de prevenção a infecção respiratória com o tema Halloween mobiliza servidores da UTI do HJXXIII

Profissionais da UTI Adulto do HJXXIII realizam nessa semana uma ação denominada “Qual o maior fantasma da UTI?”, com o tema Halloween, criada para disseminar entre os servidores boas práticas sobre como evitar em pacientes a pneumonia associada a ventilação mecânica (PAV). A atividade consta de um quiz, realizado entre os profissionais da UTI, que fazem perguntas entre si sobre as orientações. Caso acertem, ganham um doce, em referência à tradição do Dia das Bruxas. 

01/11/2019

Fhemig abre formação de cadastro reserva para assistente social

O Presidente da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) torna público que estarão abertas, das 09h do dia 04 de novembro de 2019 até as 17h do dia 08 de novembro de 2019 (horário de Brasília), as inscrições, neste sítio eletrônico, para cadastramento de currículos, visando a formação de quadro de cadastro reserva para a função de assistente social, para atuar na Casa de Saúde Santa Fé (CSSFé), em Três Corações.

31/10/2019

Simpósio de Cirurgia do Trauma do Hospital João XXIII reverencia precursores da área

O Simpósio também destacou o pioneirismo mineiro na história mundial da medicina

Com quase cinco décadas de existência, o Hospital João XXIII (HJXXIII) é um dos principais centros hospitalares de formação de profissionais do Brasil e do mundo. Sua posição de destaque é consequência dos resultados alcançados por gerações de profissionais, alguns pioneiros, que escreveram o nome do HJXXIII, um dos poucos hospitais brasileiros especialistas em trauma, na história da medicina nacional e internacional.

30/10/2019

Sarau das Estações e Projeto Mial realizam integração da população com trajetória de rua e contribuem para sua saúde mental

No dia 24 deste mês, usuários do Centro Mineiro de Toxicomania (CMT), dos Centros de Referência da População de Rua das regionais Centro-Sul e Leste, do Consultório de Rua da região Centro-Sul e do Centro de Convivência César Campos se reuniram no Espaço Comum Luiz Estrela para a quarta edição do Sarau das Estações, projeto colaborativo e multi-institucional, idealizado pelo Centro Mineiro de Toxicomania (CMT), da Rede Fhemig, que, por meio de atividades culturais e artísticas, promove ações terapêuticas, com resultados efetivos para a saúde mental da população com trajetória de rua atendida pelos quatro serviços.

30/10/2019

Prorrogadas inscrições para processo seletivo do Hospital Eduardo de Menezes

O presidente da Fundação Hospitalar do Estado de Minas torna público que estarão abertas, das 9 horas do dia 25 de outubro, às 17 horas do dia 31 de outubro de 2019 (horário de Brasília), inscrições no sítio eletrônico www.fhemig.mg.gov.br, para cadastramento de currículos, visando contratação para a função de Técnico de Enfermagem e formação de quadro de cadastro reserva para função de Enfermeiro para atuar no Hospital Eduardo de Menezes.

30/10/2019

Prorrogadas inscrições para processo seletivo para Instituto Raul Soares

O presidente da Fhemig torna público que estarão abertas, das 9h do dia 22 de outubro de 2019 até as 17h do dia 31 de outubro de 2019 (horário de Brasília), inscrições no sítio eletrônico www.fhemig.mg.gov.br para cadastramento de currículos, visando formação de quadro de cadastro reserva para as funções de Técnico de Enfermagem e Enfermeiro, para atuar no Instituto Raul Soares, em Belo Horizonte.