/images/banners/minas_on_line/minasonline.png

Encontro Mineiro de Programas de Preparação para Aposentadoria reúne servidores públicos

 

No último dia 6, a Fhemig, em parceria com a Seplag, realizou o “I Encontro Mineiro de Programas de Preparação para Aposentadoria do Serviço Público”. O evento aconteceu na Fundação João Pinheiro e reuniu gestores e multiplicadores do Hemominas, Tribunal de Justiça, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), da Fundação Ezequiel Dias (Funed) e da Secretaria de Estado de Saúde (SES), com o objetivo de mostrar a eles a importância do programa.

A programação incluiu palestra com o professor José Carlos Zanelli, umas das maiores referências do tema no Brasil, sobre “A Importância da Qualidade dos Programas de Preparação para Aposentadoria”; e também palestras com temas como “Legislação e cenário atual em relação à implantação dos Programas de Preparação para Aposentadoria”, com a professora Luciana Custódio; “Ganhos e desafios na implantação de Programas de Preparação para Aposentadoria para o serviço público”, com Juliana Seidl; e “A otimização e a multiplicação dos Programas de Preparação para Aposentadoria em grandes redes”, com a professora Lúcia França.

O encontro, que começou a ser planejado ainda em 2017, foi uma ideia da servidora Nahra Borges, na época chefe do setor de Aposentadoria da Fhemig, e teve como coordenadora Cecília Xavier, também coordenadora e idealizadora do Programa Evoluir, que é o Programa de Desenvolvimento Pessoal e Aposentadoria da Fhemig. “Este evento marca, principalmente, a sedimentação dos programas de preparação para aposentadoria nas instituições públicas. Ele diz da importância desse trabalho para a qualidade de vida do servidor, o cuidado com os servidores públicos para a saúde organizacional e para uma transformação social também. Ou seja, todo mundo ganha com este programa. Quem conhece apoia e sai acrescido de alguma coisa”, afirma Cecília.

Segundo ela, o benefício para quem participa do Programa Evoluir é gigantesco. “É uma oportunidade para que a pessoa pare para refletir profundamente a partir de informações de qualidade. É o momento em que ela vai tomar consciência de quem ela é, em qual momento de vida ela está e quais são as possibilidades dela, para que assim ela possa definir que estratégias seguir para chegar aonde deseja”, explica.  Ainda de acordo com a Cecília, isso costuma acontecer, de forma emergencial, antes da pessoa se aposentar, já que a aposentadoria é um dos períodos de maior ruptura na vida das pessoas. Por isso, a ideia é que esse processo aconteça o quanto antes, para que o servidor tenha tempo de se preparar e planejar”.

Sobre o Programa

O Programa Evoluir acontece na Fhemig desde 2016 e realizou este ano a sua terceira edição. Ao todo, são oito módulos, sendo um módulo por semana, com 3h30 de duração cada encontro, sempre com um palestrante (membro de uma equipe multidisciplinar, que engloba profissionais como assistente social, psicólogo, educador financeiro, entre outros) e os relatos de vivências pessoais ao final.

O projeto foi idealizado com o objetivo de ampliar o cuidado da saúde física e mental do servidor, e melhorar as relações interpessoais dos trabalhadores da unidade, sempre valorizando a ética, o respeito ao próximo e a humanização da assistência.

Os módulos costumam ser iniciados no mês de abril, mas os interessados podem se informar mais pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.   ou na Coordenação de Avaliação e Acompanhamento Funcional (CAAF), que é o setor responsável pelo programa. 

FHEMIG nas redes sociais

   Twiter Facebook   

 ouvidoria