Casa de Saúde São Francisco de Assis

• Internação em Unidade de Cuidados Continuados e Integrados - UCCI
• Internação em Clínica Médica
• Cirurgias Gerais, Ortopédicas e Ginecológicas
• Assistência ambulatorial à Linha de Cuidado ao Idoso - residências e lares inclusivos
• Ambulatório de reabilitação - atendimento multidisciplinar em reabilitação física.
• Ambulatório de especialidades - Clínica Médica, Ginecologia, Cirurgia Geral e Ortopedia
• Ambulatório de lesões
• Exames laboratoriais
• Exames de apoio - ultrassom, raio-x, eletrocardiograma
• Sapataria ortopédica

O Sanatório São Francisco de Assis, da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), foi fundado em 23 de março de 1943. Seu objetivo era atender e isolar pacientes portadores da hanseníase que viviam nas regiões Oeste e Sudoeste de Minas Gerais, e Sul de Goiás, de forma complementar às ações em saúde da Colônia Santa Izabel, localizada em Betim.
Em 2007, o Sanatório São Francisco de Assis foi redenominado como Casa de Saúde São Francisco de Assis (CSSFA), tendo como objetivo se tornar um hospital de referência regional em reabilitação e atenção ao idoso, com atendimento de qualidade, no âmbito das transformações experimentadas pelas antigas colônias, com redefinição de seu papel assistencial no Sistema Único de Saúde (SUS).
Atualmente, a CSSFA atende, trata e abriga 295 ex-pacientes portadores da hanseníase. Objetivo definido há sessenta anos, quando o confinamento dos doentes acometidos pela hanseníase era adotado como forma de controle da endemia. Com o advento da poliquimioterapia, a hanseníase tornou-se curável e de tratamento ambulatorial.
Na atualidade, o hospital dispõe de internações em clínica médica e clínica cirúrgica, presta serviços ambulatoriais em diversas especialidades médicas, reabilitação e de apoio diagnóstico (exames laboratoriais e radiológicos).

Missão
Oferecer atendimento de média e alta complexidade, fundamentada no cuidado humanizado

Visão

Ser reconhecido como referência no atendimento  de média e alta complexidade, associado à eficiência de sua gestão.

Humanização

Eficiência