/images/banners/minas_on_line/minasonline.png

HJXXIII realiza ações pelo Dia de Luta Contra Queimaduras

 

Hoje, 06 de junho, é comemorado o Dia de Luta contra Queimaduras, data instituída com o objetivo de destacar a importância dos cuidados necessários para se evitar acidentes com fogo. A Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) Professor Ivo Pitanguy, localizada no HJXXIII (Fhemig) é referência nacional no atendimento a pacientes queimados, e participa da campanha em 2019, assim como nos anos anteriores.

A campanha teve início com um evento realizado no HJXXIII, que contou com a participação do diretor assistencial da Fhemig, Marcelo Lopes Ribeiro, do cirurgião plástico Rodrigo Sizenando e do Major Santana, do Corpo de Bombeiros, além de profissionais da UTQ e pacientes. A manhã começou com uma oficina de autocuidados para pacientes queimados, realizada pela fisioterapeuta Giselle Almeida. “Com a oficina, mostramos como usar todos os recursos no cuidado de queimaduras, como, por exemplo, fazer o uso correto da malha, e como fazer isto no tempo certo, e depois verificamos se eles compreenderam”, explica a fisioterapeuta. Logo depois, a ex-paciente Conceição Alcântara deu o seu depoimento de superação.

Marcelo Lopes Ribeiro, Rodrigo Sizenando e Major Santana deram informações sobre o atendimento do HJXXIII e passaram várias dicas de prevenção. Segundo Lopes Ribeiro, o número de queimados está cada vez maior, e quase todos por acidentes evitáveis, motivo pelo qual se deve insistir na prevenção. “Com a atual facilidade de acesso a novas tecnologias, e seu uso em nossas casas, tem havido muitas queimaduras por curto circuito. As pessoas compram aparelhos e não sabem a carga que suas casas aguentam. São coisas pequenas que precisamos disseminar, para que estes pacientes não cheguem aqui”, explica o diretor assistencial.
Somente até maio de 2019, no HJXXIII, foram atendidas 897 pessoas vítimas de queimaduras. Em 2018, no total, foram atendidas 2256 pessoas. O líquido livre continua sendo o principal motivo dos acidentes com queimaduras sofridos pelos pacientes da unidade.

Crianças e Prevenção de Queimaduras

No dia 09 de junho (domingo), será a vez de o Parque Municipal receber as ações pelo Dia Nacional Contra Queimaduras. O evento será direcionado principalmente para as crianças, que são grande parte do número de vítimas queimadas e que são importantes para a disseminação de informações sobre prevenção de acidentes. Na ocasião, haverá performance teatral do Grupo Semente, apresentação circense, várias orientações a respeito de prevenção de queimaduras e outras atividades infantis.

Segundo a coordenadora da UTQ, Kelly de Araújo, educação e prevenção estão diretamente ligadas. “As crianças são grandes aliadas da nossa equipe na disseminação da informação. Prevenção se aprende em casa e na escola”, afirma ela.

   Twiter Facebook   

 ouvidoria

Ensino a Distância