Hospital Regional de Barbacena Dr. José Américo

Endereço

Avenida 14 de agosto, s/nº
Bairro Floresta
Barbacena/MG
CEP 36202-630


Horário de funcionamento

Pronto atendimento 24h
Serviços administrativos: segunda a sexta-feira, das 7h às 17h


Linhas de ônibus

105 - Boa Vista/João Paulo II
106 - Ipanema/Exposição/Ipanema

Telefones

(32) 3339-1629/ 3339-1631


Direção

Claudinei Emídio Campos
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Perfil assistencial

O HRBJA oferece pronto atendimento clínico adulto aos usuários da microrregião de Barbacena. As consultas e cirurgias eletivas são realizadas por meio de encaminhamento da central de regulação do SUSFácil.

No ambulatório de egresso são realizadas consultas de retorno pós-operatório em Ortopedia, Bucomaxilofacial, Cirurgia Geral, Vascular e Plástica para pacientes atendidos no HRBJA, após alta hospitalar, encaminhados pelo próprio hospital. O agendamento pode ser feito na recepção do setor ou pelo telefone (32) 3339-1651.O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 16 h.

Especialidades

- Atendimento em urgência e emergência
- Atendimento em Clínica Médica, Cirurgias Gerais, Vasculares, Ortopédicas, de Trauma e           Bucomaxilofacial de urgência
- Atendimento em casos de acidentes com animais peçonhentos
- Tratamento médico para adultos que necessitam de cuidados intensivos e intermediários

Serviços

Assistência em média e alta complexidade: Clínica Médica e Cirúrgica, Centro de Tratamento Intensivo adulto.
Serviço de apoio de diagnósticos e imagem: Laboratório de Análises Clínicas, serviços de eletroencefalografia, radiologia, ultrassonografia e tomografia para pacientes em atendimento no Pronto Atendimento ou internados na unidade.

 

Histórico

O Hospital Regional de Barbacena Dr. José Américo foi criado com a proposta de ampliar os serviços oferecidos pelo Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena (CHPB), uma vez que a Reforma Psiquiátrica e os novos modelos assistenciais tiveram como resultado o fim da cronificação de pacientes portadores de transtornos mentais e a intensificação do processo de desospitalização dos antigos moradores da "ex-colônia".

Assim, na década de 1990, teve início a reestruturação física dos antigos pavilhões situados no departamento B do CHPB, denominados "Afonso Pena", "Arthur Bernardes" e "Noraldino Lima". Esses espaços foram desativados para a construção de um hospital destinado à população da região, que já sofria com a defasagem de leitos clínicos, em especial os de tratamento intensivo.

A partir de 2000, foram empenhados esforços para finalizar as obras do Hospital Regional de Barbacena. O hospital foi inaugurado em 20 de setembro de 2005, ainda como anexo do CHPB, com a proposta assistencial de ser o primeiro hospital público da região. A partir da reestruturação organizacional da Fhemig, em janeiro de 2007, o hospital tornou-se unidade independente, integrada ao Complexo de Hospitais Gerais.

Atualmente, o HRBJA é referência no atendimento em Traumatologia, Ortopedia e linha de cuidado do paciente de acidente vascular cerebral (AVC) para a população de Barbacena e dos outros 51 municípios que compõem a região ampliada de saúde Centro-Sul, que reúne, aproximadamente, 800 mil habitantes.

O HRBJA é também porta de urgência e emergência na microrregião de Barbacena, que conta com 14 municípios. Possui leitos credenciados no SUS, distribuídos entre o centro de tratamento intensivo adulto, Clínica Médica e Clínica Cirúrgica, além do pronto atendimento.