/images/banners/minas_on_line/minasonline.jpg

Atendimento em urgência psiquiátrica para adulto

O Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena (CHPB) atende usuários psiquiátricos adultos referenciados pelo CAPS municipal, que são recebidos em regime de internação.

A Unidade de Internação de Agudos (UIA) destina-se à assistência aos usuários portadores de transtorno mental na crise, quando estes colocam a própria vida em risco ou a vida de terceiros. A unidade trabalha dentro do novo modelo assistencial que objetiva a permanência do portador de transtorno mental no interior da família e, na medida do possível, inserido na sociedade, diminuindo a segregação e estigmatização.
Neste contexto, procura desenvolver um trabalho focado no sujeito, valorizando seus aspectos sócio-culturais. A clientela atendida é bastante diversificada, seja no tocante a faixa etária, procedência, grau de instrução, nível socioeconômico, patologias diversas e variados graus de dependência química.  A terapêutica proposta pela UIA tem como pilar: o “Projeto Terapêutico Individual” (PTI) que vem atender cada usuário a partir das suas especificidades. Em todos os casos o interno será atendido pelo profissional de referência do PTI (profissional da Saúde Mental de nível superior), o psiquiatra, o médico clínico e profissionais de outras áreas do conhecimento e de atuação específica, conforme a necessidade de cada caso. Tudo isso visa uma assistência humanizada, com objetivo de promover uma relação terapêutica consistente, que resulte ao indivíduo o retorno ao convívio familiar/social de maneira mais breve, harmônica e eficaz, minimizando reinternações.

Atualmente, o CHPB junto com o Hospital Geral de Barbacena Dr. José Américo oferece 10 leitos clínicos para atenção a pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas. São internações de curta permanência durante crises de abstinência e casos de intoxicações graves, de acordo com a Portaria Nº. 148, de 31 de janeiro de 2012 do Ministério da Saúde.

Valor da taxa: Gratuito.

Documentos Necessários: Documento de identificação (Carteira de Identidade ou Carteira de Motorista ou Carteira Profissional).

Unidades onde o serviço é prestado:

Município Unidade :

FHEMIG nas redes sociais

   Twiter Facebook   

 ouvidoria

Acesso Rapido