Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena

Endereço
Praça Presidente Eurico Gaspar Dutra, 374
Bairro: Grogotó
Município: Barbacena
CEP 36202-376

Horário de funcionamento
Segunda a sexta-feira, de 7 às 19 horas

Linhas de ônibus
Hospitais

Telefones
(32) 3339-2600 

Quadro de direção
Diretor
Wander Lopes da Silva
e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Serviços
1. Atendimento em urgência psiquiátrica para adulto

Histórico

O Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena (CHPB), localizado na Praça Presidente Eurico Gaspar, a 165 km de Belo Horizonte, foi inaugurado em 1903. Primeiro hospital psiquiátrico público de Minas Gerais, atuava na assistência aos "alienados", situando-se em área anteriormente ocupada por sanatório particular destinado ao tratamento da tuberculose.
O CHPB pertencia à Fundação Estadual de Assistência Psiquiátrica (Feap) e integrou a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) em 1977, com a criação da Fundação. Em 1911, a instituição tornou-se hospital-colônia, tendo o trabalho como principal forma de terapia. Na década de 1980, houve mudanças com a reestruturação física e a humanização do atendimento, visando reintegrar o paciente ao convívio social. Foram criadas estruturas alternativas, como internações de curto prazo (ambulatórios), hospital-dia, centros de convivência, oficinas terapêuticas e módulos residenciais.
Na década de 1990, com o início da construção do Hospital Geral e dos projetos culturais, como o Museu da Loucura, houve a efetivação dos serviços alternativos, com projetos de atenção global à saúde. 
A partir do ano 2000, a crescente desospitalização e o empenho para finalizar as obras do Hospital Geral Regional e da área de pronto atendimento, cria-se, de fato, um novo rumo para o CHPB, com a elaboração de seu planejamento estratégico. Construído com a comunidade hospitalar, que define rumos e ações para a continuação dos projetos de humanização e de desospitalização, bem como caminhos para estabelecer parcerias para a consecução do Hospital Geral Regional.

Missão
Prestar assistência à saúde mental dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), com qualidade, que garanta o cuidado, a inclusão social e a emancipação.

Visão
• Tornar-se centro formador de recursos humanos para a saúde, com ênfase na pesquisa e aprimoramento dos processos;
• Ser interlocutor permanente da comunidade quanto às suas necessidades de atendimento em saúde;
• Trabalhar para que o hospital seja uma organização pública resolutiva, referência do SUS na região de Barbacena, com gerenciamento pela qualidade, a fim de atingir excelência no atendimento;
• Trabalhar para a continuidade do processo de desospitalização de pacientes crônicos, como preconizam as portarias da reforma psiquiátrica, com diminuição gradativa dos leitos asilares.

Perfil Assistencial
Internação
Atendimento psiquiátrico a pacientes agudos
Usuários de longa permanência
Ambulatório de saúde mental (consultas eletivas)