Hospital Regional João Penido

Endereço
Rua Maria Freguglia da Silva, nº 1
Bairro Grama
Juiz de Fora/ MG
CEP 36048-507


Horário de funcionamento
24 horas

Linhas de ônibus
101, 102, 155, 199


Telefone
(32) 3691-9500

Direção
Daniel Ortiz Miotto
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.



Perfil Assistencial

O Hospital Regional João Penido é uma instituição pública de saúde que atende aos 94 municípios da Macrorregião Sudeste de Minas Gerais, nos níveis secundário (consultas médicas especializadas) e terciário (internações) de saúde, além da realização de exames específicos. Os serviços oferecidos são gratuitos, financiados 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Internações nas seguintes especialidades:

Clínica Médica Adulto:
Doenças Infecto Parasitárias (DIP)
Gastroenterologia
Nefrologia
Neurologia
Pneumologia
Pneumologia Sanitária (Tisiologia)
Psiquiatria

Cirurgia Adulto:
Cirurgia Geral
Cirurgia de Tórax
Cirurgia Ginecológica
Cirurgia de Otorrinolaringologia
Cirurgia Urológica

Obstetrícia:
Pronto Atendimento de Urgências Obstétricas e Internação
Obstetrícia Cirúrgica – Alojamento Conjunto
Obstetrícia Clínica
Obstetrícia de Alto Risco
Pediatria

Clínica Geral
Endocrinologia
Gastroenterologia
Nefrologia
Neurologia
Pneumologia

Terapia Intensiva Adulto (para as especialidades de Clínica Médica e Cirúrgica atendidas no hospital)
Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica


Serviços

Ambulatório de especialidades:

Alergologia Infantil
Cardiologia
Cirurgia Geral
Dermatologista
Endocrinologia Infantil
Gastroenterologia Pediátrica
Ginecologia/Obstetrícia/ Puerpério
Mastologia
Nefrologia Infantil
Ortopedia
Otorrinolaringologia
Pneumologia (Adulto e Infantil)
Pré-natal
Psiquiatria Infantil
Puerpério
Urologia

Centro de reabilitação
Realiza atendimento a crianças, adultos e idosos com algum tipo de incapacidade física, além da dispensação de órteses e próteses. Atendimentos oferecidos:
Enfermagem
Fisioterapia
Fonoaudiologia
Acompanhamento das crianças egressas da UTI infantil
Neurologia
Neurologia Pediátrica
Ortopedia
Psicologia
Terapia Ocupacional


Exames

Laboratoriais:
Anatomopatológicos
Citologias
Dosagens Séricas, Sorologias, Urina, Fezes

Imagem:
Ecocardiograma Transtorácico Adulto e Infantil
EcoDopller Carótidas e Vertebrais
Raio-X
Tomografias
Ultrassonografia

Exames realizados no Bloco Cirúrgico:
Endoscopia Digestiva Alta
Colonoscopia
Broncoscopia
Videolaringoscopia

Ginecológicos:
Colpocitologia
Colposcopia
Histeroscopia

Triagem neonatal:
Teste do Olhinho
Teste da Orelhinha
Teste da Linguinha
Teste do Coraçãozinho

Consultas: O agendamento é feito mediante apresentação do pedido médico em impresso próprio do SUS na Unidade de Saúde próxima da residência do usuário. Todas as consultas são reguladas pelo Sistema de Regulação de Consultas (não há agendamento direto no guichê do HRJP). No comparecimento, o usuário deve apresentar documento com foto, Cartão SUS e encaminhamento médico autorizado pela regulação municipal.

Internação: Para internar no João Penido é necessário que o usuário esteja em algum serviço de Pronto Atendimento com solicitação de Autorização de Internação Hospitalar (AIH) para o hospital. A transferência é feita pelo Serviço de Transporte Intrahospitalar (STIH) ou Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Todas as internações são reguladas pelo SUSFácil.

Cirurgias Eletivas: Agendadas pelo hospital, mediante autorização do município de origem do paciente e a apresentação de Autorização de Internação Hospitalar (AIH), emitida pelos médicos do HRJP na consulta médica.

Centro de Reabilitação: O usuário deverá comparecer à recepção do Centro de Reabilitação, portando documento com foto, Cartão SUS e encaminhamento médico autorizado pela regulação municipal.

Maternidade: Pronto Atendimento 24 horas


Histórico

No final dos anos 40, o presidente da República, General Eurico Gaspar Dutra, iniciou a Campanha Nacional contra a Tuberculose (CNT). Começava, então, o projeto de construção do Sanatório João Penido para atender à população de Minas Gerais.

O Sanatório João Penido foi construído em terreno adquirido pela Prefeitura de Juiz de Fora, em de fevereiro de 1948, e doado ao Estado de Minas Gerais, em 17 de maio de 1948.

Sua manutenção era feita pela CNT, que preconizava a erradicação da doença num prazo de 10 anos. Por ser um hospital de campanha, optaram pela forma horizontal e pavilhonar para baratear sua construção. A capacidade operacional, à época, era de 360 leitos. Segundo relatos, o número de pacientes excedia os leitos ocupados e eram utilizados leitos extras, chegando a operar com 390, distribuídos em três pavilhões.

Em 1977, o Ministério da Saúde redefiniu o perfil assistencial dos hospitais de campanha, fechando alguns e repassando outros para os Estados. Com essas mudanças, o hospital, que pertencia à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), foi transferido em 1º de junho de 1979 para a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig).

Em 1983, deixou de ser um sanatório de tratamento de tuberculose para se tornar hospital geral. No começo da década de 90, transformou-se em hospital regional, passando a atender, além da população de Juiz de Fora, a região da Zona da Mata - sendo referência no cuidado de doenças infectocontagiosas, principalmente Aids e Tuberculose.

Com o Centro de Medicina Física e Reabilitação, é, ainda, referência em reabilitação, e conta hoje com uma equipe multidisciplinar que presta assistência em diversas especialidades.