Hospital Regional de Barbacena Dr. José Américo

2. Tratamento em urgência e emergência
3. Atendimento a pacientes com necessidades de cirurgias e tratamento intensivo
4. Atendimento em clínica médica e cirúrgica

O Hospital Regional de Barbacena Dr. José Américo presta serviços especializados a uma região formada por 53 municípios, com aproximadamente 700 mil habitantes. Inaugurado em setembro de 2005, é referência em cirurgias ortopédicas, de traumas e bucomaxilofacial. Conta com leitos de internações em clínica médica, clínica cirúrgica, cirurgia bucomaxilofacial e CTI adulto. A Unidade realiza ainda exames e presta serviços de média e alta complexidades, como eletroencefalografia, fisioterapia, fonoaudiologia, ortopedia de média complexidade, radiologia, ultrassonografia, suporte nutricional enteral e parenteral, cirurgia geral de urgência, laboratório clínico e UTI móvel.

Missão
Prestar serviços de assistência hospitalar de abrangência regional, em níveis secundários e terciários, aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Visão
Tornar o hospital uma organização pública resolutiva, assegurando a efetividade, a qualidade, a segurança e a humanização dos serviços prestados.

Perfil Assistencial

Serviço de urgência e emergência.
Atendimento a traumas e cirurgias ortopédicas.
Atendimento por equipe multiprofissional em casos de acidentes ofídicos.
Tratamento médico para adultos que necessitam de cuidados intensivos e intermediários.