/images/banners/minas_on_line/minasonline.png

HGV inicia Segunda Semana de Arte

Começou ontem, 26, a “Segunda Semana de Arte do Hospital Galba Velloso ‘Todos os Sonhos do Mundo’”, inspirado na poesia de Fernando Pessoa. A cerimônia de abertura aconteceu no auditório da unidade e reuniu pacientes e servidores.  

O evento foi oficialmente aberto pela diretora do Hospital Galba Velloso (HGV), Luzmarina Morelo, pela diretora assistencial da unidade, Cláudia Apgaua, e pela presidente da Fhemig, Vânia Maria Souza Melo Pinto da Cunha, que parabenizou toda a equipe da unidade pela iniciativa e continuidade da Semana de Arte. “Estou muito emocionada e feliz por estar aqui prestigiando este evento grandioso, e sensibilizada por saber o quanto um evento como este é enriquecedor para todos”, afirmou.

A abertura foi encerrada com a apresentação do grupo Lesma, que interagiu com os pacientes durante todo o tempo em que estiveram no palco, além de abrir espaço para que eles pudessem se apresentar. Entre os momentos mais marcantes, a apresentação de uma paciente que cantou a música “Pais e filhos”, do Legião Urbana, seguida por um depoimento em que ela disse ter tido sua vida mudada depois de ser internada no HGV. “Sou muito agradecida por todos os funcionários do Galba. Quando cheguei aqui, eu não falava, não andava e só me alimentava por sonda. Se não fossem vocês, eu não estaria aqui hoje”, contou emocionada.

Para a diretora da unidade, Luzmarina Morelo, experiências como estas, em que o hospital recebe artistas vindos de fora para pintar e tocar, por exemplo, são muito importantes. “Nos ajuda a mudar a nossa relação com os pacientes, pois a arte nos permite acessá-los de outra forma e enxergarmos as suas potencialidades. É o momento de subversão das regras”, afirma.

Segundo a diretora assistencial do HGV, que também foi a curadora do evento, Cláudia Apgaua, a poesia do homenageado, Fernando Pessoa, tem “tudo a ver com as experiências do humano”.

Inauguração

Ainda no mesmo dia, antes mesmo da abertura oficial da Semana de Arte, o hospital inaugurou a pintura nova da recepção da urgência da unidade, que agora tem em suas paredes uma ilustração do artista visual, Gabriel Dias.

O artista, que já havia participado da pintura do pátio feminino no ano passado, ficou muito feliz em poder, mais uma vez, levar alegria aos pacientes com o seu trabalho, quase sempre inspirado em temas ligados à natureza. “Achei ótimo o convite de participar novamente”. Segundo ele, a inspiração foi surgindo na hora. “Deixei fluir, queria algo que trouxesse alegria e acolhimento ao espaço”, explica.  

A “Segunda Semana de Arte do Hospital Galba Velloso” vai até a próxima sexta-feira e é aberto ao público. Mais informações pelo 3319-8901.

 

Fotos e redação: Aline Castro Alves

FHEMIG nas redes sociais

   Twiter Facebook   

 ouvidoria