Instituto Raul Soares

Endereço
Avenida do Contorno, 3017
Bairro: Santa Efigênia
Município: Belo Horizonte
CEP 30110-080

Horário de funcionamento
Pronto atendimento 24h

Linhas de ônibus
SC01 A, SC01 B

Telefones
(31) 3239-9900/9901

Quadro de direção
Diretor
Marco Antonio de Rezende Andrade
e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Serviços
1. Atendimento em urgência psiquiátrica a adulto


Histórico

O Instituto Raul Soares (IRS), localizado no bairro Santa Efigênia, em Belo Horizonte, foi inaugurado em setembro de 1922. Inicialmente, o Instituto era vinculado à Secretaria do Interior e, posteriormente, em 1927, à Secretaria de Segurança Pública. Pretendia ser modelo para tratamento e pesquisas na área de saúde mental.
Na década de 1960, implantou o primeiro ambulatório público do Estado para atendimento a pacientes que receberam alta hospitalar  e  que não demandavam nova internação, criando nova alternativa terapêutica. Por alguns anos esteve ligado à Fundação Educacional de Assistência Psiquiátrica (Feap). Em 1977, quando se vinculou à Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), o IRS absorveu novidades da terapêutica psicanalítica, principalmente após a transferência da residência em Psiquiatria para o hospital. Em 1984, inaugurou o primeiro hospital-dia da rede pública e, em 1992, o Centro de Convivência Arthur Bispo. Em janeiro de 2005, o Instituto Raul Soares foi certificado como hospital de ensino, sendo reconhecido como instituição de ensino e pesquisa.
A partir de então, passa a executar atividades de ensino e pesquisa na assistência aos portadores de sofrimento mental, em regime de urgência e emergência, ambulatorial e de internação de curta permanência, no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS), participando do polo de educação permanente da região Macrocentro de Minas Gerais.


Missão

Assistência, ensino e pesquisa em saúde mental, com responsabilidade social.

Visão
Prestar assistência secundária e terciária no contexto do SUS, formar profissionais da saúde mental, promover a investigação científica e a incorporação de tecnologia, contribuindo para o fomento de políticas assistenciais públicas.

Perfil Assistencial
• Atendimento psiquiátrico de urgência (dia e noite).
• Internação de curta e média permanência.
• Atendimento ambulatório (Residência de Psiquiatria): das 8 às 17 horas.
• Ensino e pesquisa.

Especialidades:
Psiquiatria de adulto, Psicologia, Terapia Ocupacional e Serviço Social.
Ambulatório de Psiquiatria Forense.