Hospital Regional de Barbacena Dr. José Américo

Direção
Claudinei Emídio Campos

Perfil Assistencial

O HRBJA oferece Pronto Atendimento Clínico Adulto aos usuários da microrregião de Barbacena. As consultas e cirurgias eletivas ocorrem por meio de encaminhamento da Central de Regulação do SUSFácil.

No Ambulatório de Egresso são realizadas consultas de retorno de pós-operatório em ortopedia, bucomaxilofacial, cirurgia geral, vascular e plástica para pacientes atendidos no HRBJA, após alta hospitalar, encaminhados pelo próprio hospital. O agendamento pode ser feito na recepção do setor ou pelo telefone (32) 3339-1651.O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas.

- Atendimento em urgência e emergência
- Atendimento em Clínica Médica, Cirurgias Gerais, Vasculares, Ortopédicas, de Trauma e Bucomaxilofacial de urgência
- Atendimento em casos de acidentes com animais peçonhentos
- Tratamento médico para adultos que necessitam de cuidados intensivos e intermediários

Assistência em média e alta complexidade: Clínica Médica e Cirúrgica, Centro de Tratamento Intensivo adulto.
Serviço de Apoio de Diagnósticos e Imagem: Laboratório de Análises Clínicas, serviços de Eletroencefalografia, Radiologia, Ultrassonografia e Tomografia aos pacientes em atendimento no Pronto Atendimento ou internados na unidade.

O Hospital Regional de Barbacena Dr. José Américo foi criado com a proposta de ampliar os serviços oferecidos pelo Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena (CHPB), uma vez que a Reforma Psiquiátrica e os novos modelos assistenciais tiveram como resultado o fim da cronificação de pacientes portadores de transtornos mentais e a intensificação do processo de desospitalização dos antigos moradores da ex-colônia.

Assim, na década de 1990 teve início a reestruturação física dos antigos pavilhões situados no departamento B do CHPB, denominados Afonso Pena, Arthur Bernardes e Noraldino Lima. Esses espaços foram desativados para a construção de um hospital destinado à população da região, que já vinha sofrendo com a defasagem de leitos clínicos, em especial os de tratamento intensivo.

A partir do ano 2000, foram empenhados esforços para finalizar as obras do Hospital Regional de Barbacena. O hospital foi inaugurado em 20 de setembro de 2005, ainda funcionando como anexo do CHPB, com a proposta assistencial de ser o primeiro hospital público da região. Com a reestruturação organizacional da Fhemig, em janeiro de 2007 o hospital passou a ser considerado uma unidade independente, pertencente ao Complexo de Hospitais Gerais.

Atualmente, o HRBJA é referência no atendimento em Traumatologia, Ortopedia e Linha de Cuidado do Paciente de Acidente Vascular Cerebral (AVC) para a população de Barbacena e dos outros 51 municípios que compõem a Região Ampliada de Saúde Centro-Sul, que reúne, aproximadamente, 800 mil habitantes.

O HRBJA é também porta de Urgência e Emergência na Microrregião de Barbacena, que conta com 14 municípios. Possui leitos credenciados no SUS, distribuídos entre o Centro de Tratamento Intensivo Adulto, Clínica Médica e Clínica Cirúrgica, além do Pronto Atendimento.