Hospital Eduardo de Menezes

Endereço
Rua Doutor Cristiano Resende, 2213
Bairro: Bom Sucesso
Município: Belo Horizonte
CEP 30622-020

Horário de funcionamento
Atendimento ambulatorial realizado de 7:00 às 19:00

Linhas de ônibus
3054, 316, 317, 325, 332, 3332

Telefone
(31) 3328-5000 

Quadro de direção
Diretora
Virgínia Antunes de Andrade Zambelli
e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Perfil assistencial
Atendimento hospitalar e ambulatorial em doenças infectocontagiosas, especialmente Tuberculose, AIDS e Dermatologia. Treinamento de profissionais e pesquisa em AIDS. Atendimento ambulatorial a pessoas transgênero.

Serviços 
Atendimento hospitalar e ambulatorial de adultos com doenças infectocontagiosas, doenças sexualmente transmissíveis, tisiopneumologia e dermatologia. CTI para adultos. Hospital/dia para tuberculose, doenças infectoparasitárias (DIP) e leishmaniose. Internação domiciliar para tuberculose, AIDS e outras DIPs (pacientes desospitalizados; abordagem para adesão ao tratamento). Internação, ambulatório e atendimento domiciliar para influenza A H1N1. Cirurgia geral para adultos (encaminhamento através da atenção básica municipal). Internações via Central de Leitos - Secretaria Municipal de Saúde.

.Ambulatório Trans
.Atendimento ambulatorial a pacientes com Aids/HIV 
.Atendimento médico a pessoas com hepatites virais
.Atendimento domiciliar terapêutico a pacientes com Aids/HIV
.Atendimento médico a adultos com doenças infecto-contagiosas
.Atendimento médico e internação de pacientes com complicações da tuberculose
.Exames de sangue para confirmação de doenças como Aids, hepatites e sífilis
.Tratamento médico para adultos que necessitam de cuidados intensivos e intermediários
.Atendimento odontológico - somente para pacientes internados e pacientes do ambulatório

 

Histórico

O Hospital Eduardo de Menezes (HEM) foi inaugurado em 1954 com o nome de Sanatório do Estado de Minas Gerais. Antes de integrar, em 1977, a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais, a unidade pertencia à Secretaria Estadual de Saúde.
No início da década de 1980, o Sanatório recebeu o nome de Hospital Eduardo de Menezes, com atendimento em clínica médica e tisiopneumologia (doenças pulmonares). No início da epidemia de AIDS, na década de 1980, o HEM abriu leitos para pacientes portadores do vírus HIV e pouco tempo depois tornou-se referência para AIDS e outras doenças infectocontagiosas.
Atualmente, o hospital presta assistência especializada em infectologia e dermatologia sanitária, atuando também na pesquisa, formação e capacitação profissional. O ambulatório do hospital desempenha importante papel como parte do Programa de Integração Adequada dos Portadores de DST/HIV/AIDS do Ministério da Saúde como Serviço de Assistência Especializada (Sae).

Missão
Prestar assistência especializada em infectologia e dermatologia, atuando também na pesquisa, formação e capacitação profissional.

Visão
Buscar a excelência na prestação de serviços nas áreas de Infectologia e Dermatologia.