/images/banners/minas_on_line/minasonline.png

• Clínica Médica
  • Hansenologia
  • Ginecologia
  • Odontologia (buco-maxilo facial)
  • Pequenas cirurgias

Reabilitação:

• Ambulatório de Reabilitação Física com atendimentos multiprofissionais (Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia, Nutrição e Terapia Ocupacional) em Reabilitação Física.
  • Sapataria especializada em calçados ortopédicos.

Atendimento Hospitalar:

• 19 leitos de clinica cirúrgica
  • Bloco Cirúrgico: Cirurgias ortopédicas, ginecológicas e buco-maxilo facial.
  • 47 leitos de clinica médica

Atendimento Asilar:

• 235 leitos asilares

Atendimento Domiciliar :

• Aos pacientes hansenianos asilares.

Serviços de Apoio:

• CME
  • Laboratório
  • Farmácia
  • Serviço de Raios-x
  • Eletrocardiograma
  • Lavanderia
  • Manutenção
  • Serviço de Nutrição e Dietética
  • Transporte

1. Atendimento ambulatorial de reabilitação física

O Sanatório São Francisco de Assis, unidade hospitalar da FHEMIG, foi fundado em 23 de março de 1943. Teve como objetivo atender e isolar especificamente pacientes hansenianos das regiões Oeste e Sudoeste de Minas Gerais, e Sul de Goiás, complementando as ações em saúde da colônia Santa Izabel de Betim, Minas Gerais.

Atende, trata e abriga 295 ex-pacientes com Hanseníase, objetivo definido há sessenta anos, quando o confinamento dos doentes acometidos pela Hanseníase foi a opção na tentativa de controle da endemia. Porém, com o advento da poliquimioterapia, a Hanseníase passou a ser uma patologia curável e de tratamento ambulatorial.

Em 2007, o Sanatório São Francisco de Assis, passa a se chamar Casa de Saúde São Francisco de Assis, com perspectivas de mudanças, almejando se tornar um hospital de referência regional em reabilitação e atenção ao idoso, proporcionando um atendimento de qualidade diferenciada dentro do novo papel a ser desempenhado perante o SUS e a sociedade.

Na atualidade, o hospital dispõe de internações em clínica médica e clinica cirúrgica, presta serviços ambulatoriais em diversas especialidades médicas, reabilitação e de apoio diagnóstico (exames laboratoriais e radiológicos ) .

Missão

Prestar atendimento hospitalar na microrregião de Bambuí, com ênfase em cirurgia ortopédica e reabilitação, mantendo seu compromisso de atenção integral às pessoas atingidas pela hanseníase.

- Tornar-se hospital de referência regional em ortopedia e reabilitação;
- Tornar-se pioneiro na assistência e pesquisa em reabilitação e atenção ao idoso.