Hospital Regional Antônio Dias

Endereço
Rua Major Gote, 1.231
Bairro: Centro
Município: Patos de Minas
CEP 38700-001

Horário de funcionamento
Pronto atendimento 24h

Linhas de ônibus
27, 22

Telefone
(34) 3818-6000

Quadro de direção
Diretora
Valéria Costa Queiroz
e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Perfil Assistencial

Atendimento dia e noite. Ambulatório, internação.

Especialidades: Clínica médica, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Psiquiatria, Ortopedia, Neurologia, Cirurgia plástica e geral, Odontologia e Doenças infectocontagiosas.

Serviços - Internação: Clínica médica e Clínica pediátrica. Ambulatório: Ginecologia, Obstetrícia, Neurologia, Doenças infectocontagiosas e Odontologia. Atendimento das urgências e emergências: Cirurgia geral e Ortopedia.

Serviços
.Atendimento em urgência de clínica médica
.Atendimento médico a recém-nascidos que necessitam de terapia intensiva
.Atendimento médico de urgência para traumas ortopédicos a vítimas de acidentes em estado grave
.Atendimento médico em casos de envenenamento ou intoxicação grave
.Atendimento médico em urgências pediátricas
.Cirurgias de urgência para pacientes com risco de morte
.Tratamento médico para adultos que necessitam de cuidados intensivos e intermediários

Histórico

O Hospital Regional Antônio Dias (HRAD), localizado no Centro de Patos de Minas, a 400 km de Belo Horizonte, foi inaugurado em julho de 1930. Na década de 1960 o hospital passou a ser a administrado pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais. De 1975 a outubro de 1977, integrou a Fundação Ezequiel Dias para, então, torna-se unidade da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais.
O Hospital Regional tinha caráter assistencial, servia de clausura para as freiras que atendiam crianças órfãs, pessoas carentes, e vários outros excluídos sociais. Dentre eles, um grande número de doentes mentais, que eram atendidos por falta de uma instituição mais adequada na região. Na década de 1980, foram construídos os pavilhões de psiquiatria e de isolamento. No mesmo período, a Associação de Amigos do Hospital, formada pelos produtores rurais de Patos de Minas, construiu o Pronto Atendimento.
Ao longo dos anos, o Hospital passou por reformas físicas e assistenciais e atualmente é referência regional em atendimento de urgência e emergência em pediatria, clínica médica, cirurgia geral, ortopedia, toxicologia, neurologia, neurocirurgia e ginecologia e obstetrícia, para uma população de mais 700 mil habitantes, distribuída pelos 33 municípios da Região Ampliada Noroeste.
O HRAD realiza atendimento ambulatorial eletivo em ortopedia, cirurgia geral, otorrinolaringologia, cirurgia plástica reparadora, bucomaxilofacial, odontologia para pacientes portadores de necessidades especiais. A unidade tem convênios com instituições de ensino técnico e superior na formação de profissionais na área de saúde e residência médica em Anestesiologia, Clínica Geral, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia, Ortopedia e em residência multiprofissional em Farmácia e Fisioterapia.

Missão
Prestar atendimento integral e humanizado aos pacientes em urgência e emergência, em internações agudas e cirurgias eletivas, bem como ao parto habitual e de alto risco, de forma regionalizada e hierarquizada, garantindo acessibilidade e segurança na assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Visão
Constituir-se em modelo de excelência na prestação de serviços hospitalares na Macrorregião Noroeste, tendo como compromissos:
. Atendimento de qualidade, de acordo com as necessidades regionais;
. Centro de estágios para formação de recursos humanos para o SUS regional.