Maternidade Odete Valadares

Endereço
Avenida do Contorno, 9494
Bairro: Prado
Município: Belo Horizonte
CEP 30110-064

Horário de funcionamento
Pronto atendimento 24h

Linhas de ônibus
SC01 A, SC01 B, SC03 A, SC03 B, 9210

Telefones
Geral: (31) 3298-6000 
Banco de Leite: (031) 3298-6008
Portaria/Recepção: (031) 3298-6050

Quadro de direção
Diretora
Flávia Ribeiro de Oliveira
e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Perfil Assistencial

Especialidades: Ginecologia/Obstetrícia, Neonatologia, Mastologia, Pré-natal de alto risco, Propedêutica de patologias do colo uterino, Sexologia, Planejamento familiar, Climatério, Fertilidade, Terapia Ocupacional, Fisioterapia pediátrica, Fonoaudiologia pediátrica (apoio aos recém-nascidos que recebem alta da MOV), Neurologia Pediátrica, Cirurgia pediátrica, Pediatria Oftalmológica, Uroginecologia, Oncologia, Endocrinologia (apoio ao pré-natal), Psicologia, Clínica Médica, Risco Cirúrgico, Cardiologia pediátrica (apoio aos recém-nascidos que recebem alta da MOV), Serviço Social, Pré-natal, Laparoscopia, Nutricionista, Pronto atendimento, Bloco Obstétrico/ Admissão, Alojamento, Pronto atendimento, Alto risco, Bloco Cirúrgico, Vídeolaparoscopia, Berçário.

Serviços
Ambulatório: atendimento do pré-natal normal e de alto risco, Mastologia, Ginecologia, Propedêutica do câncer do colo do útero. Atendimento multidisciplinar às mulheres vítimas de agressão sexual.

Internação
Obstetrícia/alojamento conjunto, Ginecologia, Neonatologia, UTI Neonatal. Banco de Leite Humano.

Histórico

A Maternidade Odete Valadares (MOV) está localizada no bairro Prado, em Belo Horizonte, e foi inaugurada em 1955.
Desde sua fundação até os anos de 1980, a MOV foi exclusivamente uma "Casa de Parto". De 1956 a 1971, esteve ligada a Santa Casa de Misericórdia. De 1971 a 1976, passou a ser mantida pela Fundação Estadual de Assistência Médica de Urgência (Feamur). No ano seguinte (1977), integrou a Legião Brasileira de Assistência Social (LBA), passando depois para o Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (Inamps) e, em 1991, para a Fhemig.
Em 1980, a Maternidade funcionou como pronto socorro obstétrico e ginecológico, com demanda principalmente em gravidez de alto risco, o que levou à criação do ambulatório de pré-natal, ginecologia e planejamento familiar. Em 1986, a MOV tornou-se referência em gestação de alto risco e inaugurou o Banco de Leite Humano, referência no Estado, com o objetivo de incentivar o aleitamento materno e a reduzir a mortalidade infantil.
Atualmente, a MOV mantém seu perfil de assistência integral à saúde da mulher e ao neonato, além de atuar como hospital de ensino tipo 1 e possibilitar a capacitação e o aprimoramento dos profissionais da área.

Missão
Oferecer assistência com qualidade e segurança à saúde da mulher e neonato, sendo referência em aleitamento materno e atuando como Hospital de Ensino.

Visão
Ser reconhecido como Centro de Excelência em ginecologia e obstetrícia com ênfase em gestação de alto risco e neonatologia, consolidando-se em ensino, pesquisa e inovação.

VALORES:
- Ética
- Respeito
- Comprometimento
- Cooperação
- Humanização