Casa de Saúde Santa Izabel

Direção

Eliane Daniele Teixeira Magalhães

Perfil assistencial
Especialidades - Dermatologia, Geriatria, Pediatria, Oftalmologia, Cardiologia, Ortopedia e Clínica Geral.

Serviços ​​​​​​
Unidade de Cuidados Continuados/UCC
Ambulatório de Especialidades
Linha de Cuidado ao Idoso

Serviço de Urgência e Emergência - Hospital Dr. Orestes Diniz
Atendimento 24 horas

A Casa de Saúde Santa Izabel está localizada em Betim e faz parte do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paraopeba, composto pelos municípios de Betim, Bonfim, Brumadinho, Crucilândia, Esmeraldas, Florestal, Igarapé, Juatuba, Mateus Leme, Mário Campos, Piedade dos Gerais, Rio Manso, São Joaquim de Bicas e Sarzedo.

Foi fundada em 22 de setembro de 1921, como Colônia Santa Izabel, quando o Governo desapropriou, a título de utilidade pública, os terrenos, os mananciais e as benfeitorias da Fazenda do Motta, no município de Santa Quitéria, a 40 Km de Belo Horizonte. No dia 12 de outubro de 1931, teve sua pedra fundamental lançada e, em 23 de dezembro do mesmo ano, com a chegada dos primeiros internos, foi inaugurada. Considerada modelo de “leprosário”, era composta por grandes pavilhões, divididos por sexo e faixa etária.

Os pavilhões eram coordenados por freiras, e a saída dos pacientes e entrada de visitantes somente ocorria com a autorização da administração, denominada, na época, Intendência.

Em 1937, a colônia chegou a abrigar 3.886 pacientes. Apenas em 1965, os internos obtiveram permissão para deixar a instituição, mas a maioria permaneceu, pois acreditavam que não seriam aceitos fora dos limites da Colônia.

Apesar do contexto opressor, a Colônia Santa Izabel apresentava uma significativa vida cultural devido à presença do Cine Teatro Glória, Salão de Jogos e do Clube Recreativo. Era comum os internos frequentarem sessões de cinema, promoverem festivais de teatros e participarem de bailes aos sábados e domingos, além de sessões de bingo e jogos diversos. Os bailes, inclusive, eram conduzidos por um grupo de jazz formado pelos moradores. O futebol também fazia parte da realidade dos internos e havia vários clubes formados.

As ações destinadas à prevenção de incapacidades em hanseníase tiveram início em 22 de agosto de 1988, com o atendimento de fisioterapeuta e terapeuta ocupacional em consultório ambulatorial. Em 1992, houve a ampliação do quadro de funcionários, o que permitiu a expansão do serviço de Reabilitação.