/images/banners/minas_on_line/minasonline.png

Quem somos

Objetivo do Banco de Leite da MOV

O Banco de Leite da Maternidade Odete Valadares (MOV) é destinado a todos as mães com dificuldade para amamentar ou que queiram doar o excesso de leite. Além da doação e da coleta de leite, este serviço oferece orientações gratuitas sobre importância do aleitamento e cuidados com a mama.


Histórico

O Banco de Leite Humano da Maternidade Odete Valadares (MOV) foi inaugurado em outubro de 1986, numa parceria entre a extinta LBA (Legião Brasileira de Assistência) e a MOV, a partir do diagnóstico da situação da saúde materno-infantil  em Belo Horizonte e a implantação do Programa Nacional de Incentivo ao Aleitamento Materno.

No ano de 1999, o Banco de Leite Humano foi reconhecido pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Estado de Saúde como Referência para o Estado de Minas Gerais, com o compromisso de orientar, treinar e assessorar todas as instituições interessadas na implantação de Bancos de Leite Humano e Postos de Coleta.

Nestes anos de história, o Banco de Leite, por meio da sua equipe de técnicos e especialistas, buscou construir uma trajetória de ações baseadas no respeito à comunidade, luta em prol do aleitamento materno e qualidade do leite humano doado, processado e distribuído.

O que é o Banco de Leite Humano?

É um centro especializado na orientação sobre aleitamento materno e na preparação de leite humano em condições  adequadas para o consumo de crianças necessitadas.

O Banco de Leite Humano é uma instituição sem fins lucrativos, sendo vedada a comercialização dos produtos por eles distribuídos.


Missão

“Desenvolver ações de apoio à amamentação, com atividades assistenciais e educativas de formação e aperfeiçoamento, na área de Banco de Leite Humano, com participação efetiva da comunidade, visando o bem estar do binômio mãe/filho”.


Serviços e atividades desenvolvidas

  • Atendimento das intercorrências do aleitamento materno (ingurgitamento, traumas mamilares, treinamento mãe/filho, relactação, lactação adotiva, mastite puerperal).
  • Atendimento pediátrico para os bebês de mães nutrizes e que estiveram internados em Alojamento Canguru
  • Atendimento psicológico
  • Curso mensal gratuíto: Casal Grávido.
  • Reuniões educativas para mães de bebês prematuros internados na neonatologia
  • Treinamentos para profissionais de saúde em aconselhamento e manejo clínico da amamentação.
  • Visita domiciliar para coleta de leite materno.
  • Coleta, processamento, controle de qualidade e distribuição do leite humano pasteurizado, seguindo critérios do Banco de Leite Referência Nacional.
  • Assessoramento, formação, aperfeiçoamento e montagem de postos de coleta e bancos de leite do Estado de Minas Gerais.
  • Campo de estágio para estudantes de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição.


Funcionamento

O Banco de Leite da MOV funciona, diariamente, das 7h às 19h e o atendimento externo é feito de segunda a sexta-feira, das 8h à 17h.

Banco de Leite da MOV

Endereço: Av.: do Contorno, 9494, Prado, Belo Horizonte-MG, CEP.: 30110-064
Telefone: (31) 3337-5678 e 3298-6008
Linhas de ônibus
SC01 A, SC01 B, SC03 A, SC03 B, 9210

 

FHEMIG nas redes sociais

   Twiter Facebook   

 ouvidoria