Hospital Eduardo de Menezes

Endereço
Rua Doutor Cristiano Resende, 2213
Bairro Bonsucesso
Belo Horizonte (MG)
CEP 30622-020

Horário de funcionamento
Atendimento ambulatorial realizado das 7 às 19 horas

Linhas de ônibus
3054, 316, 317, 325, 332, 3332

Telefone
(31) 3328-5000 e 3328-5005

Direção
Virgínia Antunes de Andrade Zambelli
e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(31) 3328-5005


Perfil assistencial
Assistência hospitalar de média e alta complexidade e ambulatorial, especializadas em infectologia e dermatologia sanitária. Atuação em epidemias e eventos de interesse em saúde pública e aperfeiçoamento profissional e produção em pesquisas.

Serviços

CTI adulto

Unidade de internação adulto em infectologia e dermatologia

Hospital Dia HIV

Atendimento domiciliar terapêutico HIV

Ambulatório de dermatologia

Ambulatório de infectologia

Ambulatório trans

Atendimento odontológico - somente para pacientes internados e pacientes do ambulatório

Os agendamentos na unidade ocorrem conforme pactuação com a Prefeitura de Belo Horizonte e são realizados pelo SISREG. O cadastro no SISREG é feito nas unidades básicas de Saúde de Belo Horizonte ou na Secretaria de Saúde de outros municípios, conforme encaminhamento médico.

Histórico

O Hospital Eduardo de Menezes (HEM) foi inaugurado em 1954 com o nome de Sanatório do Estado de Minas Gerais. Antes de integrar, em 1977, a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais, a unidade pertencia à Secretaria Estadual de Saúde.

No início da década de 1980, o Sanatório recebeu o nome de Hospital Eduardo de Menezes, com atendimento em clínica médica e tisiopneumologia (doenças pulmonares). No início da epidemia de AIDS, na década de 1980, o HEM abriu leitos para pacientes portadores do vírus HIV e pouco tempo depois tornou-se referência para AIDS e outras doenças infectocontagiosas.

Atualmente, o hospital presta assistência especializada em infectologia e dermatologia sanitária, atuando também na pesquisa, formação e capacitação profissional. O ambulatório do hospital desempenha importante papel no Programa de Integração Adequada dos Portadores de DST/HIV/AIDS, do Ministério da Saúde, como Serviço de Assistência Especializada (Sae).