Centro Mineiro de Toxicomania

Endereço
Alameda Ezequiel Dias, nº 365
Bairro: Santa Efigênia
Município: Belo Horizonte
CEP: 30130-110

Horário de funcionamento
Ambulatório: todos os dias da semana, inclusive feriados, de 7 às 19 horas.

Telefones
(31) 3217-9000

Quadro de direção
Diretora hospitalar
Mônica Quadros Borges
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Apresentação


O Centro Mineiro de Toxicomania (CMT) oferta atenção psicossocial aos usuários de álcool e outras drogas, de forma regionalizada em Belo Horizonte. Primeiro Caps Ad implantado no município, além do atendimento aos usuários e familiares, contribui para a formação dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), na área das toxicomanias, por meio da orientação a estagiários, residentes e visitas técnicas de estudantes. O CMT é pautado pelos princípios da Política do Ministério da Saúde para Atenção Integral ao Usuário de Álcool e outras Drogas, e os princípios da Redução de Danos.
É um serviço de portas abertas, cujo acolhimento ocorre a partir das 7 horas. No acolhimento, cada usuário é atendido de forma singularizada, com a construção de projeto terapêutico de acordo com suas necessidades, em função da substância psicoativa utilizada e dos impactos em sua vida, levando em conta as dimensões psíquica, física e social. O Projeto Terapêutico Singular pode incluir a participação em um ou mais dos dispositivos institucionais ou, se necessário, o encaminhamento a outros serviços.

Dispositivos institucionais

Leito de desintoxicação e repouso: indicado para os casos de síndrome de abstinência leve a moderada, bem como para alguns quadros de intoxicação leve a moderada.

Permanência dia: Dispositivo que permite a presença do usuário que necessite de acompanhamento próximo. Funciona diariamente, em dois turnos, sendo indicada sua presença em um ou mais dias da semana, de acordo com suas necessidades. Inclui a oferta de oficinas terapêuticas, atividades externas e demais ações de atenção psicossocial.

Acompanhamento ambulatorial: oferta de tratamento e acompanhamento em situações que não necessitam de um acompanhamento intensivo.


Missão
Garantir o atendimento aos usuários de álcool e outras drogas, pautado pelos princípios da atenção psicossocial, da redução de danos e do Sistema Único de Saúde (SUS).

Visão
Habilitação do Centro Mineiro de Toxicomania como CAPSad III, prestando assistência de qualidade a pessoas em uso prejudicial de álcool e outras drogas, tendo como foco a Rede de Atenção Psicossocial e o aprimoramento do trabalho pautado pela interdisciplinaridade, formação de Recursos Humanos e incentivo ao desenvolvimento científico na área da Toxicomania.