/images/banners/minas_on_line/minasonline.png

HRJP apresenta resultados do AcolheSUS

O Hospital Regional João Penido (HRJP), em Juiz de Fora, apresenta nesta segunda-feira (03/12), em Brasília, os primeiros resultados oriundos do projeto AcolheSUS, com enfoque na reestruturação da linha materno-infantil. A iniciativa do Ministério da Saúde consiste na qualificação das práticas de cuidado a partir das portas de entrada do SUS, com base na Política Nacional de Humanização (PNH). São 17 estados participantes e o HRJP é a unidade que representa Minas Gerais no projeto.

O AcolheSUS foi instituído como estratégia para a criação de laboratórios de experimentação das diretrizes e dispositivos da PNH, visando à qualificação do modelo de gestão e atenção dos serviços e melhoria ao acesso do usuário com qualidade e resolutividade.

O trabalho do HRJP –1º colocado entre os demais e, portanto, escolhido para apresentação – foi realizado juntamente com a Superintendência Regional de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde e Grupo Condutor da Rede Cegonha do município de Juiz de Fora. O foco se deu na construção da regionalização do pré-natal, parto e puerpério, objetivando o melhor acolhimento e direcionamento das gestantes do município e região.

A iniciativa teve início em 2017 e tinha previsão de término para dezembro deste ano. No entanto, foi prorrogado por mais 6 meses, o que reforça a importância das ações planejadas e executadas.