Hospital Júlia Kubitschek

Endereço
Rua Doutor Cristiano Resende, 2745
Bairro: Araguaia
Município: Belo Horizonte
CEP 30620-470

Horário de funcionamento
Pronto atendimento 24h

Linhas de ônibus
332, 316, 317, 3054

Telefone
(31) 3389-7800 

Quadro de direção
Diretor
Samar Musse Dib
e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Serviços
. Atendimento médico de urgência a mulheres vítimas de violência sexual
. Atendimento domiciliar para adultos com doenças neuromusculares
. Atendimento em urgência de clínica médica
. Atendimento médico a pacientes adultos com doenças neuromusculares
. Atendimento médico a recém-nascidos que necessitam de terapia intensiva
. Atendimento médico de urgência para traumas ortopédicos a vítimas de acidentes em estado grave
. Atendimento médico e internação de pacientes com complicações da tuberculose
. Atendimento médico em casos de envenenamento ou intoxicação grave
. Atendimento médico em urgências ginecológicas e obstétricas
. Atendimento médico em urgências pediátricas
.Cirurgias de urgência para pacientes com risco de morte
.Tratamento médico para adultos que necessitam de cuidados intensivos e intermediários

Histórico

O Hospital Júlia Kubitschek (HJK), localizado no Bairro Araguaia em Belo Horizonte, foi inaugurado em 1958, no início, era destinado ao tratamento da tuberculose. A localização e extensão do terreno do hospital foram, à época, considerados elementos que contribuíam para o processo de cura, pois acreditava-se que o paciente deveria ser tratado em locais com ar puro.
A ocorrência de outras doenças em pacientes em tratamento no hospital fez com que o atendimento se estendesse a outras patologias pulmonares, ampliando a especialização do HJK na clínica pneumológica.
Em 1967, com a unificação dos Institutos de Previdência, o HJK passa a ser vinculado ao Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (Inamps) e, posteriormente, à Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais.
No final dos anos 80, o hospital foi reformado e reequipado e passou a funcionar como Hospital Geral de abrangência regional. Atua com excelência nas áreas de tisiologia, pneumologia e cirurgia torácica, atendendo ainda outras especialidades médicas (clínica médica, pediatria, cirurgia geral, obstetrícia, odontologia, pré-natal). Atende as urgências e emergências em clínica médica, cirurgia geral, pediatria e gineco-obstetrícia. O setor de Urgência do hospital se destaca pelo alto número de atendimentos. Presta atenção integral aos pacientes com doenças complexas, como fibrose cística, hipertensão pulmonar e mioneuropatias. O Hospital é considerado referência secundária em gravidez de médio e alto risco, com serviços de assistência integral à saúde da mulher e da criança.

Missão
Prestar assistência de complexidade secundária e terciária, de abrangência regional e estadual, com envolvimento e compromisso da equipe hospitalar, formando e qualificando recursos humanos, gerando conhecimento, pautando-se pelos princípios de excelência, ética, responsabilidade social e busca contínua da qualidade e aprimoramento da gestão.

Visão
Ser reconhecido como instituição hospitalar de referência e excelência na assistência e gestão de serviços de saúde.

Perfil Assistencial
• Hospital público regional com prestação de assistência hospitalar nas clínicas médica, cirúrgica, gineco-obstétrica, neonatológica, pneumo-tisiológica, cirúrgica torácica e plástica.
• Atendimento de urgência em pediatria, clínica médica, cirurgia geral e gineco-obstetrícia.
• Serviço integral ao paciente com patologias respiratórias, em nível ambulatorial, incluindo atendimento médico e propedêutica avançada.
• Atenção integral aos pacientes com doenças complexas: fibrose cística, hipertensão pulmonar, tuberculose multirresistente e mioneuropatias dependentes de ventilação mecânica, integrando a rede estadual de atenção às doenças complexas.
• Serviço de atenção integral à criança e ao adolescente.